domingo, novembro 08, 2009

SEM MINARio

Ontem, em Vila do Conde, reuniram-se uma boa parte dos treinadores dos principais clubes nacionais para assistir ao Seminário Anual de Treinadores e Sumário Campeonatos Mundo FISA, este ano com o tema “Remo: Ferramentas Fisiológicas para Treinadores ” e o convidado internacional foi o Prof. Dr. Henk Zwolle, fisiologista da performance na Holanda, membro da Comissão de competição da FISA e campeão olímpico no shell de 8 nos Jogos de Atlanta.
Foi uma oportunidade (rara) para trocar algumas experiências e falar sobre Remo. Contrariamente ao que muitos estariam à espera, limitei-me a assistir ao Seminário e às apresentações além de trocar impressões com os meus parceiros de mesa.
Esteve igualmente presente o DTN e alguns dos seus subalternos, entre os quais o José Nunes já que, ficamos a saber, a pasta da Formação ficou na alçada do DTN.
É claro que tivemos a presença do Sr. Presidente e do seu discurso de ocasião invocando que segundo a nova legislação, muitos clubes vão fechar ou não podem participar em provas se os seus treinadores não tiverem, pelo menos, o N2 (e com as cotas em dia, digo eu).
As apresentações dos vários treinadores nacionais convidados a participar nas várias provas internacionais tiveram um nível interessante pois todas elas confluíam para a reflexão sobre o que estava mal, comparativamente com outras selecções, nas nossas equipas nacionais e da miséria dos seus resultados (o 2XPL foi a excepção).
Ainda esperei por uma intervenção de alguns dos técnicos das equipas nacionais sobre metodologia de treino da ETN, das conclusões apresentadas ou eventualmente a explicação dos "brilhantes" resultados alcançados, mas isso seria pedir demais.
Decididamente, a culpa dos maus resultados é dos clubes que não sabem trabalhar.

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois está claro.

Segundo a nova legislação muitos clubes terão que fechar porque não têm treinadores nível 2.

Mas continuará a haver acmpeões nacionais sem sequer estarem inscritos na FPR.

Continuará a haver clubes sem qualquer treinador e que competem nos campeonatos nacionais (e votavam em conformidade).

Estes, são os clubes "amigos", convenientemente enquadrados por técnicos da ETN.

Uns são filhos da mães outros são filhos da p....!

Adora ver aquele ar sério e compenetrado do Senhor Presidente da Federação quando ameaça e culpa os clubes (aqueles que não conseguiu comprar ou subjugar).

É a "pose" do ditador.

E os os políticos apoiam! Sempre é mais uma quinta a jeito!

Rascão, Rascão! O dia virá em que terás que prestar contas de tudo isto.

E aí não há snato que te valha nem... secretário de estado.

Anónimo disse...

Tens a percepção do que as pessoas pensam de ti?Como deves ter reparado,foste tema de conversa e venho hoje aqui para verificar a veracidade do que dizem.Pergunto-me de que religião ou doutrina proveem a tua educação?Como deves calcular não me vou identificar.Um dia, se verificar que estou enganado, talvez te dirija a palavra para pedir desculpa.Até lá, pense no seu contributo para um mundo melhor.

Anónimo disse...

Amigo

Enganas te a culpa de as coisas não evoluirem é de haver gente no remo tão burra como tu .O grande problema não é ser burro ,o grande problema é achar que sabe tudo eos burros são os outros.
Mas enfim !!!
Acho sinceramente que podes assistir a milhões de seminarios com as mentes mais brilhantes do remo mundial a tentar ensinar alguma coisa ,que enquanto não tiveres a noção de que o remo está mal por causa exactamente de gentinha como tu, não vale a pena ires a seminários .
Porque vens de lá na mesma.Burro a pensar que és esperto.

Mas como diria o outro E O BURRO SOU EU!!!!!!!!

Anónimo disse...

