segunda-feira, fevereiro 14, 2011

A NOVA VERSÃO DO CALENDÁRIO

Mais uma vez foi alterado pela FPR o Calendário Nacional de Regatas.
Depois da ultima prova realizada no Inverno para os níveis mais competitivos, que foi o Nacional de Fundo, com as adesões e resultados conhecidos, iremos entrar nos Campeonatos de Primavera para os mesmos escalões com provas no inicio e no fim desta estação do ano.
Mas a grande mudança verificada na nova versão do calendário prende-se com a importância que é dada aos escalões de formação e aos veteranos, esses sim, com uma versão de primavera e outra de verão.
Como se sabe, os clubes nacionais são, na sua maioria , bem apetrechados e com uma frota adequada a cada escalão. É este pensamento que reina para os lados da Doca de Santo Amaro, ao alterar as datas dos nacionais destes escalões.
O vasto e profundo conhecimento da realidade dos clubes com Remo levou a que, com a desculpa das negociações com outras federações e em cujos calendários nada consta que impeça a utilização da pista de Montemor nas datas originais, se desse primazia aos veteranos ao realizar primeiro esta prova em detrimento dos nacionais dos mais novos.
Esta situação cria dois grandes problemas aos clubes: O primeiro prende-se com a gestão da frota. Ao antecipar o encontro dos mais velhos, vai privar os mais novos de embarcações afinadas e ajustadas à sua idade pois os mais velhos querem-se preparar condignamente e utilizar o mais possível os barcos nos seus treinos.
O segundo problema, e é voz comum entre todos os treinadores que ouvi, é que com o fim do ano lectivo, muitos dos pais querem ir de férias e querem que os filhos vão com eles. Ora, as aulas terminam para os 9º, 11º e 12ºs anos a 9 de Junho e para os restantes a 22 de Junho. Com a alteração do Nacional de Infantis, Iniciados e Juvenis de 2 e 3 para 16 e 17 de JULHO, será que muitos jovens não irão ser privados de participar?
É claro que a primeira preocupação desta Direcção foi ouvir os clubes e os treinadores acerca deste assunto e foi pensando no futuro da modalidade que esta decisão foi tomada. De outra forma não poderia ser. Afinal os clubes com remo cada vez apostam mais na formação e isso contraria a actual tendência federativa. Que o digam as Associações Regionais e os apoios que tem tido na promoção e divulgação da modalidade.

10 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez desces mais nos posts. Devias era olhar para ti. A tua má gestão tambem é culpa da FPR??? E a tua falta de educação e cinismo??? Deve ser culpa do Rascão que não te paga cursos de boas maneiras e de falar as coisas nos sitios certos. Es uma vergonha para o Remo nacional. E verdade que ha muita coisa ma, mas ter gente como tu sempre a procura de uma boa briga e que nao posso aceitar. Faz por ti em vez de perderes tempo a falar mal dos outros!

João Santos disse...

Dá vontade de rir o que alguns têm coragem de escrever aqui. Valha-nos pessoas como o gesta que vai pondo o dedo na ferida, ou então isto seria ainda mais um circo a pegar fogo.
A FPR não tem culpa de nada, são tipos impolutos, cheios de virtudes, de reconhecida seriedade e honestidade moral.
Vá, continuem a mandar bocas ao gesta que a gente gosta e ele adora.

Anónimo disse...

De facto só há gente iluminada naquela federação.

Será que querem "matar" o remo?

É que se não é parece.

Vão obrigar os pais a esperar pelo CN para irem de férias? ESta gente não enxerga nada. Meu Deus ao que estamos entregues!

E ainda vem um mandarete qualquer com aqule palavriado todo contra a única pessoa neste cantinho que tem a coragem de chamar os bois pelos nomes.

Perante tamanho disparate fica uma sugestão:

Convença-se a organização da Regata de Avis a adequar o programa e façam-se lá os campeonatos nacionais dos miudos.

luís lopes disse...

A regata de Aviz é a melhor regata para os escalões jovens!

Anónimo disse...

Pois é, mas, pelo que me consta, a FPR já fez de tudo para a "abater". Aliás, já fez de tudo para que não se faça nada em Avis. É que lá não tem os amiguinhos...
E mais não digo... até ver.

Anónimo disse...

Claro que é a melhor. Não é organizada pela FPR!

Anónimo disse...

eu concordo muitas vezes com o que leio neste blogue mas desta vez a questao do nacional de infantis, iniciados e juvenis nao se poe.

ha anos que os nacionais dos mais novos sao por volta dessas datas, e sempre tiveram toda a competitividade.

tambem nao podemos por defeitos em tudo, seria bom que fosse na data original, mas nao vai alterar muito relativamente aos outros anos

Anónimo disse...

Vai, vai!

Leia com mais atenção os argumentos e verá que sim.

Aliás, que me recorde, é a primeira vez que tal se faz. Há muitos anos, ainda o "Campeonato" de Infantis e Iniciados não existia e se chamavam "Encontro" (uma daquelas invenções do Rascão Marques para fazer parecer que há muito Remo, aliás ilegal)eram os dois campeonatos no mesmo dia (INF+INI+VET).

O que malta agora tem que fazer é ir falar com os pais e ter esperança que tenham a compreensão suficiente para alterarem os seus projectos de férias.

É só mais uma ajuda para desmotivar os jovens praticantes.

As outras modalidades terminam as competições regionais/nacionais em Maio e Junho e depois desenvolvem actividades de Verão, aproveitando para captar novos praticantes. Dê-se uma volta pelos sites das federações/associações!

A FPR, na sua enorme sabedoria, faz tudo ao contrário. Até faz com que os praticantes mais jovens se desmotivem (ou o seus pais) para a continuidade da prática.

Aliás exemplos desta brilhante política não nos faltam. Basta recordar o folhetim das transferências entre clubes. A confusão que eles criaram.

É cada cavadela sua minhoca!

Canastrão disse...

Estão sempre a dizer mal.
Ó Gesta, porque não te calas?
A federação é que está bem, quantos menos tiver a remar melhor, menos putos aos gritos e às curvas no rio, menos árbitros são necessários e com sorte fica a ser a desculpa para acabarem com o remo, falta de praticantes.
Ou então estão a contar com a crise, a malta não vai de férias e os atletas ficam para remar.
Duma forma ou de outra, ó Gesta, és tu que vais acabar com o remo nacional.

Anónimo disse...

A alteração do Nacional de Formação foi um grande erro. É muito tarde no calendário Nacinal. Esse fim de semana já muitos atletas foram de férias com os pais, porque esse fim de semana já entrar na segunda quinzena de Julho... Vamos esperar para ver a reacção dos pais... Se preferem ver os filhos a remar, ou se preferem ir de férias...