quinta-feira, novembro 27, 2008

Cobertura mediática

Agora que os critérios editoriais do "Primeiro de Janeiro" /"Norte Desportivo" passaram para a vulgaridade, baseando as suas noticias em telexes e faxes da "Lusa", sem qualquer preocupação com as modalidades de menor expressão mediática, resta-nos procurar as noticias sobre a modalidade nos jornais do país vizinho. Provavelmente não ouviram falar em nichos ou especialização.
Num fim-de-semana repleto de actividades, desde a controversa Regata das Castanhas, desculpem, do Natal (afinal o Natal é quando o Homem quer e a mulher deixa), um seminário de Treinadores e uma Assembleia Geral dos mesmos no dia 29, sábado, e a "2ª Regata Internacional de Sº Martinho", em Valença no Domingo, um jornal galego noticía esta ultima.
Uma boa referência a uma regata que deveria ser acarinhada por todos, que mais não fosse porque pode fazer com que tenhamos menos um clube-fantasma, pelos apoios que são dados pelas entidades oficiais e que tanta falta fazem à modalidade e aos clubes e pela oportunidade de disputar uma regata competitiva num modelo pouco tradicional.
São estes eventos que podem ajudar a descentralização e contribuir para promover a modalidade. O CDUP estará presente.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu dei com essa noticia a uns dias, tentei contactar a ARVC para saber mais informcaoes e noticiar no Laststroke.com. Tem piada como um site espanhol tem uma noticia em portugues. como sera que a recebeu... infelizmente sao poucos os clubes e organismos ligados ao remo que usam os meios mediaticos portugueses em pro-actividade.
Um e-mail sera suficiente, com um press-release e uma foto, para um site como o Laststroke.com divulgar o evento a todos os visitantes do site. Nao esquecer que estas noticias sao depois descobertas por quem pesquisa no Google, p ex, como interessados em remo, ou em desporto, ou os proprios jornalistas.
Assim como por visitantes de outros paises, como Brasil ou Europeus. Nunca se sabe se nao quererao ir a prova em questao!
Fica o apelo. Um simples e-mail e a noticia/evento sera visto por centenas de pessoas!
Ou sera que a divulgacao nao interessa?

JMR disse...

É muito triste cair na vulgaridade, especialmente quando não é por culpa nossa.

Anónimo disse...

você nao quer ir á regata de natal, não vá. prefere ir a uma regata que você próprio disse ser "mais gira". tristeza... com pessoas como você nao vamos a lado algum. resta saber a posição formal do CDUP, ou o Sr. Luis Faria já não tem voto na matéria?

Anónimo disse...

Caro amigo Carlos.

À dias quando alguem comentou no teu blogo que o nivel estava demasiado e que primava pela mediocridade estive para sair em tua defesa. Ainda bem que não o fiz. Passo a explicar o porque:
- Efectivamente permitiste em tempo que o mesmo fosse um local de lavagem de roupa suja.
- À dias introduziste a moderação de comentários o que eu acho muito bem.

Passemos então ao comentário deste teu artigo.
Para ser uma regata das castanhas teria de se ter realizado entre a 2.º Quinzena de Outubro e a 1ª Quinzena de Novembro, (o S. MArtinho é no dia 11/11 para que fiques a saber).
POr fazeres parte da ARDP estás bem por dentro das razões pela qual a Regata de Natal se realiza nesta data. Até porque sei que vais estar em Sevilha (data ideal para a realizar mas imossovel porque a maioria dso clubes vai a Sevilha).
É muito fácil criticar. O dificil é sair do marasmo das criticas destrituivas e passar à acção (desenvolver o clube, as associações, enfim a modalidade no seu todo).
Gostaria que evidenviciasses o que de possitivo tens feito nestes tempos. O CDUP não consegue sair da mediania: - Clube de amigos e veteranos. Que autoridade tens tu para criticares o que quer que seja.
Dedicate ao crescimento do teu clube e deixa os outros trabalhar em prol do desenvolvimento da modalidade.

Abraço

Super disse...

Caro anonimo F.

Agradeço o teu comentário, é pena que não o identifiques para todos. (afinal quem não deve não teme)
Vamos por partes: A regata de Valença denomina-se de S. Martinho e não fui eu que a baptizei assim como aventaram a hipotese de realizar a regata depois de 25 de Dezembro e não deixaria de ser a Regata de Natal.
A direcção da ARDP solicitou uma reunião aos clubes em devido tempo para tratar de vários assuntos entre os quais a data de realização da regata de Natal e os 3 clubes que estiveram presentes (não me lembro de ver presente ou representado quem me está agora a criticar) acharam que esta não era a data ideal. Aliás, foram discutidos outros assuntos que muito me surpreende saber agora deles pelos blogs, mas no devido local discuti-los-ei.
Sempre fiz questão de contribuir positivamente em todas as decisões da ARDP estando presente nas reuniões sempre que fui convocado ou que que me pediram apoio ou ajuda, mesmo com prejuizo pessoal.
Felizmente tenho motivos de contentamento e satisfação pela minha contribuição no crescimento do clube embora ainda não o tenha conseguido para o posto naútico mas quem se mete com politicos....
O inverso é que não é verdade. ainda não vi a ARDP ou mesmo a FPR a mexer uma palha pela situação do CDUP portanto, estamos conversados.
Só como curiosidade, a regata é amanhã e ainda não conheço o programa, ou será quer os clubes associados não são todos iguais?
A minha disponibilidade para colaborar com a ARDP é e sempre foi conhecida de todos. À semelhança de outras iniciativas, continuo a apresentar perante entidades oficiais projectos supra-clubisticos. Não me peçam é para deixar de ter sentido crítico, principalmente quando estou, directa ou indirectamente envolvido. Espero que isto responda à critica fácil de quem tem responsabilidades na modalidade. Estou aberto e disponível para esclarecer pessoalmente qualquer dúvida que ainda possa persistir. Afinal isto é pequeno e conhecemo-nos todos.
Abraço amigo.

JMR disse...

Gostaria de sublinhar tudo o que o Laststroke escreveu, ainda não tinha sido aprovado quando escrevi o meu comentário anterior.