domingo, novembro 02, 2008

Congresso Remo - 1º Rescaldo

Foi neste fim-de-semana que tive a minha primeira participação num Congresso de Remo.
Presidido pelo Prof. Lopes Marques, o qual foi um enorme prazer tê-lo conhecido, este decorreu com alguns convidados que merecem especial destaque nomeadamente o Sr. Didier Mau, Presidente da Câmara de Pian Médoc, França, e ex-vice-presidente da Federação Francesa de Remo que deu uma lição do que era a relação entre a Tutela e o Desporto, nomeadamente o Remo e a relação entre as autarquias e o apoio ao desenvolvimento do desporto para todos, desde os mais novos até aos mais velhos. Foi uma lição para quem quis ouvir. Pena é que o Benchmarking não chegue á politica e aos responsáveis desportivos deste pais. Para mim, foi a melhor comunicação.
Outra comunicação merecedora de destaque foi a efectuada pelo DTN da Federação Italiana de Remo. Apresentou um modelo organizativo que deveria ser motivo de reflexão para os nossos representantes em especial o Corpo Técnico nacional. Um outro exemplo a seguir do que é a vontade de superação das equipes nacionais, permitindo o confronto entre as equipes nacionais, à semelhança de França, e as equipes dos clubes e o estabelecimento de metas bem claras e especificas para participar em provas internacionais.
Outra participação que merece ser referida foi a “lição” de arquitectura feita pelo Arq. Álvaro Andrade. Conseguiu convencer toda a plateia do buraco que vai ser o Pocinho. Foi o retrato do que ele efectivamente é. Uma seca, um sorvedouro de fundos e um projecto megalómano para Russo ou Ucraniano ver. Só para terem noção da “seca” que foi, a comunicação deveria ter, no máximo, 20 minutos e demorou para lá de 1:30 horas. Tiveram de o interromper para almoçar e, como se não bastasse, no final das comunicações ainda foi apresentar o restante. Pelo menos ficamos a saber que tipo de torneiras vão ter os WC e que os valores a esbanjar serão, em projecto, entre os 6 e os 8 MILHÕES de Euros. Vão fazer mais quartos do que o número de habitantes do Pocinho.
Ainda pensei que fosse uma comunicação estratégica visto ter sido feita a seguir à do DTN José Santos, não permitindo assim aos congressistas fazer as múltiplas perguntas que gostariam de ter feito e não tiveram oportunidade.
Fiquei contente e, sem falsas modéstias, com algum orgulho pelo impacto e receptividade que a minha intervenção teve. Foram inúmeros os participante que me vieram dar os parabéns, em especial aqueles que mais “vivem” a modalidade.
As propostas que apresentei foram maioritariamente aprovadas, embora considere que houve falta de informação quanto ao modelo de apresentação das propostas à mesa. Esperava tê-las discutido em comissão de trabalho e refinar a sua estrutura, conforme estava previsto no Regulamento. Assim não foi mas para a posteridade fica a fotografia do que é realmente o nosso Remo.

16 comentários:

Anónimo disse...

Não tive oportunidade de o felicitar pela sua oportuna comunicação, onde de forma factual, séria e real demonstrou a verdade da mentira. Parabens.
Para que o seu trabalho possa atingir outro patamar de valoração, sugiro que na AG/FPR do próximo dia 15NOV08, dia em que naturalmente muitos clubes sem actividade irão estar presentes, termine os questionários que ficaram sem respostas junto dos directores desses clubes.

