domingo, julho 05, 2009

Pequenas perolas para reflexão

Proposta de revisão dos Estatutos

Pequenas peças para reflexão:

ASSOCIADOS

Artigo 16º
(Perda da Qualidade de Associado)

1. Perde a qualidade de Associado da Federação Portuguesa de Remo:
.......................................
c) o associado, colectivo ou individual, que pratique acto ou declaração, de forma pública, que ofenda os presentes Estatutos e desrespeite a F.P.R. enquanto entidade máxima da modalidade do Remo nacional;
d) o associado, colectivo ou individual, que directa ou indirectamente, promova por qualquer meio, de forma pública, acto ou declaração, que ofenda os órgãos sociais da F.P.R., seus associados e respectivo Presidente;

.......................................

2. A comunicação ao associado por parte da Direcção da deliberação de perda de qualidade de associado da F.P.R. é efectuada através de carta registada com aviso de recepção ou por qualquer outro meio legalmente admissível, para a última morada que se encontrar inscrita nos registos administrativos da Federação.
3. A perda de qualidade de associado efectivo é sujeita a ratificação pela Assembleia-Geral imediatamente seguinte à referida comunicação, por maioria simples dos seus associados efectivos.


O PRESIDENTE

Artigo 32º
(Função e Competência)


2. O titular do cargo de Presidente da Federação Portuguesa de Remo, poderá, em caso de necessidade e em face das exigências do exercício do cargo, adquirir estatuto de profissional em regime de exclusividade, de acordo com a legislação em vigor.
..........................................................

A DIRECÇÃO

Artigo 33º
(Definição e Constituição)

...........................

5. Os titulares da Direcção são nomeados e livremente destituídos pelo Presidente da Federação Portuguesa de Remo.

Artigo 34º
(Competência da Direcção)
..........................

c) garantir a efectivação dos direitos e deveres dos associados;

i) aprovar os Regulamentos da modalidade do Remo nacional e suas alterações;

r) não discriminar negativa ou positivamente, qualquer das disciplinas da modalidade do Remo Nacional, de acordo com a Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto e toda a legislação nacional e internacional em vigor.

Brevemente haverá mais

26 comentários:

Heráclito Guimarães disse...

Há que reparar no pormenor de disciplinas da modalidade, como remo inclusivo, remo adaptado, remo indoor, remo de lazer, remo de passeio e todos os remos que arbitráriamente se podem chamar de remo, pois não estão tipificadas.
Por outro lado também se denota o facto de a aparição dessas disciplinas permitirá a aparição de mais clubes efectivos e igual direito de voto.
Atenção também ao pormenor de ele poder pela al.c) do nº1 do art.16º poder retirar a qualidade de associado a quem quer que seja, ou antes a quem estiver contra ele, ou seja a todos.

Há mais tesourinhos deprimentes nesta proposta, mas vou deixar para vós que vão poder votar nela(senhores dirigentes nacinais.)

Jose Silva disse...

o inicio da ditadura... mas aquela parte de excluir associados vai ser ambigua, porque quem pode "insultar" a FPR sao as pessoas/individuos e quem é associado sao os clubes... vai haver por ai muita guerra.

espero seriamente que estes estatutos nao sejam aprovados.

este senhor esta a destruir o remo nacional. completamente...

Anónimo disse...

Isto fai ser pior que uma ditadura...

Heráclito Guimarães disse...

Meu amigo José Silva, o que referiu é verdade, mas o problema é que os clubes são representados por pessoas e elas enquanto representantes dos mesmos responsabilizam-se por eles. Assim , tudo o que elas fizerem em representação daqueles, ou enquanto representantes, a eles será também imputado. Mas poderá haver sempre a situação de elas referirem que actuam pessoalmente e não em representação do Clube. Porém, poderá sempre dar muita Guerra porque como sabe as palavras têm muitas interpretações possíveis e quando se está em tribunal, respeitando a alguns assuntos, os critérios de avaliação poderão pender.
O actual presidente está a ser muito bem orientado.
Com um pouco de sorte pode ser que os nossos dirigentes se comportem como orientadores do orientador. Por outras palavras tenho esperança que eles digam: " O teu professor foi o meu pior aluno".

Triste, ver que alguém é capaz de tudo para se manter no poder.

A mim ele disse-me em e-mail, enquanto DTR, para ter cuidado porque - mais ou menos por estas palavras -quem me pôs o prato na mesa poderia novamente retirar-mo.

