domingo, julho 26, 2009

Dúvidas editoriais

Estava com dificuldade em decidir se haveria de fazer um comentário às "brilhantes" prestações dos sub-23 no "World Rowing U-23 Champs" que se estão a disputar em Racice, na República Checa que, diga-se, continuam a manter a hegemonia dos últimos lugares e assim reforçar o brilhante trabalho desta Equipa Técnica Nacional valorizada com a entrada para os seus quadros do Presidente da ANTIREMO, mantendo assim a tradição a que nos vem habituando, ou escrever um comentário "politico" à "falta de visão"(estou a ser simpático, queria dizer estupidez mas poderiam pensar que é ofensivo) da circular nº 520/09 emitida SÓ PARA ALGUNS clubes.
Quando se pretende a aprovação dos Estatutos por uma maioria qualificada e a larga maioria simples é contra o documento apresentado, não percebo como é que se emite um documento que fomenta os divisionismos, mente e acusa os clubes. É inexplicável.
Um presidente que "inventou" uma "dúzia" de clubes e "ressuscitou" outros tantos apenas para ter apoio eleitoral e que está no poleiro ilegalmente, aguardando uma decisão judicial sobre a legalidade da sua eleição pretende dizer àqueles que vivem e sofrem o Remo qual será o melhor futuro para a modalidade.
A proposta dele não especificava como eram eleitos os delegados, remetia todas as decisões de fundo da modalidade para a sua pessoa, interferia na vida das associações e colectividades, perpetuava-o no poder e, fundamentalmente, não fomentava o desenvolvimento da modalidade. Dizia que a Direcção posteriormente regulamentaria o Remo. (Chavez Connection)
Não sei qual vai ser a posição dele na próxima AG. Os clubes-fantasma ou fantoche são representados pelas "Rasconetes & Cia", logo é ele que decide a orientação de voto.
Como se prevê, iremos ter o "cão-de-fila" (agora parece que são dois) a fazer muito barulho e a não dizer nada, a defender o que não tem defesa e a proposta de alteração apresentada pela maioria dos clubes que representam a modalidade "em todas as suas vertentes".
A razão está do lado dos clubes. E não é esta circular nº 520/09 de propaganda eleitoral que vai mudar isso.
Ainda tem algum tempo para se sair bem na fotografia e pedir apenas que TODOS os representantes do clubes com actividade e associações estejam presentes deixando o seu séquito em casa a tratar da vida. Se isso acontecer, de certeza que teremos uma A.G. pacifica e com a "Bíblia" aprovada.
Depois que não venha com as ameaças de que vamos para a lista negra e "que até sabe quem somos pois assinamos..."

4 comentários:

José disse...

Sinceramente, ainda esperavam alguma coisa desta equipa técnica. Será que eles em tempos já evidenciaram alguma hipotese de sucesso em participações anteriores? Será que os atletas em edições anteriores tiveram apenas azar ou terá sido culpa dos treinadores dos clubes?
Eles são as pessoas responsáveis pelo sucesso ou insucesso das equipas nacionais e não podem culpar nada nem ninguém do trabalho efectuado nos clubes.

Normalmente se fosse um treinador estrangeiro já tinha a cabeça a prémio, porque será que estes ainda não têm a deles?
Será um caso de interesses?

Jorge Nascimento disse...

Será que os 50% dos clubes de remo, que no calendário nacional da modalidade, apenas marcam presença em Assembleias Gerais, estão minimamente preocupados com os destinos do remo ou se irão ter ou não direito a delegados? Não me parece! Se estivessem, marcariam presença, não delegariam a sua capacidade de voto às já famosas, bem instruidas e "mudas"* "rasconetes". Respeito e sempre respeitarei quem pensa e se exprime de modo contrário ao meu, não posso é aceitar quem de forma mecanica e à voz do maestro se cinge a um enverganhado "a favor" ou "contra". Do mesmo modo dá-me asco a cobardia do "anónimo". Um nome, seja ele qual fôr, desperta um sentimento de respeito e dignidade àquilo que se escreve, por muito oposta que seja a opinião. Uma pessoa de referência do remo passado comentava com toda a actualidade o seguinte: "Anónimo? São todos aqueles que usam calças só para enganar as esposas".
Gostava de, na próxima 2ªfeira, na continuação da AG, encontrar gente com opiniões e análises diversas, conscientes do seu papel. Não gostaria de ver marionetes sem opinião e sem voz, às ordens de um qualquer manipulador.

* "mudas" porque acho que nunca ninguem lhes conseguiu ouvir uma única opinião sobre nenhum assunto.

Anónimo disse...

Caro Nascimento.

Depois do que dissete, está tudo dito.

Venha o debate, venha a confrontação de ideias e opiniões.

E não o que se vê naquelas reuniões.

E tudo isto feito por quem apregoa os valores democráticos.

Haja vergonha.

(e eu assino)

Álvaro Branco
Barreiro

Anónimo disse...

então e o debate ?! eh! eh!