Anónimo disse...

posso te fazer uma pergunta?tens ideia do que é um CAR?Já estiveste em estágio mais de 15 dias?Sabes quais são as necessidades?Sabes quantos dias chovem por ano no Pocinho,e no porto,e em Aviz,e em coimbra?tudo bem quando falas do que sabes MAS neste caso tentas dizer mal dizendo bem.Venham os 8 milhões de investimento.investe a tua energia a elevar o teu clube.Vês alguém dos clubes que funcionam a gastar a energia e tempo que tu gastas com estas ?????direciona-te para o que queres.Remas num clube que diz querer crescer e compra um 8+ quando não tem barcos para iniciação.Parece o cigano na barraca(contentor) com Mercedes á porta.A malta anda de carrinho de rolamentos mas quer ensinar e falar sobre F1.Agora a falar muito a sério "COMO É DIABO FALAS DE ALGO QUE NÃO FAZES P... IDEIA?"

Super disse...

Não gosto nem tenho por costume responder a anónimos, mas para que conste, levo mais de 30 anos de Remo e passei por essas fases todas, desdo Lamego até ao Jamor. Não tenho por costume falar do que não sei ou não percebo. Geografia foi as disciplinas obrigatórias para acesso à Faculdade, por isso sei perfeitamente o que é o Pocinho, quanto tempo demora a lá chegar ou que é das zonas do pais onde as diferenças de temperatura são mais acentuadas. Boa parte do ano tem temperaturas superiores a 30º e invernos com temperaturas negativas.
Os milhões que querem chamar de investimento são, em boa parte, dinheiros de todos nós, de taxas e impostos. Portugal tem dezenas de locais e de Camaras dispostas a investir. Já imaginaram o que é esse valor no apoio ao desenvolvimento dos clubes?
Quanto ao apetrechamento deves andar distraido. Os 1ºs barcos que o clube comprou foram 1X e a pensar na formação e nos miudos. Agora que o nosso 8+ vos faz raiva, paciência, não temos culpa nem vamos deixar de aproveitar os apoios para a aquisição de equipamento.
Quanto ao "barraco", só tenho que agradecer a esta direcção da FPR a energia e o apoio que deu para a sua resolução. Como se viu, a posição deles é ao lado do Poder. E alguem ou alguns do poder quer a extinção do clube vá-se lá saber porquê. Só estamos no "barraco" porque nos deitaram a casa abaixo e assinaram um documento a comprometer instalar-nos noutra.
Por isso não te preocupes com a energia. Tenho uma boa base aeróbica e muita resistência.

Jקedrס disse...

Grande SUPER, mostra-lhes como é!

Gostava de ter assistido ao congresso, deve ter sido muito interessante...

Anónimo disse...

" A MALTA", por acaso sabem quem apluca sempres " A MALTA" quando se dirige a alguem? eu sei....

Anónimo disse...

O Congresso, foi mais uma forma de juntar políticos na comezaina que outra coisa qualquer. Mas tivesse sido para bem do Remo e eu aplaudiria. Mas não! Infelizmente não! Foi mais uma acção de promoção da imagem do Sr. António Rascão Marques. O Congresso em si foi mau demais. Dos três a que assisti foi, de longe, o pior. Pelo conteúdo e pela forma. Portanto, caros amigos, quem não foi, não perdeu nada. Antes foi poupado a três dias de penoso sacrifício.
Digna de referência foi a passagem do seu sentido e "lacrimoso" discurso, em que mais uma vez ameaçou e diabolizou tudo e todos no Remo nacional. O que me espanta é como é que todos aqueles políticos teimam em saber do Remo aquilo que o Presidente da Federaçã lhes conta. Será que não há forma de trazer aqueles secretários de estado a conhecer o verdadeiro Remo nacional, o Remo profundo? As lastimáveis condições em que funcionam a maior parte dos clubes, sem qualquer hipótese de as melhorar porque, em muitos casos, nem sequer têm qualquer direito de utilização. Imaginam só o que os milhões do Pocinho, infra-estrutura megalómana, completamente desadequada às necessidades actuais ou futuras do Remo, poderiam fazer pelos clubes, verdadeiros motores do desenvolvimento da modalidade? Continuamos a querer construir as casas pelo telhado. O que será que dirão os vindouros, quando constatarem o tremendo erro que ali se vai cometer. É que o Sr. Secretário de Estado pode achar a região “maravilhosa” mas o que se pretende não é fazer turismo.
Em França fazem-se centros de rendimento dispersos e localizados junto de grandes cidades. Em Portugal fez-se um CAR isolado, distante e de reduzida acessibilidade. Temos o que merecemos.

