quinta-feira, março 18, 2010

Forte Concorrência nos Testes Nacionais!?

O Pocinho vai ser pequeno para albergar neste próximo fim de semana o elevado numero de concorrentes aos testes nacionais.
Pelo volume de inscrições, sobeja o interesse o parte dos nossos melhores atletas para integrar as cores Nacionais.
Em ano de Europeu a realizar por terras lusas, o numero de vagas para os vários escalões é esclarecedor da importância que se dá à participação portuguesa. E os atletas responderam em massa. Pelo menos os que acederam às chantagens de assinarem os ditos "famigerados" contratos.
Assim, face ao elevado espírito competitivo em presença, já temos atletas seleccionados.
Depois de muito esforço psicológico, as tripulações de 2-SM e 2-SMPL já garantiram o seu lugar entre os melhores. Os bravos do 2-SM vão ter que se superar e correr contra eles mesmo enquanto os ligeiros vão lutar entre si para saber quem vence a quem, já que estão ambos apurados. Fica por preencher uma vaga nos SM.
Nas provas de 1XSF iremos ter outra luta de titãs pois teremos 3 barcos para 2 lugares, seja nos absolutos, seja nos PL.
Onde efectivamente se irá ver alguma competição, em seniores é nas provas de 1XSM. Nos PL temos 12 candidatos para 4 vagas enquanto em pesados serão 9 barcos para 4 vagas.
A juventude e a inexperiência dos Juniores apresenta mais candidatos. Para um total de 20 vagas, estarão 42 atletas presentes sendo no 1XJM (6 a 8 apurados) que terá maior concorrência com 20 inscritos. No 1XJF (4 a 8) estarão em luta 12 atletas enquanto em 2-JM serão 5 barcos (10 atletas) para se apurarem 2 (4 atletas).
Já nos juvenis, está prevista a realização de testes para apurarem 7 atletas estando em confronto 28 jovens, 6 em 1XF para apurar 2 e 22 nos masculinos para escolher 5
Resumindo: De um total de 55 clubes associados da FPR estarão presentes 103 atletas vindos de 15 clubes nos vários escalões para o preenchimento de 47 vagas (20 juniores+20 seniores+7 juvenis).

3 comentários:

Anónimo disse...

Crise no Sporting clube Caminhense?

