terça-feira, agosto 28, 2012

Rei morto, Rei posto


Um comunicado que enumera a revolução que esta direcção operou no Remo nacional e o quanto foi feito pela modalidade. É, de facto, uma injustiça.

Senão vejamos:

 - Conseguiu um passivo superior a UM MILHÃO de Euros
 - Deixou um elefante branco (Pocinho) com dívidas ainda desconhecidas.
 - Tem dívidas (muitas com mais de 4 anos) para com praticamente todos os agentes da modalidade (clubes, árbitros, …)
 - Tem processos judiciais por incumprimento
 - Teve acções de penhora (equipamento e contas bancárias)
 - Deixou de subsidiar os clubes, acabando com os prémios do ranking
 - Atribuiu subsídios a “amigos” sem a respectiva contrapartida
 - Opôs-se e impediu a construção da Pista do Rio Novo Príncipe, obra que não teria qualquer custo para a FPR ou para a modalidade.
 - Expulsou muitos e bons atletas da Equipa nacional
 - Elaborou Regulamentos e contra-regulamentos, muitos deles à medida das conveniências.
 - Aplicou castigos e Processos disciplinares a torto e a direito só porque os clubes e associações faziam o seu objecto social ou eram contra as suas decisões.
 - Admitiu clubes associados que nunca tiveram nem se prevê que venham a ter Remo.
 - Promulgou campeonatos nacionais contestados, sem regras de segurança e em incumprimento do Código Nacional de Regatas (desde as distâncias mínimas até à presença das equipas de segurança – médicos e bombeiros).
 - Alegando as dificuldades financeiras, não realizou campeonatos nacionais, sem, no entanto, deixar de fazer viagens ao estrangeiro ou participando com equipas pouco competitivas em campeonatos do Mundo.
 - E muito mais que ainda se virá a saber.

Por tudo isto, é com muito pesar que toda a comunidade irá sentir a sua falta.

Mas o fim de um ciclo pressupõe o início de outro e a esperança é uma coisa que se renova.
Hoje, dia 28-08-2012 pelas 19:00h toma posse em Soure a Comissão Administrativa liderada pelo Dr. Joaquim de Sousa e tendo com vice-presidentes os representantes das Associações Regionais do Porto (Luis Faria), Beira Litoral (Luis Maricato) e Setubal (AmilcarEstrela), alem de 3 reputados técnicos que irão prestar graciosamente o seu contributo à modalidade.
Esta Comissão tem como missão resolver os problemas mais urgentes que atormentam a modalidade e que estiveram na génese desta mudança.
A negociação dos processos de insolvência, a revisão estatutária, e a organização interna dos serviços da FPR são os primeiros passos a dar por esta Comissão nesta fase transitória até à convocação de eleições.
A criação de grupos de trabalho deverá ser outra das prioridades no sentido de fazer a programação da nova época. A questão da Formação e da alteração dos Estatutos, entre outros assuntos emergentes deverá ter cuidados especiais por parte deste órgão transitório.
Pelo menos uma coisa é garantida. O Remo foi entregue aos seus verdadeiros agentes e as Associações Regionais, que tão mal tratadas foram pelo anterior elenco directivo tem agora um papel importante na resolução desta crise.
Espera-se que haja união de todos os clubes e demais intervenientes e que se repense a modalidade. É do futuro que se está a tratar e as velhas mentalidades tem que ter outra postura, com total abertura para a mudança e sentido de compromisso, porque os tempos que se avizinham não vão ser fáceis.
Desejo a esta equipa muita sorte e muita capacidade de entrega porque trabalho não vai faltar. E podem contar com o meu apoio.

Felicidades.

10 comentários:

Anónimo disse...

mesmo demitindo.se continua igual a si proprio
foi para londres ja depos de se demitir,levou o cartao de credito o telemovel e ainda nao entregou o carro
quando se souber tudo o que ali anda e k vao ser elas

Anónimo disse...

Culpada é a CA da FPR, deviam anular o cartão, e dar o carro e o telemovel como roubado.

Anónimo disse...

Como mero adepto da modalidade, que tem acompanhado desde há vários anos esta "gestão" liderada pelo Sr. Rascão Marques, queria deixar uma palavra de apreço e força para os dificeis tempos que se avizinham.
Acredito que os clubes, que estão e sempre estiveram recheados de pessoas com valor, vão conseguir ultrapassar este enorme buraco.
A toda a modalidade, muita força e união !!!

Anónimo disse...

Acabo de saber de uma coisa extraordinária daquelas que só acontecem em Portugal: Há por aí um caramelo que acabou de ser escorraçado, por má figura e tropelias diversas, do lugar de liderança que desempenhava numa Instituição Desportiva a quem o Estado tinha delegado poderes (e portanto, com o estatuto de "funcionário", no âmbito do código penal). O desavergonhado, mal foi substituido na função, decidiu ir lamber as feridas, não para casa, como seria suposto, mas sim para Londres integrando-se na comitiva aos Jogos Paraolimpicos, como se ainda fosse presidente da Federação que o tinha despedido no dia anterior...e não contente, decidiu levar o carro oficial que lhe estava entregue (em Portugal até alguns presidentes de Federações têm direito a pópó...), acompanhado do cartão de crédito e do telemóvel de serviço, que continuou a utilizar insistentemente (em roaming, baratinho...) tentando à distância manter as suas maningancias, manipulações e actividades de interesse exclusivamente pessoal... Se isto não é Peculato de Uso e Abuso de Confiança. não sei o que é.... Para que é que servem as PGRs e os IPDJs? Não será para punir os infratores e garantirem o uso legal e adequado dos meios públicos, pagos com os nossos impostos?

Anónimo disse...

Não se trata de culpa. Qt muito surpresa pela falta de vergonha do indigena!

Mas parece que já teria sido feito.

Anónimo disse...

É agora que tens o caminho livre para te candidatares à presidência da FPR!! E, já agora, leva contigo esse borra botas do Barros Vale; juntos fazem uma ótima parelha, não fossem um belo par de trambiqueiros e interesseiros...

Paulo Barros Vale disse...

O cobqrdezeco do Anonimo anterior só pode ser o Rasca, escondido, como sempre... O tal borra botas, não quer nem precisa da Federação, ou no geral, do Desporto para nada. Tem a sua própria vida felizmente autónoma dessa vivencia dependurada com que este anónimo parece sonhar, por isso achar q os outros se lhe assemelham...

Anónimo disse...

Cambada de invalidos... Quero ver agora como vão gerir o rumo da FPR! Mas é verdade Super, agora mostra o que vales já que pensas tão iluminadamente...

Anónimo disse...

Boas,

O anónimo acima perdeu o tacho, quem será?

Não te preocupes pá e vai trabalhar.

Anónimo II

Anónimo disse...

Inválido és tu!

Pelo menos a julgar pelo estado em que tu ou os teus amigos deixaram a FPR.

Assim, pelo menos, há confiança que permite negociar com os credores.

O teu "chefe" "Rascas", para além da máfia que instalou na modalidade, já não tinha qualquer cerdibilidade.

Acoabou-se o tacho? Paciência! É tempo de voltares a trabalhar.

Coisas da vida.