quarta-feira, novembro 18, 2009

"Face Descarada"



Numa altura em que a novela nacional é a "Face Oculta", nos meandros desta cada vez mais triste modalidade temos a "Face Descarada".
São cada vez mais as jogadas para atingir os fins que todos conhecemos. A manutenção dos "Tachos e Gamelas" dos serventes da FPR.
Já tarde e a más horas e depois de muita luta minha para dar um mínimo de respeitabilidade à Associação representativa dos Treinadores com a convocação a tempo e horas de uma AG para aprovação de contas e eleições dos órgãos sociais, é agora, no final do ano, e quando deveria estar a ser discutido o Plano e Orçamento da ANTREMO que sai a convocatória.
É claro que mesmo esta convocatória não está isenta de jogadas. Foi marcada, imagine-se, para o dia 21-11 no POCINHO e às 20:00 horas. É claro que todos os associados vão já e a correr muito, se é que tem conhecimento ou lhes foi enviada convocatória.
Depois de ter dado conhecimento do meu descontentamento ao Presidente da mesa da AG, este referiu que foi a "pedido" da Direcção alegando que os treinadores iam lá estar todos nos Testes.
Como a convocatória não cumpre a Lei, como associado não fui informado de acordo com os Estatutos e o C.Civil e como os prazos estão longe de permitir que esteja presente, já que apenas fui informado HOJE e por um funcionário da FPR, o primeiro passo vai ser a impugnação.
Agora percebi porque é que um triste anónimo comentou que eu tinha sido tema de conversa no Seminário de Vila do Conde. Andavam a "apalpar" para fazer uma lista e já andavam a fazer a tramóia e eu não podia saber.
Espanta-me é que o arauto da legalidade e do cumprimento dos Regulamentos e Estatutos pactue com esta situação.
Olha para o que eu digo, não olhes para o que faço.

10 comentários:

Joao Silva disse...

Estas situacoes sao de todo vergonhosas. Nao se entende estes jogos ordinarios que se fazem. Nao compreendo qual o Gozo de ter poder e liderar sozinho sem respeito e seguimento de quem se lidera (associados, treinadores, clubes). Mas tambem nao se compreende a falta de luta por um regime que nem se pode chamar de fascista. Boas pessoas deixam o remo por isto porque nao precisam de entrar nestas tristezas para se realizarem e serem felizes. Mas nem o minimo de respeito ha por novena atletas que so mais tarde entenderam os anos que perderam e a forma como sao prejudicados por nao ter uma modalidade debilitada e sem animo. Por agora parece ser muito giro ser facil ganhar e ir a seleccao, mas no final nunca terao o sabor de uma Vitoria real e esforcada.
Sao canalhas como estes que estragam a sociedade e deixam Portugal menos competitivo e sem capacidade de lutar para vencer a eterna crise.

Anónimo disse...

Pois é Carlos.
O remo anda cheio de ilegalidades!!!...
- Elas começam na F. P. Remo passam por Associações de diversos tipos (Regionais, de Classe...) e sabe-se lá onde vão parar?
Na minha modesta opinião e apesar da indignação que tudo isto causa penso que o melhor é passar à indiferença, à clandestinidade e deixar os cargos directivos de algumas instituições para os oportunistas (Com o devido respeito por todos aqueles que encontrando-se à frente dos destinos de Clubes, Associaçõoes e demais orgãos directivos o fazem com PRINCIPIOS, ÉTICA E HUMILDADE. Aqueles que efectivamente vestem a camisola em prol da modalidade).

Abraço

Anónimo disse...

Tenho sido leitor atento do blog, aproveito para lhe dar os parabens, que me ajuda a compreender melhor os resultados do remo ao nivel nacional (numero de praticantes) e internacional (resultados) em comparação com os nossos amigos da canoagem (pela evolução histórica).
Tenho uma duvida...qual é organismo estatal que deveria estar atento a estes atropelos e falta de estratégia da Federação Portuguesa de Remos ?

Um abraço,

Heráclito Guimarães disse...

