sábado, agosto 11, 2012

Vitória do Remo em AG Extraordinária


Poderia começar este “post” dizendo mal (ou a verdade mais dura) da posição da Direcção da FPR perante uma moção apresentada pelo CDUP (e não só) para que esta apresentasse a resignação das suas funções, mas não estaria a contribuir positivamente para a resolução da actual situação da FPR. E o momento exige que todos reconheçam as suas falhas e contribuam para que o Remo e os seus agentes saiam fortalecidos neste momento de fraqueza.
Daí, prefiro ver as coisas por outro prisma. O prisma dos Clubes de Remo e da salvaguarda dos interesses da modalidade.

Realizou-se hoje, 11-08-2012 pelas 10:30h em Soure, conforme agendada, a Assembleia Geral Extraordinária que visava fazer uma análise ao actual estado da FPR e a apresentação de propostas com vista à resolução dos actuais problemas, em especial, dar uma solução ao pedido de insolvência apresentado pela firma “Moisés Oliveira”.
Após o início dos trabalhos, desta vez conduzidos (ao fim de 3 anos de ausência) pelo Presidente da AG, João Gouveia, foram discutidos os vários temas relativos ao actual estado da Direcção, desde a composição do elenco directivo, com questões sobre legalidade dos Orgãos Sociais, passando pelas dívidas e pelos vários pedidos de insolvência, pela avaliação patrimonial da FPR até às querelas entre a FPR e as Entidades Oficiais sobre o pagamento da organização do Europeu.
Apesar dos argumentos pouco convincentes da actual direcção, ficou claro o esforço dos delegados em conhecer o verdadeiro estado “da nação” com vista à apresentação de alternativas, sendo apresentada uma Moção, composta por vários pontos, com destaque para o pedido de resignação da actual Direcção e a eleição de uma comissão Executiva que pudesse “arrumar” a casa e ser interlocutora com os credores, nomeadamente a fima “Moisés Oliveira”, fazendo com que esta desistisse do pedido de insolvência a ser declarado pelo tribunal no próximo dia 4-09 por pedido de adiamento feito pelo autor.
A Moção foi sujeita a votação tendo alcançado 26 votos a favor, 14 contra e 1 abstenção.

De seguida foi questionado o presidente da Direcção se, de acordo com o primeiro ponto da moção, resignava (ele e/ou os restantes elementos da Direcção), podendo assim, legalmente, dar um novo passo na estrutura federativa. O presidente disse que ele e os restantes elementos não se demitiam mas estavam disponíveis para coordenar com um grupo de trabalho apresentado pelos delegados, o qual foi recusado. Foi reforçado que a Direcção não precisava de o fazer naquele momento, que deveria ponderar sobre o assunto e, antes do processo de insolvência, desse a oportunidade da nova equipa se apresentar perante os credores e assim mostrar uma atitude proactiva na resolução dos vários problemas.
Dando sequência à moção, foi levada a efeito a votação de uma Lista composta por uma Comissão Administrativa, liderada pelo Ex-Secretário do Estado do Desporto e Ex-Presidente da Mesa da AG da FPR durante 18 anos, Dr. Joaquim de Sousa, acompanhada por mais 6 elementos como vice-presidentes:
- um representante da Associação Remo do Porto – Luis Faria;
- um da Associação  de Remo da Beira Litoral – Luis Maricato;
- um da Associação de Remo de Setúbal – Amilcar Estrela;
- uma Economista e Técnica Oficial de Contas – Marta Moreira da Costa;
- um Jurista e especialista em Direito Desportivo – João Diogo Manteigas
- e um Jurista especialista em Insolvências, ex-presidente da Associação dos Administradores Judiciais e professor Universitário – Pedro Almeida Freire
que obteve os seguintes resultados: 26 votos a favor, 9 Abstenções e 5 nulos

Foi desta forma que terminou a Assembleia Geral, conduzida e participada com elevação e civismo e com a noção de que se trabalhou para que a modalidade virasse uma pagina, deixando em aberto uma solução para o futuro mais próximo, assim a actual direcção o queira.
O momento assim o exige e o bom senso irá prevalecer, pelo menos é o desejo de todos os que se reuniram na sala, e foram muitos, para além dos delegados creditados.

1 comentário:

Anónimo disse...

estranho... não recebemos a convocatória desta AG.

jorge afonso - Cacia