Dá para ver a peça e como funciona. Quem não está com...está contra...logo é alvo a abater. Mas esqueceu-se na altura que o meu pão não depende do Remo. Eu compreendo que depois de se ser Presidente de uma Federação possa custar voltar à humilde vida de que tanto se diz orgulhar. Talvez por isso, estas cenas a que cada vez mais nos habituamos e as voltas que ele dá pela política.

Mas o que mais me entristece é que quem pode fazer realmente pelo remo não o faz, e esses são os dirigentes que já o podíam ter posto a correr e não o fizeram, agora só gostava de saber....PORQUÊ!?

Estevão disse...

Realmente é impressionante para onde isto caminha, a menos que os clubes ponham uma pedra neste assunto.
O que é ofender? ou que é desrespeitar?
se um sócio de um clube, director ou dirigente, disser algo que alguém da FPR (quem será que julga isso) ache desrespeito ou ofensivo é o clube que é expulso de associado?
Esperemos que esta proposta não passe, mas se passar haverá certamente mais deliberações malabaristas para expulsar quem não está de acordo com as politicas da FPR.
a mim, parece-me claramente querer caminhar-se para uma ditadura.

Anónimo disse...

Caro Heraclito,

Tens toda a razão no que dizes mas observa uma coisa. Esta época houve uma altura óptima para mudar o rumo. A não participação nos nacionais virtuais por falta de árbitros, levou que alguns atletas por egoísmo participassem. Não podem ser só os dirigentes. tem de ser toda a gente a remar para o mesmo lado. Nos atletas devia começar pelo fraga e mendes e seus dirigentes mas infelizmente, como sabemos não começou. Toda a gente fala mas quando chega a hora da verdade não se vê nada. Pode ser que isso mude no dia 17. Espero que os atletas, treinadores e dirigentes se mantenham unidos e modifiquem o estado de calamidade do remo portugues...

Anónimo disse...

Como curiosidade, foi aprovada numa reunão camarária em caminha uma verba de aproximadamente 90000euros, para realizar obras de melhoria dos balnearios do SCC. Curioso seria também que o empreiterio a fazer a obra fosse próprio presidente do clube, não era?

Anónimo disse...

Estou atónito.

Isto até deve ter coisas inconstitucionais!

Ao que isto chega.
Não se pode deixa que isto vá à frente.

RF disse...

Caríssimos,

Isto é inqualificável.
Ao que isto chegou.

Cumps.

Anónimo disse...

Isto do SCC não surpreende nada e só demonstra a ligação entre o SCC e a FPR. isto está totamente podre e o SCC devia ter vergoha. pacicência... dia 17 lá estaremos

Jose Silva disse...

exacto, sera constititucional o que se propoe?

e ja se ve onde o Rascao quer ir? Quer mamar mais a custa da FPR, ou aquela coisa de ser profissional é para os proximos presidentes!

Ja deve ter comido pouco, ou será que os 400mil de divida é só em material e provas?

Nao ha vergonha na cara, o pior é que nós deixamos que aconteca e depois vimos chorar e fazer revolucoes e dizer que somos os maiores e tal.

Este senhor um dia ainda tem umas surpresas. Mete nojo o que ele anda a fazer.

Anónimo disse...

Isto é a típica atitude do quero posso e mando, é a vingança do que ocorreu durante as eleições. Quem aprova os estatutos?

Noventa mil euros para remodelar os balneários!? Escabroso!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Nem posso crer que se tenha chegado tão baixo.

É indigno.

Anónimo disse...

Se bem me lembro, nas eleições para a direcção da FPRemo havia uma outra lista.
Não tenho dúvidas, alias porque o conheço bem desde à muitos anos, que o Dr. João Oliveira seria muito melhor presidente.
Para quem não sabe, o Hitler foi eleito.

Anónimo disse...

o q eu vejo é muita gente sem nada para fazer se vos ocupasseis mais de trabalhar nao havia tanto tempo para criticar.vao mas é trabalhar para por as coisas a funcionar pq no bate boca nao se resolve situaçao nemhuma . voces estao mas é contentes com esta situaçao q assim podem criticar e desculpar o mau trabalho q fazeis nos clubes e por as culpas nos outros.

Roger disse...

"estou de acordo" com estas perolas.Começava já por sansionar esta a direcção, por incumprimento do artigo 34º alinea r), uma vez que se existe alguém que tem discriminado o remo português em todas as suas vertentes são estes senhores.
Agora retirem-me a qualidade de associado...não a tenho e não!

Anónimo disse...

90 mil euros para remodelar um balneário? ( as obras com dinheiros públicos dá para se meter muito dinheiro ao bolso)

Só em Portugal.

