quarta-feira, junho 15, 2011

Mini-Tacinha de Portugal

Saiu o programa da Taça de Portugal que se irá realizar no próximo dia 18 em Resende.
Se o evento do ano passado já era uma tacinha, a deste ano só pode ser uma mini-tacinha perante o numero de clubes inscritos e atletas participantes. São apenas 104 atletas distribuídos por 35 barcos. Um record.
Mais um fiasco organizativo e outra machadada na modalidade. E desta vez a culpa é mesmo da FPR, ao contrário do evento de Cerveira que o Sr. Presidente jocosamente atirava para o ar que as pequenas contrariedades que iam surgindo não eram culpa da FPR.
Vendo pela positiva, a FPR dá continuidade ao seu plano de contenção já que poupa nas medalhas, pois nas duas provas mais importantes, o 8+M e o 4XM só atribui a chapinha aos primeiros classificados. Também não tem que pagar subsídios de deslocação e assim pode amealhar mais uns trocos para pagar vencimentos e dividas em atraso. É claro que a falta de pessoal começa a sentir-se pois ainda não houve tempo para publicarem o programa nem os resultados do CNV no site, se bem que estes últimos já poderiam ter chegado aos clubes por mail.
São apenas 7 os clubes inscritos e apenas dois lutam pela Taça (CNIDH e SCC), com o ARCO a ter uma palavra no sector feminino, já que os restantes não participam em todas as provas, não tendo possibilidade de pontuar. Isto partindo do princípio que não haverá desistências.
Apenas haverá uma eliminatória e com 7 candidatos em 1XM que se realizará da parte da tarde. As restantes são finais directas. Duas com 5 concorrentes (2XM e 4-M), três com 4 (1XF; 2XF e 4XF) e duas com 3 candidatos (4XM e 8+M).
Por clubes, o CNIDH e o SCC concorrem em todas as provas (1XF; 2XF; 4XF; 1XM; 2XM; 4XM; 4-M; 8+M), o ARCO fica pelo 3º posto (não alinha no 4XM e 8+M), o CFP participa em 4 provas (1XF; 1XM; 4-M e 4XM) assim como a AAC (4XF; 1XM; 2XM e 8+M). Com 3 participações estará o CFV (2XF; 1XM e 2XM) enquanto com apenas duas estará o CACIA (1XM; 4-M).
Vai ser um festival de Remo, com as margens a transbordar de gente para assistir a este espectáculo, ou não fosse Resende uma terra de largas tradições em eventos deste género.
Pelo menos não segue os passos da edição anterior e não é no Pocinho.

21 comentários:

José Silva disse...

so houve medalhas para o 1º classificado no 4x e 8+??????????

AJCorreia disse...

Está aos olhos de toda a gente que o Cerveira anda "aparar o jogo" convém defender a "nossa dama " desculpem enganei-me neste caso "é um Damo"

Anónimo disse...

Sim!
Novas regras para poupar uns trocos.

É o remo que temos, provavelmente porque é aquele que merecemos.

Anónimo disse...

Gostaria que alguns responsáveis das organizações de regatas, parassem para pensar. Será que fica assim muito caro dár medalhas pelo menos aos três primeiros classificados. Eu admira-me e muito que pessoas que estão há frente de organizações que já foram remadores na sua juventude, não tenham em mente o quanto dá valor um miúdo a uma medalha quando ganha, até parece que nós já não passamos por isso.Na minha opinião e se querem motivar a juventude a remar, se querem mais jovens para o remo, então façam mais um pouco de esforço financeiro e entreguem medalhas aos primeiros classificados, depois e só velos felizes a mostrarem as medalhas aos seus amigos aos seus pais.Já repararam, no final duma regata de miúdos que não hajam medalhas o descontentamento que há.Não sei o preço das mesmas,não era preciso serem gravadas na parte de trás, bastava colar um antoculante referente ao barco e classificação, possívelmente sairia mais barato.É para meditar.
Saudações.

doencasraras disse...