Anónimo disse...

Antes de mais parabens pela apresentação que fez no congresso.
O congresso em si não teve nada de especial.
Destacaria 4 das entervenções que foram feitas.
Para mim, sem sombra de dúvidas, a melhor apresentação foi a do Sr. Didier Mau. Depois a do Sr. Andrea Coppola. Depois gostei muita da sua intervenção. Mostrou a veradeira realidade do remo Portugues.
A intervenção do Arq. que apresentou o CAR de Montemor, também deu para perceber a qualidade que aquilo vai ter( assim se espera).
De salientar pela negativa a apresentação do CAR do Pocinho. Essa apresentação além de penosa deu para perceber o grande buraco em que o remo Portugues de vai enfiar.
O jantar de Gala foi mais um jantar "político e eleitoralista" do que um jantar que se pretendia de festa.

Bam haja a toda a família do remo

Boas remadas

Anónimo disse...

como é que são capazes de elogiar os congressistas e dizer mal da FPR.é mesmo baixo nivel.por isso os vossos clubes estão no estado que estão.

Anónimo disse...

Último anónimo. Você é de cá, veio ver a bola ou foi contratado pela Direcção da FPR para a defender.

Anónimo disse...

fui contratado.1500€/mês.o k acham?façam crescer o remo e deixem-se de lamechices.sabem do que se fala no SCC?em ganhar o 8+,,,e,,,,eles ganham.Sabem do que se fala no infante?ter um posto nautico e apetrechar de material,,,e,,,eles tém.Sabem do que se fala na ANL?rentabilizar o remo,,,e,,,eles rentabilizam,,,,,e nos vossos clubes?fala-se de quê?Só por curiosidade,,alguma vez falaram do que terão de fazer para ter mais atletas?Sim,estiveram sentados no congresso a ouvir,e conheço-vos a todos.Conhecem todos a formula de como se deve fazer,,,só não funciona na vossa casa.Albino Oliveira do Infante seria bem vindo se não viesse com interesses como de costume.Se quer seleções para estagiar no novo posto nautico,que pague as deslocações e meta os pés ao caminho.Teixeira,tenha paciencia mas move-se por motivos que nada trazem ao remo nacional.Faria,teve a oportunidade dele(8 anos) e criou um vazio que ainda dura,,,tem uma visão minimalista mas não se apercebe.Pessoas que nunca se deslocaram a regatas com comitivas superiores a 20 atletas estão limitadas a uma visão curta.Não podem liderar pois não conseguem iluminar para lá do minimo.O mundo evolui devido a loucos que idealizam o que para outros é megalomano.8 milhões num CAR.Acham muito?O Dragão custou mais.Pocinho é longe?De vigo a Barcelona são 1300Kms +-.Elevem os vossos padrões.120 atletas como minimos em todos os escalões,,e não venham com desculpas que não tem condições.Vcs tem as soluções para tudo que tenha a ver com a FPR.Porque não para os vossos clubes?Super,a solução continua a bater-te á porta mas tu insistes em não ouvir.Sabes o que pode acontecer a um surdo?Ser atropelado sem dar por isso.Tu achas que vês tudo,mas insistes em não ouvir.Investes uma energia fantástica nesse projecto e estás de parabens.O Faria que faça um blogue e se dedique a este trabalho sujo.Sim,sujo.Por muitos parabens que alguns aqui te vem dar,o que acreditas tirar de positivo destas agressões descabidas e sempre com o mesmo mote.Sabes o que disse o Nicolai após reunir 3 horas com alguns treinadores portugueses?Devo ser mesmo burro,em 3 horas de reunião não disse nada que estivesse certo.Não descarreguem as vossas frustações desportivas no Rascão.Não sou defensor mas opositor de algo que chamam de lista e não tem pés nem cabeça.Façam as questões a estes amigos e descubram o que eles querem.Eu já o fiz com o Albino e Faria.Amanhã redigo com mais calma.