Quando ao estado da nação ( remo)...

Só em Portugal.

O CDUP pelas novas regras é o primeiro a deixar de ser sócio da FPR e o carlos deixa já de ser remador, se isto for aprovado vais ter de escrever um blogue cor de rosa..

Costa disse...

Caros Amigos,

É por demais evidente que o remo apenas tem a cabeça de fora neste enorme pantanal. Falta-lhe um danoninho para sucumbir...
Quando se deu o 25 de Abril eu era apenas um rapazinho, queria chutos na bola e brincadeira. No entanto sempre me ensinaram que em Democracia devemos respeitar a opinião dos outros por muito que sejamos contra. Mas o que se está a passar na actualidade com esta modalidade é demasiado fachista para a comunidade do remo aceitar o que lhe querem fazer.
Gostaria de deixar uma questão no ar!!!...
- Séra que os clubes que permitiram a reeleição deste Senhor e consequentemente a aprovação do Relatório e Contas concordam com o que está a ser preparado? Não será que vão eles também provar deste veneno?
Seria de bom tom que os clubes se unissem em torno da defesa do remo e impedissem a chacina e destruição desta bela modalidade.
A campanha de mobilidade em defesa do remo tem de começar por algum lado, nem que seja nos blog`s que o Senhor Presidente tanto detesta. Deve ser por escarrapachar as verdades...

Abraço

Anónimo disse...

O presidente da FPR vai deixar de o ser, vai passar a ser um ditador (sim, ainda mais do que já é), porque sigam o meu raciocinio:
1-só votam os associados
2-quem disser mal ou estiver contra a FPR deixa de ser associado
3-(como resultado dos dois pontos anteriores) só vota quem estiver a favor do Rascâo, ou deveria dizer Salazar!?
Ao que o remo nacional chegou....

Anónimo disse...

90000€ não vão ficar grandes balneários.Mas como a malta está habituada a uma sanita e uns pregos para pendurar a roupa eee pois, aquela coisa a que chamam chuveiros na grande maioria uns tubos a soltar agua mas um de cada vez que o esquentador não aguenta.Elevem os padrões.Compram-se barcos de 30000€ e vestem-se em locais mal cheirosos e cheios de humidade(sim porque ventilação só se for da janela partida).Triste mas real

Jose Silva disse...

é só anónimos da tanga. assim não se vai a lado nenhum mesmo. eram precisos muitos Carlos Gestas para o remo andar, mas infelizmente só há é anónimos do mal dizer que nem têm tomates para se identificar.

Heráclito Guimarães disse...

Sem dúvida que estou de acordo com o senhor José Silva, já estava na hora de se começarem a mostrar e deixarem para trás o anonimato, porque só se esconde quem tem medo, receio. Não irão perder mais do que já perderam até hoje, porque se repararem bem até os clubes que o têm apoiado perderam com a sua já demorada estada na direcção da FPR.
Basta repararem no número de atletas que têm e no valor que poderão dar aos títulos que conquistaram, porque caricas há muitas, mas suadas como eram antigamente duvido.
Há já muito tempo que eu refiro que este senhor quer é separar para dominar, para reinar, mas claro sou apenas um rapaz de 32 anos que não percebe nada de avaliação obectiva e subjectiva das pessoas, apesar de já há 15 anos fazer parte da minha profissão.
Continuem a esquecer-se de que com todo este mal quem perdem são vocês e permitam que apareçam mais tesourinhos deprimentoes deste tipo...Irão longe...

Anónimo disse...

Eu identifico-me e não tenho qualquer problema em me pronunciar sobre o que entendo ter que me pronunciar. Felizmente, como não negoceio posições ou vantagens, ainda o posso fazer. Será que todos poderão?

Eu bem sei, que a alguns, como aquele indivíduo (que utiliza aquelas formas verbais arcaicas) acham que não temos nada que fazer que criticar e que acha que quem critica não trabalha, daria muito jeito estarmos todos caladinhos. Mas eu não me calo. E se alguém entender que tem razão para isso, que recorra aos locais próprios. Eu cá estarei para enfrentar a "besta". Sem medos, sem receios, “mano-a-mano” como diria um meu amigo forcado, homem de saberes e de coragem!