Concordo inteiramente com as questoes das medalhas!! Os atletas têm que se sentir atraidos para a modalidade e sem esse esforço por parte da federação, assistimos nas provas a cada vez menos embarcações e menos atletas. porque sera?
Aproveito tambem para dizer que a taça ou mini-taçinha de Portugal foi uma vergonha para o remo nacional! ja nao chegava as divergencias que tem havido entre os clubes e a federação e agora vêm os arbitros complicar o que ja estava complicado!! O caminhense ia ganhar a geral da taça de portugal bastava acabar a prova do 8+M mas para contrariar os arbitros estiveram mal ao desclassificarem os atletas por uma coisa que nao fizeram! onde é que isto vai parar?? deixem remar e ponham as divergencias de lado! como atleta, o remo começa a perder interesse!!! uma vez mais, porque sera??

Anónimo disse...

Bom Dia

Quero aproveitar o Blogge do Gesta para manifestar a indignação pelo que se passou na Taça de Portugal, assistimos todos os atletas e dirigente a um roubo a mão armada, verificamos como sempre os mesmos arbitros...porque não ha mais...se enganam (ou talves não)prejudicando claramente a verdade do Remo...
Este mesmo arbitro na semana anterior na Ponte da Amizade viu bater 3 8+ e nada fez...foi segue que ja esta...na taça de Portugal...manda o Infante Afastar estes não afastam....manda o Caminhense afastar e passados 10 segundos as embarcações tocam-se com 2 remos...e la esta o Sr Arbitro a desclassificar o Caminhense...aproveitando a unica forma que haveria para "ROUBAR" a taça que matematicamente ja pertencia a este Clube...parece que ser melhor na agua não chega...depois vem as estrelas da Regata...os arbitros reclamarem o protagonismo....vão é trabalhar que é o que os atletas fazem...voces estão a mais no Remo...
Proponho um movimento para pedir a demissão do Conselho de arbitragem JA...

AJCorreia disse...

Boas,
Chego á conclusão que o remo não pode estar melhor, quando se vê uma Ponte Amizade igual a uma Taça de Portugal venha o diabo e escolha, estão as provas da ARDP são campeonatos nacionais.
Ó meu amigo estas provas são para "miudos" que eu saiba a TP é para graúdos, ainda é preciso ensinar. Isto na realidade cada um vê com olho que lhe dá mais jeito, ás vezes alguns vêm com o olho que é "cego".
Em embarcações com "timoneiro" estas situações não deviam acontecer, mas na realidade até acontecem em "pistas balizadas" que é o caso de Montemor, ainda ontem ouvi um atleta do Fluvial na televisão dizer que um "bom timoneiro" é meia equipa "em giria popular".
Quando as coisas não correm de feição a culpa é sempre dos arbitros.Sejamos coerentes!!!!!
Até breve

Quinsinho Tareco disse...

Brevemente irá ter inicio um curso de arbitros.

Anónimo disse...

Boa tarde.
Alguns responsáveis do caminhense na regata que recentemente o cerveira organisão, também no final disse que foi roubado. Ainda bem que a organização enviou aos clubes presentes nesse evento os vidios de chegada que comprova o contrário e assim ficamos a saber quem são os verdadeiros agentes desportivos.Era bom que o clube de cerveira pública-se para toda a comunidade do remo ver mais uma vez de muitas nesta época quem anda a mais no remo.É de lamentar pessoas com responsablidades terem certos comportamentos. É altura de dar conhecimento a quem direito.
Saudações desportivas.

Anónimo disse...