Não é de agora que acontecem pequenas guerras internas e conflitos no clube, seja entre treinador e atletas, seja entre treinador e direcção ou ainda entre atletas e direcção.
A questão é que esta época 2009/2010 vem-se a sentir cada vez mais a insatisfação de alguns atletas para com o novo treinador Fernando Moreno, que se no início teve boa aceitação por parte de todos, apresenta agora uma imagem cada vez mais desgastada e que fica longe das expectativas criadas. A falta de transparência na selecção de atletas para os barcos, o conceito de equipa fechada (leia-se 8+ sénior) logo no início da época (Setembro) colocando de parte alguns atletas da casa que mal conhecia e desconhecia o seu valor físico e experiência, o excessivo proteccionismo aos atletas que trouxe do Clube Naútico de Viana, preterindo como já foi dito atletas da casa sem ter efectuado testes físicos suficientes para uma selecção mais criteriosa, tem vindo a levar ao desalento e mesmo ao confronto de palavras numa altura em que parece que as coisas estão a começar a correr menos bem.
Numa altura em que estamos perto do CNI – Campeonato Nacional de Inverno – as escolhas do treinador confrontam-se agora com alguns problemas, pois o conceito de equipa fechada (8+ sénior) começa a revelar-se errado. Se no início existiam demasiados “galos” para 8 poleiros, parece que agora o problema é mesmo arranjar “galos” que ocupem esses poleiros, pois entre a falta de tempo de uns para remar, a falta de confiança de alguns elementos da equipa noutros, a falta de motivação de uns, as coisas começam a complicar-se para o Mister do SCC.
Afinal o tempo dá a sua razão a quem a tem, e se no início da época um atleta Campeão Nacional de 8+ em 2009 viu vetada a sua entrada na equipa do 8+ sénior por parte do treinador e de alguns atletas estrela da equipa, agora já assistimos a um processo diferente em que o treinador vem pedir para remar na equipa ao qual este respondeu com um rotundo não. É de louvar a atitude do colega, que mostra orgulho e espírito combativo, grandes qualidades de um verdadeiro campeão caminhense, afinal cá se fazem, cá se pagam e se não servimos no início não vai ser agora que somos os maiores. Tal como ele, outros ficaram de fora, sem terem a hipótese de mostrar o seu verdadeiro valor, relegados a um papel secundário substituídos por atletas que tecnicamente deixam muito a desejar, não só aos nossos olhos mas também aos daqueles que são entusiastas e ex-atletas do clube. Como dizemos por cá “o ergómetro na água vai ao fundo”, se não veja-se quantas vezes venceu o Naútico o Caminhense nos últimos 6 anos no 8+ sénior – apenas uma e só uma, para aqueles mais esquecidos, apesar da diferença física que sempre se verificou a favor dos atletas de Viana!
Parece pois que o Fernando Moreno se esqueceu que tem que mostrar que merece a confiança dos atletas para ser nosso treinador, que sem atletas não pode ser treinador e que acima de tudo neste desporto devemos ser todos tratados da mesma maneira e ter a nossa oportunidade para atingir os objectivos que nos propomos individualmente.
Além disso, como treinador remunerado que é deveria marcar presença mais assídua durante a semana no clube (nem que seja para afinar barcos), prestar mais atenção a outras equipas, bem como às atletas femininas.
Esqueceu-se também que o Caminhense é o Caminhense e sempre será, ele por cá passará e nós por cá continuaremos!
Que tentar impor aos atletas determinadas modos de agir sem os convencer em pleno do que vale também não é caminho e que tentar domesticar os atletas como fazia no Clube Naútico de Viana impondo uma espécie de paternalismo ridículo está fora de questão para nós.
Mais um ano em que parece que podemos dar-nos ao luxo de deixar atletas de fora a não competir ou ir para casa, dando oportunidade aos outros clubes para brilharem no final do ano nas provas que é costume dominarmos! Esperemos que não haja surpresas então!

Super disse...

Caro Anónimo do SCC
Não sou muito apologista de se tratarem de assuntos internos dos clubes mandando "recados" por estas vias, em especial como anónimo mas como o texto foi claro, não ofensivo e reflete a tua opinião, achei por bem aprovar sendo sensível ao teu eventual receio por possiveis represálias.
No entanto acho bem que se tenha a coragem de assinar. Como costumo dizer, quem não deve, não teme.

Abraço

Anónimo disse...

Problemas do Histórico Caminhense à parte, que lamento, remetamo-nos aos testes para as equipas nacionais.

Fazendo as contas, isto significa que 46% dos participantes - admitindo que comparecem todos - entrarão para uma das "Equipas Nacionais". Dito de outra forma, quase um em cada dois entram.

Ainda sem sequer avaliar a parte qualitativa da "massa humana" que se apresenta a "combater" por um tão almejado lugar, fico estarrecido só de pensar qual, com tal prodigalidade, será a qualidade das "Equipas Nacionais".

Tudo isto tem a ver com o facto de, nas palavras do ilustre Presidente da FPR, "este ano seja o ano de viragem e que mais bons resultados possam aparecer, como factor determinante de motivação para um futuro que se quer melhor".

Grande pragmático que é este Presidente.

O único futuro que ele quer é manter-se a todo o custo na FPR.

A pouca vergonha da convocatória para a AG a decorrer em simultâneo com os campeonatos nacionais, é bem ilustrativa.

Enfim! O remo continua na sua senda de mal a pior.

Assim seja.