domingo, abril 05, 2009

Mais peripécias da AG

Uma das frases que ficou foi que a direcção não divulga a lista dos credores e devedores da FPR porque os gajos (o termo é meu) dos blogues publicam tudo e denigrem a imagem da FPR, para além daqueles não gostarem. Parece que o único gajo dos blogues presente era eu, por isso tenho trabalho acrescido.
A minha intervenção sobre o Relatório não versou as contas visto o envio destas para os associados ter sido efectuado por correio e na sexta-feira da semana anterior, o que limitou bastante a capacidade dos clubes lerem e analisarem o documento. No entanto faltaram alguns pareceres e esclarecimentos que não foram enviados em devido tempo, sendo pretensamente "explicados" no decorrer da AG.
Uma situação caricata prendeu-se com o parecer do Conselho Fiscal.
Chegou-me às mãos e dado ter sido pública a posição de um dos elementos do C. Fiscal, transcrevo o seguinte documento.

"Exmo. Sr.
Presidente do Conselho Fiscal da
Federação Portuguesa de Remo
Doca de santo Amaro
1350-353 LISBOA



C/Conhecimento a todos os associados


Assunto: Reunião do Conselho Fiscal


Coimbra 2009-04-03
Exmo. Senhor,
Venho com a presente junto de V. Exa. Afim de lhe expressar a minha repulsa pelo acontecido hoje. Quando da marcação da reunião marcada por V. Exa. Para hoje as 17,30, tive o cuidado de informar o relator do referido Conselho Sr. Fernando Ferreira, (pois não tenho o seu contacto) de que por motivos profissionais já agendados iria fazer os possíveis por chegar a horas mas possivelmente chegaria por volta das 18 horas! Por parte deste também ele me disse que teria dificuldade de chegar a hora certa.
Por o exposto cheguei ao centro de Coimbra as 17,45 depois de arrumar o carro cheguei ao local da reunião as 17,52. Qual o meu espanto quando o relator já vinha a descer a escada e me disse que a reunião já tinha terminado e me mostrou o relatório e acta assinada por ele e por V. Exa.!!!!
Parece-me que o mais racional é que sabendo V. Exa. que eu tinha dito que eventualmente poderia chegar atrasado seria de toda a ética telefonar para o meu telemóvel a saber se estaria muito atrasado o que nem sequer era o caso.
Estranho também que V. Exa. não tenha levado mais que 10 minutos para analisar o relatório e contas da Direcção. O que de facto é digno de louvar quando a Federação tem vindo a acumular prejuízos sucessivos e o próprio revisor oficial de contas faz referencia aos capitais próprios de cerca de 300.000€ negativos e não a qualquer referência a esse facto por V. Exa.
Mais na última reunião deste Conselho quando eu questionei o Presidente da Direcção de como iria resolver os prejuízos e o mesmo recusou disser como somente que o iria resolver e V. Exa. aceitou tal assim também é responsável por este acumular de prejuízos.
E não quero interpretar como uma cumplicidade de não puder questionar os actos da Direcção pois como V.exa. sabe solicitei o balancete a Direcção e o mesmo me foi negado o que é um acto contrário aos estatutos e lei geral do Pais. Mais o relator na rua disse que lhe tinha sido entregue o balancete analítico e me foi recusada uma cópia pergunto com que intenções?
Bem como chegou a este descalabro de cerca 350.000€ de dívidas, bem como ter desaparecido do balanço a reserva que o ano passado o Sr. Presidente não soube explicar do que era e este ano pura e simplesmente desapareceu.
Bem como tantas outras como estar orçamentado 100.000€ para despesas Administrativas e a mesma ter subido para mais de 200.000€ e tantas mais. Mas para V. Exa. está tudo bem.
Só espero que na Assembleia-geral os Clubes consigam ser suficientemente elucidados de todas estas minhas dúvidas e outras que de certeza as terão.
Sem mais de momento sou com toda a estima e consideração, ficando a aguardar as vossas prezadas notícias

Atenciosamente"


Brevemente há mais....

1 comentário:

Remador disse...

Sem comentários...