No dia em que for obrigatória a avaliação de competências no Remo a FPR fecha. Desde dirigentes, passando por treinadores e até funcionários demonstram uma grande falta de capacidade intelectual, de diálogo, de abertura a ideias alheias, de abertura à crítica. A formação de treinadores é importante. No dia em que o N2 for obrigatório há clubes a fechar, porque o departamento de formação não se preparou para estas exigências, fechou-se sobre si próprio, inclusive manifestou-se contra o dep. de Alta Competição da FPR. E a modalidade sofre com a falta de agentes. Mas mais importante que a formação técnica é a formação humana. E aí pouca gente na FPR pode dar lições, a começar pelo Presidente, pessoa mal-formada que não tem nível para o cargo que ocupa. Basta conhecer alguns presidentes de outras Federações para ver a diferença de comportamento, de atitude, de ideias, de inteligência associativa, de visão. Este tipo de dirigente, a fazer lembrar Valentim Loureiro, Isaltino Morais ou Avelino Ferreira Torres, vai fazer a modalidade descer a um nível do qual levará anos a recuperar. A visão curta dos dirigentes de clubes apenas faz prolongar a agonia em que o remo se encontra, com falta de rumo, de estratégia, a viver à conta dos resultados de uma equipa - que poderia estar noutro patamar ainda melhor se tivesse outro apoio - a governar o remo contra a maioria dos clubes com actividade e recorrendo a estratégias de caciquismo para se aguentar no poder, gastanto recursos nessa luta para se manter à tona que seriam melhor aplicados em programas de desenvolvimento. Infelizmente, ainda há no remo nacional quem pense que este é o caminho. Não é. Só um cego não vê. Vamos para o 6º ano sem resultados de relevo no desenvolvimento, na alta competição (excepção 2XHPL, que ainda assim só chegou a meio da tabela no Mundial), na relação com os clubes, no apetrechamento, na gestão financeira, no recrutamento (os programas de regatas cada vez chegam mais tarde e com mais erros), enfim, na estratégia global de uma modalidade que anda a reboque das ideias de um funcionário e não dos dirigentes. Funcionário que está há anos na FPR sem resultados visíveis nos seus projectos que não sejam o Remo Adaptado. Triste é a modalidade que tem como guru intelectual José Nunes, como cão-de-fila Rascão Marques, como lugares-tenente José Santos, Jorge Mendes e Augusto Alberto. Este é, meus senhores, o nosso remo. São estes senhores que nos governam e que nos traçam o caminho. Acham, ao fim de 5 anos, que são eles os nossos Messias?

Anónimo disse...

O que será preciso acontecer para que as mentes se eluminem?

Quem serão os BURROS?

Falseiam-se as eleições.

Hostilizam-se os agentes do Remo (clubes, árbitros, atletas, Associações).

Afastam-se os incómodos.

Manipulam-se A. Gerais.

Armadilham-se estatutos e regulamentos.

Monta-se uma teia de interesses alheios ao Remo.

Afunda-se a Federação financeiramente e economicamente.

E os BURROS são os que denunciam tudo isto?

A ver vamos... como dizia o ceguinho!

Anónimo disse...

Não percebo, o rascão e santos dizem que não vão mudar nada. isso significa que vamos andar sempre a passear nas provas? vamos andar com passivos? vão andar com compadrios?! não percebo...

Anónimo disse...

Caros amigos,

Mas no entanto neste belo Portugal à clubes de Norte a Sul que lhe dão toda a cobertura para ele continuar com esta postura a troco sabe-se lá do quê... Alguns até sabem...

É por estas e por outras que tão cedo não chegámos a niveis satisfatórios.

É viver à custa do compradio. Na realidade ainda à gente muito baixa no dirigismo desta nossa modalidade...

Anónimo disse...

Caro Anónimo de 10-11-2009 11:54.

Esqueceu-se de algo muito importante.

O cacique Rascão Marques rodeou-se de gente estranha ao Remo. Gente da bola (Mourinha, Presidente da AG, gajo dos seguros, etc), juristas/advogados imberbes (manipuláveis e incompetentes) e gente interesseira que só anda à procura de um lugarzinho ao Sol.

Também há uma "Face Oculta" no Remo Português!