Amigo Carlos e demais directores dos clubes de Remo.
Há que ter realmente vontade e já está mais do que visto que irão andar sempre às voltas com a actual direcção, eles irão prometer nos momentos necessários, com os devidos preparativos e embustes gramaticais de forma a que depois possam levar avante todas as suas vontades.
Se realmente querem CORRER com a direcção de lá vocês podem, basta QUERER, porque ele não tem federação sem atletas a remar. Perdem um ano de títulos, ganham uma eternidade de Remo.[Claro que também poderão não aprovar nada do que ele proposer nas Assembleias, mas aí há sempre os FRAQUINHOS VENDIDOS, aqueles EGOÍSTAS que acham que o Remo passa apenas pelo seu Clube].
Agora, desta forma a modalidade só perde a cada dia que passa.
Houve alguém que disse que ele, o actual presidente(sem maiúsculas, porque com maiúscula é para os que realmente o são), estava à espera do Campeonato da Europa para limpar as contas. Ele acertou em cheio, mas será que vai conseguir limpar as contas com o dinheiro que daí vier. Dúvido mas muito, porque o Poder Central não dá dinheiro ao Remo dessa forma, dado que a modalidade não apresenta tantos atletas nem visibilidade como o Futebol.
Porque acham que ele faz as contas maravilhosas de participação dos atletas nas regatas em que cada um conta por três. Para claro parecer que existem muitos atletas.
Se utilizarem o Benchmarking para comparar a nossa situação global com algumas federações congéneres e com resultados, repararão que nenhum investidor iría querer perder o seu tempo com o Remo Português.
Sem dúvida que irá conseguir anular algum passivo, mas não irá solucionar nada no quadro actual, porque não terá liquidez financeira para financiar projectos que ajudem o desenvolvimento da modalidade.
Mas claro nem todos temos a coragem de dar um passo atrás para poder dar dois à frente. Eu dei o meu na mnha vida, mas os directores da nossa modalidade não conseguem dar o deles para alterar não apenas a sua vida , mas a vida dos actuais e dos potenciais remadores e da modalidade em causa.

Abraço a todos

Anónimo disse...

Amigo Carlos
Cá vamos nós a caminho de mais uma batalha perdida. Sobre este assunto irá ser produzido um despacho dos nossos doutos e tristemente conhecidos advogados do RM, não da FPR, a informar-te que esta situação é prefeitamente legal e que já aconteceu no Togo, no Benin e na Gãmbia, o que em termos de jurisprudência confere o suporte legal a mais esta barracada. Lembra-te quer quem comete ilegalidades deste calibre e às claras, denuncia que está muito bem protegido e coberto por alguem que mais tarde ou mais cedo, acredita que muito mais cedo, vai ser capa de jornal e não pelos melhores motivos.

Anónimo disse...

De facto, a certeza da impunidade é total.

Ao que se chegou, não tem paralelo com nada.

É o quero, mando e posso.

Onde estamos, como estamos, e para onde vamos?

Como pode um presidente de mesa de assembleia geral "a pedido da direcção" (tudo em minúsculas, porque, julgando as suas atitudes, é o que são de facto), prestar-se a tal ilegalidade?

A troco do quê? Não á ética? Não há vergonha?

Vale tudo? É a cultura instalada?

Seja. Se é o remo que queremos! Vivamos alegremente a nulidade que nos conduzirá à menoridade.



Álvaro Branco
Barreiro

(porque ao contrário do que me acusam, eu assino o que escrevo, tal como assumo o que digo)

Anónimo disse...

e não é que eles cancelaram a AG!

claro que vais ser responsabilizado por este adiamento... a desculpa é que iam ser discutidos assuntos de grande importância para o futuro dos treinadores... por exemplo, como afinar barcos, como fazer atletas chegarem à selecção com médias ergométricas e técnicas acima da média, como arranjar uns belos tachos... coisas do género!

ou então, como fazer os técnicos da selecção pararem de pôr as culpas nos treinadores dos clubes.

António

joaommfafonso disse...

Afinal não é só o futebol o campeão da "salada de frutas", ou será que vivemos no reino das "bananas"?
É muito grave é lidar com os clubes como de "bananas" se tratassem, ou não fossem os macacos exímeos saltadores.

Anónimo disse...

Estás enganado !!!
Foste tema de conversa em Vila do Conde ,como és muitas vezes ,mas para ver qual era a idiotice que ias dizer durante o seminário ,qual era a patranhada que ias dizer convencido de que eras o maior!!!!
Por norma quando falam de ti é sempre neste sentido.
Porque já não há paciencia para tanta idiotice junta.Só mesmo se explica com falta do que fazer.

Anónimo disse...

Mais um acomodado à mediocridade!...

Coitado!