segunda-feira, abril 20, 2009

Sº Telmo - PortusCale


Depois da Pascoa, a Pascoela marca o calendário Católico, igualmente denominado dia da Misericórdia de Deus, oitava da Páscoa ou Quasímodo. Este ano, a Junta de Freguesia de Massarelos celebrou as Festas de S.º Telmo na Pascoela.
O PortusCale, à semelhança de anos anteriores, juntou-se a esta comemoração e organizou a regata de S.Telmo, padroeiro dos marinheiros, este ano vocacionada para as regatas em 1X nos escalões de Juvenis, Juniores e Seniores e, naquela que deveria ser o ex-libris desta organização, a regata Pais e Filhos. Estas iniciativas são de louvar, tanto mais que as instituições que deveriam promover regatas e encontros de Remo andam "adormecidas" ou desculpando-se das suas responsabilidades, ficando para os clubes o ónus destas iniciativas.
Com os atrasos que vão sendo habituais, as provas de 1X tiveram alguns momentos altos, sendo bonito de ver para cima de 30 embarcações na água à espera de poder alinhar.
Em 1X o CDUP alinhou em Femininos no escalão Juvenil e em Masculinos em Juvenis e Juniores. Enquanto em Femininos o CDUP brilhou, em Masculinos o azar não permitiu mostrar o valor dos seus atletas. Na largada, o skifista júnior partiu o finca-pés não o deixando ter a melhor prestação e impedindo o jovem Daniel Silva, em Juvenis, de alinhar.
A primeira alegria veio quando me informaram que os 2 melhores tempos das eliminatórias foram das minhas atletas Mariana Batista (1º) e Sara Soares (2º). Na final, foi motivo de parabéns o 2º lugar na geral da Mariana e o 5º lugar da Sara, em luta cerrada pelo 4º com a atleta do CFV. Esta alegria e motivo de orgulho é de que ambas são atletas iniciadas, sendo que a Sara é de 1º ano e as adversárias eram das melhores a nível nacional e integrantes da Equipa Nacional de Juvenis (se é que actualmente isso tem algum valor). Para ambas, os meus parabéns.
A participação do CDUP contou ainda com a prestação da infantil Beatriz que não se adaptou ao barco, visto não ter dado tempo para trocar com o que tradicionalmente treina. Ainda assim, esforçou-se e só por isso é digno de registo.
A regata ícone desta organização teve algumas alterações que lhe tiraram o brilho e permitiram especular sobre os resultados. Constou que as cronometragens falharam.
Poderiam ter feito 2 mangas mas preferiram fazer várias com 3 concorrentes em cada.
O CDUP, com a "família" Bastos, lutava pela defesa do titulo do ano anterior mas, embora vencendo categoricamente a sua manga foi relegada para um 4º lugar da geral. A dupla vencedora foi da família Mendes, com o olímpico Nuno (SCP) e o pai Diamantino (RCFP).
Da família Batista, não tive acesso à classificação. Não são estes pormenores que deixam que dê os parabéns à Organização.
Servem para alertar para a melhoria de situações futuras.
Para todos os atletas e restantes elementos que colaboraram nesta participação fica o meu agradecimento.

1 comentário:

Unknown disse...

A Sara é fantástica, refilona como tudo, mas tem garra e fibra pouco comuns em atletas da mesma idade.