quarta-feira, janeiro 13, 2010

Vai-te embora, mau tempo

As condições climatéricas que tem varrido o pais não tem sido amigas da modalidade.
As chuvadas e o vento deste ultimo fim-de-semana obrigaram à anulação da "Descida da Ria", comprometendo a sua realização. A organização procura agora uma data alternativa para levar avante esta já tradicional regata, estando já a estudar o calendário nacional e espanhol.
Para este próximo fim-de-semana a ARDP tem agendada para o Rio Douro, entre a Ponte da Arrábida e o Bico de Stº António, frente ao PCale mas do lado de Gaia, a sua primeira regata que tem como novidades a realização do troféu Remo Jovem, a possibilidade de mistos de clubes e a possível participação de clubes da ARDVC.
Será eventualmente um primeiro passo na possibilidade de reestruturação do Remo associativo, à semelhança das ex-CRR, extintas em 1988 por deliberação do Congresso Nacional de Remo de 1986.
Este troféu consiste na realização de 6 regatas em datas já assinaladas e onde cada clube tem a oportunidade de apostar em determinado casco e, no somatório dos pontos de cada regata, sagrar-se o vencedor do tipo de barco em disputa, à semelhança do Campeonato Automóvel de Construtores. Cada clube só pode participar no troféu com uma tripulação, havendo no entanto provas complementares onde podem participar os restantes atletas mas que não pontuam. São no entanto medalhados.
Os escalões e os cascos que contam para os troféus são em infantis (1X;2X), iniciados e juvenis (1X;2X,4X) nas distancias convencionais (500m; 1000m e 1500m) sempre que o local o permita. É uma prova de regularidade onde cada clube pode assim fazer a gestão dos seus atletas e apostar nos barcos que considera ter mais hipóteses. Uma excelente iniciativa que promove a competitividade e a qualidade em detrimento da quantidade.
Estão igualmente previstas provas para Veteranos em 4+ e em 4- Masculinos e 2X e 4X para Femininos.
Esperemos que no dia 16 pelas 11:00 as condições climatéricas ajudem e que o mau tempo se vá embora.

Sem comentários: