sexta-feira, outubro 28, 2011

ALTERAÇÃO DA ÉPOCA DESPORTIVA

Depois da FPR ter emitido uma circular que define o novo ano desportivo, com início em 1 de Janeiro e fim em 31 de Dezebro, fazendo coincidir os escalões dos atletas com o que está em vigor na FISA, deixou a possibilidade dos clubes optarem pelo anterior regulamento ou incluir as inscrições no novo escalonamento, que avança um ano na definição do respectivo escalão. Esta circular criou uma série de dúvidas pois, segundo essa, os clubes podiam optar por manter os atletas mais um ano no escalão anterior, fazendo o acerto em 2013 e com isso, fazer só uma época no escalão seguinte ou seguir a data de 31-12-2012 e assim dar continuidade ao processo normal de 2 anos por escalão.
Fui um dos que tiveram dúvidas na interpretação da circular e após conversa com o Presidente da FPR apresentei os meus argumentos, sendo considerados (presumo) no esclarecimento dessa mesma circular.
De bom grado recebi, juntamente com todos os outros clubes e Associações, uma nova circular que define claramente o critério a utilizar para a inscrição dos atletas nas respectivas categorias.
Assim, a data indicada para definição dos escalões é a de 31-12-2012, tendo os atletas que ter a idade referida no intervalo de cada escalão nessa data.
A tabela dos novos escalões é a seguinte:
a) Benjamin – Remadores de 9 e 10 anos
b) Infantil – Remadores de 11 e 12 anos;
c) Iniciado – Remadores de 13 e 14 anos;
d) Juvenil – Remadores de 15 e 16 anos;
e) Júnior – Remadores com 17 e 18 anos;
f) Sénior – Remadores com 19 anos ou mais.
g) Veteranos – Remadores com 27 anos ou mais.

Uma medida que congratulo e que evita mais um imbróglio no estado do Remo nacional.

7 comentários:

Anónimo disse...

ENTÃO NÃO HÁ OPÇÃO MAS OBRIGAÇÃO EM FUNÇÃO DA IDADE EM 31-12-2012

Anónimo disse...

Mas será que anda tudo a dormir, mas para que se esta a dizer que se vai alterar alguma coisa se na realidade todos os escalões sobem um ano mas tambem sobe um ano a data em que se verifica o escalão!!!!!
Será que anda tudo a dormir, só haveria alteração se se subisse um ano no escalão e se utilizasse a data de inicio da epoca para definir o escalão, nunca o final.

Pergunto qual é a alteração ???

Será que é preferivel um atleta fazer 1 ano em juvenil e depois logo passar para Junior de 1º ano ou seria mais justo na actualização acabarem por fazer 3 anos no mesmo escalão por virtude de uma real actualização de escalões. Não Ha Alteração nenhuma... ou será que anda tudo a dormir!!!

Anónimo disse...

Depois do volta atrás da FPR não há efectivamente nenhuma alteração. Antes desta última circular o que acontecia é que um atleta podia ser, por exemplo, juvenil de 3º ano e no ano seguinte passava directo para junior de 2º ano. E isto, segundo a FPR, "para ir ao encontro dos regulamentos FISA"! Ou seja, um atleta com 19 anos podia ser júnior em Portugal! Mas é claro que não podia ser Júnior de acordo com a FISA (basta ir ao site worldrowing e ver o FISA Rule Book)!
Se a estupidez pagasse imposto a FPR não precisava de cortar nos subsídios aos clubes e às associações...

Anónimo disse...

Esclareçam-me uma duvida, um atleta que foi na época passada infantil, iniciado, juvenil ou júnior de 2º ano nesta época que vai entrar agora será do escalão a seguir ou do mesmo?

Super disse...

Esclarecendo este ultimo anónimo, na prática, fica tudo na mesma. Um atleta de 2º ano de determinado escalão, sobe para o escalão seguinte de 1º ano.
É a solução mais lógica.
A confusão veio da alteração do início da época desportiva, que deixou de ser 1 de Outubro e passou a ser 1 de Janeiro. como ainda não tinha terminado o ano, os clubes podiam escolher a data de 31-12-2011 ou 31-12-2012 para definição do escalão, o que não tinha muita logica pois embora o inicio da época avançasse, a idade de definição do escalão também avançava um ano, ficando tudo na mesma. Ao optar pela data de 2011 é que se iria criar confusão, com atletas a fazer 3 anos num escalão para depois só fazerem 1 ano no escalão seguinte. Só traria vantage para os juniores, que poderiam fazer 3 anos como tal antes de subirem a seniores.
Assim , ficou mais esclarecido e melhor. Manteve-se tudo na mesma, mas com um quadro de escalões de acordo com a FISA.

Anónimo disse...

Alguem recebeu convocatoria para AG do proximo dia 12?

Anónimo disse...

A convocatória so foi por mail. Já não deve haver dinheiro para os portes.

Eu já nem vou lá. Para quê? O orçamento é um faz de conta e a malta até aprova sempre.

Que se lixe! Eu também estou em poupanças.