terça-feira, dezembro 21, 2010

Rescaldo do CDUP em Sevilha

Não foi brilhante a prestação desportiva do CDUP por terras espanholas.
Por vezes criamos expectativas exageradas e depois sofremos alguma desilusão. E a desilusão não passa apenas pelos resultados mas fundamentalmente pela atitude e comportamento perante a adversidade. E foi nesse aspecto que senti que poderíamos e deveríamos ter outra capacidade.
Desportivamente, tinham sido traçados objectivos para todas as tripulações, alguns mais ambiciosos que outros, mas todos exequíveis. O único que foi cumprido, e brilhantemente, foi o do 1XF Junior, com a 19ª posição da geral.
Fazendo uma análise individual e às tripulações, a Sara Soares esteve brilhante no sábado com o já referido 19º lugar mas no domingo ficou aquém da sua capacidade. Na regata do seu escalão ficou pela 14ª posição, sendo a 2ª portuguesa atrás da brilhante Inês Pocinho, que não venceu a prova por manifesto azar e por incúria do alinhador espanhol que bateu com a ré na regeira, partindo o casco e fazendo com que a atleta fosse com o barco a meter água até ao fim. A Sara ainda liderou na primeira metade da prova mas o vento empurrou-a para as bóias, tendo batido com a pá e perdido o domínio do barco. A partir daí nunca mais encontrou o seu ritmo e foi perdendo tempo, terminando a manga na 4ª posição mas longe das primeiras, que foram as vencedoras.
Ainda no 1XF Juvenil a Sofia Oliveira redimiu-se do “azar” que teve no dia anterior com o 4XF e fez uma prova razoável, marcada pela brilhante entrega que colocou na parte final da prova, superando-se e indo galgando posições na sua manga. Uma boa nota e uma atitude de registo.
A Inês correu com um barco gentilmente cedido pela AAC e não se conseguiu adaptar. Tem capacidade e potencial para fazer muito mais do que a imagem que deixou.
Estas duas ultimas atletas correram anteriormente no 2XF Juvenil e fizeram uma prova certinha mas fraquinha. Como costumo dizer, remaram bem para a fotografia mas sem andamento. E esse é na agua. Ainda assim lutaram na parte final com garra e vontade por um bom lugar mas já era tarde.
O 2-F teve um sábado para esquecer, ou melhor, para recordar pois as coisas negativas servem para aprender e não repetir. E o facto de terem partido o leme não justifica tudo. Já no domingo, na prova de juniores, melhoraram substancialmente a postura e o espírito de equipa e conseguiram dar um ar da sua graça. Foi fraquinho, mas para quem se está a iniciar agora no Remo, foi muito positivo.
O 4XF ficou longe do que pode e deve fazer. E o facto de terem embujado e partido um Remo não pode servir de desculpa. Aguardemos para ver o que é que o futuro nos vai reservar.
Os Seniores, lá conseguiram chegar ao fim. Eu participei no 1XSM e muito a custo, com o barco afinado para a Sara lá fui para um treino à chuva.
Boa nota para o Bernardo. Não pelo resultado mas pela atitude e pela postura. Parabéns.
Ficaram todas conscientes que o trabalho é um denominador comum. E que precisam de se aplicar mais e com mais qualidade, dando algumas tréguas à conversa.
Quanto ao comportamento extra-desportivo, irrepreensível. Estiveram simplesmente impecáveis. Enquanto jornada de convívio, foi um sucesso.

Resultados de Sevilha: (entre parentesis, objectivo)
1XJuvenil
- Sara Soares -- 14º - (5º)
- Sofia Oliveira -- 32º - (25º)
- Inês Sequeira -- 45º - (30º)

2XJuvenil
- Sofia Oliveira / Inês Sequeira -- 24º - (15º)

2-Juvenil
- Mariana Silva / Cristiana Sousa -- 13º - (6º)

4XJuvenil
- Cristiana / Mariana / Inês / Sofia -- 14º - (8º)

1XJunior
- Sara Soares -- 19º - (20º)

2-Junior
- Mariana Silva / Cristiana Sousa -- 11º - (9º)

2 comentários:

Anónimo disse...

Afinal o CDUP tambem tem semelhanças com as equipas nacionais. Talvez o mal seja geral.

Super disse...

Caro anonimo.
É verdade. Só que no CDUP o trabalho é feito de uma forma graciosa, com muitas limitações de meios e recursos e ninguem está agarrado ao Poder.
Podemos dizer a mesma coisa da Equipa Técnica Nacional?