Anónimo disse...

Anonimo, este teu ultimo grande comentario esta interessante. Mas nao podes dar exemplos que nao servem. Desculpa la que te diga, mas se os clubes estao 90% entre Lisboa,Coimbra-Figueira,Porto e Viana-Caminha, porque raio vamos fazer um CAR no Pocinho? Porque nao noutra barragem qualquer mais central? Com melhores acessos e movimento? Porque nao usar esse dinheiro todo, junta-lo ao da canoagem e fazer uma pista e CAR como deve ser em Montemor. Das o exemplo de Barcelona, Bayolas, mas la existe uma pista. No Pocinho nem 2km a direito ha!
Outra coisa, o Teixeira move-se e muito bem por outros motivos que nao o remo nacional. Deve ser o unico esperto do sitio. Mas esta a fazer o melhor projecto de remo em portugal. Ate ao momento nao ha nada como o que ele faz que leve Portugal ao remo internacional. So mesmo o Fraga/Menedes! Teve uma visao de jeito e criou um centro de estagios com qualidade internacional em avis! Olha quantos campeoes olimpicos la treinaram... pena nao ser o Centro estagio da FPR!!!
Abracos a todos

Anónimo disse...

por isso os vossos clubes naufragam.achas que politicamente consegues trazer as verbas para onde queres?Já ouviste falar da descentralização.ACORDEM:

Anónimo disse...

Ó projecto de Homem, armado em político que te chamas Rascão.Ó projecto de político que se fartou de estar atrás do balcão equer seguir a carreira de político sendo que a única coisa que sabe de política é mentir.
Pára de te esconder e deixa-te de politiquices, o dinheiro vai para onde os decisores acharem que deve ir e os decisores decidem de acordo com as informações que lhes são transmitidas. Não me venhas com ideologias de descentralização porque o CAR no Pocinho é interesse vosso para não vos irem incomodar. Para poderem estar descansados onde ninguém pode ver o nada que fazem durante as vossas férias naquele fim do mundo.

Espera, sou eu que não percebo nada disto, porque parece que o Jamor vai mudar para Freixo de Espada, para descentralizar. O SLB vai para Valença e o FCP vai para Elvas, assim fica tudo descentralizado.

Vai mandar areia para os olhos dos políticos que não estão a par nem da nossa realidade, nem da verdadeira pessoa que tu és.

Anónimo disse...

Para o anónimo que pergunta se o Super sabe o que é um CAR peço que nos diga, porque tenho a certeza que você não sabe. Aliás o que você sabe é estar de férias num local londe de casa e brincar ao remo. Mandar os atletas correr até aos barcos, fazer uns testes de ergometro, correr,...ah e fazer umas saúnas para descontrair, porque fazer nada também cansa.

Anónimo disse...

Construam-no. Que depois alguém tem que explicar aos políticos que vocês enganaram que aquilo é insustentável. Sim porque ao contrário do que o Secretário de Estado disse, o facto de ser um "lugar maravilhoso" não é critério para se fazer um CAR. Pelo menos dos mais importantes´.

Os franceses trataram de fazer pequenos polos próximos das cidades universitárias, como muito bem explicou o ex Vice Presidente da FFR. Nós, espertos que somos, só porque queremos "descentralizar" vamos fazer um mega CAR, só para o Remo no "fim do mundo"! Somos de facto muito originais. Já estou asentir uma mão no bolso!!!!

Anónimo disse...

olha,os teus amigos franceses estão ai a passar 15 dias.Acorda.Abraço