Há muita gente a comentar, nada percevendo de remo.Há muita gente a cair do céu, e mal chega há terra tem logo a mania que sabe tudo, no final não sabe nada.Se o caminhense já tinha ganho matematicamente a taça, como dizem bastando concluir a prova, então porque não alertaram os atletas para não se meterem em confusões.Estava na margem assistir, o barco do caminhese tinha o rio todo do outro lado por conta.Mas os arbitros é que são culpados,até vi o arbitro a contar pelos dedos os pontos que o caminhese tinha e os pontos que o infante tinha, para no final roubar a taça ao caminhese. Os arbitros estão mais preocupados
com os pontos (se é que sabem quantos pontos dá cada tripolação)do que levar a prova.Os juízes arbitros são culpados, porque conseguem ver com os olhos que têm a 190Graus quem fica em primeiro, segundo e por aí fora, de maneira a irem fazendo as contas para no final saberem quem desclassificar, e assim roubar a taça a uns para ser entregue a outros.Até estou de acordo, mandar estes arbitros para a reforma, ir buscar outros, santa ignorância.Num dia é bom, noutro dia é vesta, é conforme os interesses. E assim vai o nosso remo.

Fernado canoista disse...

Quero dizer ao oportunista do blog do Carlos e ao proprio Carlos que se quiser colaborar na verdade desportiva e envergonhar certos "dirigentes" pela palhaçada que andam a dar que publique no seu ilustre blog as fotos da chegada em Cerveira que tanta polemica causou e as pessoas ficam a saber quem é que tem que ir tratar doutra vida

Anónimo disse...

Mas o SCC não apoia esta federaçãozinha? Agora é que estão a ver a merd... AGORA AGUENTEM

Já agora, não será melhor tratar os "bois" pelos nomes? Quem foi o árbitro?

Anónimo disse...

É só ignorantes. A federação é que arbitra. Quando se quer meter lenha para a fogueira, é só enventar.As pessoas mais ligadas ao remo sabem muito bem donde bêm estas bocas sem pés nem cabeça.Quando lá estavam não faziam nada, estão do outro lado da barricada, nada está bem, disparam contra tudo que se meixe.Haverá novamente o dia em que irão novamente para o poleiro, digo poleiro porque certas pessoas só estão no remo se tiverem protagonismo,caso contrário é só deitar abaixo.Um abraço a toda a comunidade do remo.

Renato D. disse...

Bons olhos os vejam!
Ja faz algum tempo que nao vinha ao blog mais falado desta modalidade e deparei me com esta situação.
Em primeiro lugar acho que a Taça de Portugal tornou se "Tacinha de Portugal" devido à prestação que os clubes de remo portugueses mostraram. Querem evoluir a modalidade, querem dispersa la, querem faze la crescer mas no final de contas nem à tão famosa regata comparecem. Se nao for os clubes a participarem para a modalidade ir para a frente, quem será que fará esse trabalho? A canoagem?
Se é verdade o que se consta que o Caminhense ja tinha a taça na mao e ainda as provas nao tinham terminado para quê fazer o que fez? Lembro me que nao foi o Infante que passou para a pista 0 no CNI. Aii quando vemos as coisas mal paradas para os nossos lados temos que "estragar" a prova do adversario fazendo o que o Caminhense fez na taça? Desportivismo meus senhores: a que saber ganhar e perder quando tem que ser.
Nao entendo o porque de continuar com os insultos e mas educaçoes aos arbitros portugueses de remo. Se todos acham que os arbitros sao tao maus assim porque nao se inscrevem para os cursos e sejam voces os futuros arbitros? Um anonimo em cima postou que "vão é trabalhar que é o que os atletas fazem... vocês estão a mais no Remo.." e eu pergunto: será que os arbitros sao alvo destas situaçoes inademissiveis devido a atletas que nao trabalham ou fazem que trabalham e chegam as provas e arranjam estas estrategias para se consegrarem vitoriosos? Se os arbitros estao de tal modo a mais no remo porque sera que quando numa prova a ausencia de um arbitro nacional ou, chegar aos extremos, a ausencia de arbitros essas provas nao se realizam? Claro, falando em provas de alto calibre em termos de competiçoes e importancia, nao uma 25 de Abril que este caro proprietario do blog, Super Carlos, deu um jeito na "arbitragem".
Nao falemos quando nao temos o voto na materia porque ficaremos mal como muitos anonimos que fizeram o seu comentario. O remo nao vai para a frente com atletas, pais de atletas, PRESIDENTES E DIRIGENTES de clubes, certos funcionarios da FPR e gente com a consiciencia pesada, quando estes continuarem a puxar a brasa para a sua sardinha inventando situaçoes que nem metade se passa.
Continuação de umas belas remadas.

