sábado, março 06, 2010

Acordo Luso-Brasileiro

As novidades e os assuntos que estavam pendentes são tantos que estava a guardar este post para mais tarde. Mas como um comentário levantou a lebre, cá vai.
Quem consulta o site da CBR (Confederação Brasileira de Remo) tem a oportunidade de verificar no link para a formação a indicação da presença dos árbitros brasileiros em Portugal para actuar, após o Seminário FISA, no Campeonato Nacional de Verão Velocidade
Como em tempos a provável falta de árbitros levou a FPR a querer recorrer a Árbitros Espanhóis e, mais recentemente, tivemos a presença de um arbitro belga a actuar nas nossas águas a expensas da FPR, pelo menos fica garantida a arbitragem no Campeonato de Verão. Resta saber quais as contrapartidas para a presença dos "caras" nossos irmãos.
Entretanto "tá tudo legau" pela banda da arbitragem com a "resma" de novos árbitros formados pelo faraute da formação de remo em Portugal.

8 comentários:

A Minha Coluna disse...

Esta federação tem sido fertil em decisões k claramente demonstram uma mente bloqueada pela ignorançia e pelo oportunismo. Senão vejamos:
Não será verdade que os arbitros pagaram do seu bolso, parte da sua formação internacional para conseguirem a licença?
Não será verdade k representam o País, tal como os atletas ?
Não será verdade k trazem conhecimento para os outros arbitros ?

Anónimo disse...

Mais um milagre do Rascão!

Isto já começa a cheirar mal.

Agora é o "milagre dos árbitros"!

Senhores, onde é que isto vai parar?

Anónimo disse...

Tenho estado um pouco por fora destas questões, mas tenho ideia de que numa das provas nacionais, os arbitros Portugueses decidiram fazer "greve", pelo que a prova não se realizou!!!!
Se assim foi, parece-me muito bem a posição da Federação, em salvaguardar os remadores (a realização das provas) que treinam mes após mes para competirem.
Tambem acho bem que a federação procure aumentar o numero de arbitros através da formação.

Super disse...

Um aparte a este ultimo comentário.
A "dita" greve dos arbitros teve a ver com o incumprimento do regulamento do codigo nacional de regatas nomeadamente no que se referia à segurança dos atletas e às condições de navegabilidade da pista.
Gostava que me explicassem como é que se defendem ou salvaguardam os remadores desta forma....

A Minha Coluna disse...

Caro Anónimo.
Dar formação é transmitir experiençia
portanto deve ser dada por quem tem conhecimento, que não é o caso do actual "formador" que faz arbitros em 3 horas, tipo produção chinesa de cabos para martelos, salvaguardando os seus interesses economicos (35 por
hora)como "diretor" de curso.

Inimigo Publico disse...

Ó Senhor anonimo.
o Senhor parece o presidente da Federação que foi la para fora dizer que a questão dos arbitros era de ordem politica!!......isso é verdade.
Sou testemunha que todos eles estão filiados na FLEC-Frente de Libertação do Enclave da Covilhã.

Anónimo disse...

Carissimos, não faço parte da FPR nem os conheço, fui remador e estou de regresso como veterano.
Nem todos temos as mesmas opiniões e ideias, mas devemos partir sempre do principio de que o que os outros fazem ou dizem tem como objectivo o desenvolvimento desta modalidade.
Assim, a discussão tem um outro nivel (mesmo que haja quem utilize outros expedientes), e que nos ouve fica mais bem esclarecido.
Percebi o motivo da greve dos arbitros, mas já não gostei do tom e da forma critica dos outros posts que como disse não contribuem para dignificar a modalidade.
Um abraço,

Anónimo disse...

Antes, formar árbitro levava, pelo menos 1 ano, senão mais.

Agora parecem salsichas a saír da máquina de fazer árbitros da FPR.

Este anónimo ignora, ou talvez não, que os árbitros foram autenticamente enxotados do remo. E só porque não se meteram debaixo da saia do Rascão.

Foram-lhes negados os mais elementares direitos legais, estatutários e regulamentares de participarem, democraticamente, no Remo Nacional, como é de seu direito.

Relembremos, para os mais esquecidos, que a lei que regula a
de organização e funcionamento das federações desportivas estabelece que (SIC) "as federações desportivas organizam-se e prosseguem
as suas actividades de acordo com os princípios da
liberdade, da democraticidade, da representatividade e da
transparência."

Assistiu-se ao mais infame. Tudo por gula de poder e de salvaguarda de tachos.

Os árbitros fizeram, o que o caro anónimo chama "greve", aquilo que é sua obrigação: zelar pela segurança dos remadores. Algo que está consagrado nas leis da República e nos regulamentos federativos e da FISA.

E por isso são diabolizados pelo Sr. Presidente da Federação que, pelas suas práticas e atitudes, muitas contas teria que prestar. Até à justiça!

O Remo Nacional está inquinado. Inquinado por manobras de esquemas que têm um só fim: preservar o poder. E ouvi eu dessas pessoas que era a única forma de prosseguir os seus projectos, era manipular o resultado eleitoral. Foram palavars do Sr. Bispo, um dos mentores e cabecilhas da gigantesca orquestração que envolveu dirigentes de clubes, autarcas, políticos locais, dirigentes associativos do futebol, órgãos sociais da Federação, etc.

Um autêntico "golpe de estado" silencioso.

O produto de tudo isto?

Veremos! Quando bater no fundo.

Esperemos que, então, os responsáveis venham à pedra.

No que me concerne, cá estarei para testemunhar.