Só que eu não estou Remo para me abotoar como alguns que eu conheço. Nem, felizmente, preciso de usar o Remo para ter projecção ou prestígio pessoal. Isso como eu costumo dizer, consigo-o noutros meios, como seja no meu ambiente profissional, onde alguns nunca saíram da “cepa torta” porque aí, o que realmente é tomada em conta, é o trabalho e não os manobrismos e os golpes mais ou menos sujos a que já nos habituaram. Nunca precisei, nem nunca usarei, qualquer actividade associativa para obter qualquer vantagem. E isso é facilmente confirmável. Basta falar com quem comigo tem estado no Remo nos últimos 12 anos. Ao contrário da "troupe" de oportunistas que estão colados à FPR usando o Rascão como o "tolo útil" e ele próprio, que não quer, de maneira nenhuma, voltar ao balcão da repartição de finanças, sempre estive no associativismo, o Remo incluído, com o simples objectivo de o fazer singrar e progredir. E isso, também é facilmente comprovável.

Quanto a estes "miseráveis" estatutos e à ignóbil manobra de marcar a AG para o serão da véspera do CN de Veteranos que decorrerão no Marco de Canavezes, para Soure, no "centro nevrálgico" do poder desta Federação, onde proliferam "rolas" e "pombinhas", "rascas" e "rasconetes", como adjectivar? Fica ao critério da vossa imaginação e da vossa revolta.

Porém, quem no exercício dos poderes que a lei, estatutos e regulamentos lhe confere toma tal decisão ou, de alguma forma participe neste embuste, só pode levar com o rótulo de ESCROQUE. Porque se trata, de facto, de uma FRAUDE. Uma fraude à altura de um qualquer "pinochet", "bocassa" ou "musolini".

E o mais impressionante é que algumas dessas pessoas - e nós sabemos todos muito bem quem eles são - vociferam nos comícios e campanhas em que participam os valores da democracia e até, porque agora até é moda, da democracia participativa. Fica bem. Mas também ficaria bem serem consequentes!

Enfiem a carapuça meus senhores. Enfiem-na! Porque vos serve perfeitamente.

Mas fiquem cientes que não há mal que sempre dure. E então, cá estaremos para vos cobrar o que há a cobrar.

Fica o apelo aos clubes e associações de classe para que se unam num rotundo chumbo a esta proposta de estatutos que ofende e deixa uma imagem negra da nossa modalidade de todos os que nela estão. É uma afronta.

Da minha parte, com assinatura e tudo, porque eu não me escondo, podem ficar seguros que não deixarei que tudo isto passe em branco. Porque, para além da paixão que tenho pelo Remo, sou inflexível no que concerne aos valores da democracia.

Quanto a uns senhores e também pelo sei algumas senhoras que andam por aí a denegrir o meu nome com adjectivações e relatos falseados de supostas atitudes minhas, mais ou menos ordinárias, só tenho a dizer que as pessoas valem o valor nós lhes dermos. E o valor que eu lhes dou é zero.

Infelizmente, a cretinice e a imbecilidade não têm limites, sobretudo em algumas pessoas de baixo carácter, que não têm a honestidade de, frontalmente, me dizerem o que pensam e preferem o insulto. Que tenha bom proveito.

E agora vou continuar a trabalhar.

Álvaro Branco
Barreiro

Anónimo disse...

Afinal se a AG for no dia 17 pode ser impugnada.

Leiam isto:

"É verdade a lei, só se cumpre quando dá jeito.

Mais um acto den«mocrático de um que muito se arroga como tal.

De facto, rezam os compêndios do direito que “se o lapso temporal for expresso em dias, o prazo começa a ser contado no dia seguinte àquele em que ocorrer a citação, a notificação ou o evento relevante que despolete o início do seu curso. O dia da prática do acto, da ocorrência do facto, da decisão, da citação ou da notificação não são incluídos na contagem.”

Assim , a convocatória é irregular por estar desconforme ao nº 2 do artº 23º dos Esatutos da Federação Portuguesa de Remo.

O 15º dia, iniciando a contagem no dia seguinte ao da notificação como mandam as regras e a lei, seria no dia 18.

Portanto, a realizar-se, qualquer deliberação da AG poderá ser objecto de impugnação por vício de forma.

Para que conste!

Álvaro Branco
Barreiro"

Anónimo disse...

Portanto, mesmo que, por amnobras e embustes o Rascas faça aprovar aquele miseráveis estuitutos, resta-nos a impugnação: 1º graciosa, juntao das entidades públicas competentes; 2º contenciosa, junto do tribunal competente. E atenção que agora já não estamos perante matéria eleitoral. Se é que me entendem!

Anónimo disse...

Atão Gesta?

Não falas mais?

Aproveita. Olha que se aquela coisa for aprovada, tás lixado. Abres o pio e rua!!!!