Super disse...

Continuam a "chover" comentários sobre o SCC e/ou sobre a sua Direcção.
Este meu espaço não é de debate ou guerras clubisticas a não ser que tenham influência sobre o Remo em geral. É uma opinião meramente pessoal mas é triste ver que aqueles que não souberam perder as eleições para esse grande clube que é o SCC, tentem por todos os meios boicotar o seu trabalho, inclusive, naquilo que chamei "jogadas" baixas. Não tenho nada a ver com as guerras internas dos clubes, muito menos com jogos de poder. Mas agora nada me pode impedir de não aprovar comentários ao trabalho feito por pessoas que gosto e respeito ou de comentar ataques só para deitar abaixo uma Direcção, em especial quando o fazem anonimamente e cobardemente.
Quanto à postura dos dirigentes, todos erramos e temos atitudes menos reflectidas. Afinal quem não se sente não é filho de boa gentes, como diz o povo. Importante é saber assumir o erro e isso nem todos tem essa capacidade.

Arnaldo Azevedo disse...

Não fui assistir a Taça de Portugal, tão polémica pelos vistos.
Mas pelo que leio e ouço o remo nacional está de rastos, provavelmente terá de haver uma renovação de dirigentes e de mentalidades a nivel nacional.
Mas acima de tudo isto está uma modalidade que precisa de evoluir muito .

João disse...

Bem ao jeito português, a renovação faz-se colocando os mesmos nos mesmos cargos que vão renovando as promessas aos mesmos que votam sempre nas mesmas promessas!
O que está a dar é canoagem, o remo está morto!

Anónimo disse...

Qual taça, qual quê?
Viva o 2xHPL POR!

Anónimo disse...

O carlos se quizer colaborar na verdade desportiva, que publique as fotos da chegada de Cerveira, comentário de um anónimo acima.Quem quer a verdade são aqueles que andam no remo idependentemente dos cargos que exercem, com amor à camisola Quem quer a verdade, são os agentes desportivos que andam no remo sem quererem protagonismo e desempenharem o seu papel o mais correto.Quem quer a verdade são aqueles que não andam atrás de táxos. Quem quer a verdade são aqueles que não bêm para o remo atrás de uma oportunidade para ganhar dinheiro ou então dar um salto para a vida Política.Quem quer a verdade são aqueles que sacrificam a sua vida familiar em pror do remo e para engrandecer cada vez mais o remo, ao contrário de muitos dirigentes que não conseguem vitórias que se comprometeram conseguilas junto dos seus sócios e colaboradores.Quem quer a verdade desportiva são aqueles que trabalham seja qual for as pessoas que estão à frente da Federação.Quando houver eleições na Federação, era bom para o remo aparecer gente nova na idade para trazer novas ideias e novos rumos para o remo, caso contrário não vamos passar disto.Saudações desportivas.

Anónimo disse...

Os arbitros que têm a coragem de cumprir com os regulamentos, desclassificando idependentemente de clubes ou atletas, são aplidados de ladrões. Os clubes têm a faca e o queijo na mão, se entendem que estes arbitros não cumprem com os regulamentos, há que empedilos de arbitrar.Errar é humano, errar todos nós erramos, provavelmente será melhor outros arbitros que em tempos errabam sempre para o mesmo lado.Estamos a falar de eventos nacionais, porque nas regatas organizadas pelos clubes, é dito pelos organizadores aos responsáveis dos clubes que aquelas regatas que organizão é uma festa.Ninguém no local próprio tem a coragem de dizer o contrário,depois conforme vai decorrendo as provas e não sendo a seu favor, tudo está mal.Passem bem.

Anónimo disse...

a proposito da evolução, como será agora que o secretario de estado foi embora, haverá mudança na cor politica da camisola ou o remo ficará a berrar?