domingo, setembro 04, 2011

2XLM NO TOP 10 MUNDIAL

Parabéns Pedro Fraga e Nuno Mendes.
Foi numa regata extremamente renhida e muito bem disputada que a tripulação portuguesa de 2XLM alcançou pela 2ª vez consecutiva o apuramento Olímpico ao conseguir a 4ª posição na final B.
Com uma largada forte, a equipa portuguesa passou os 500m na 2ª posição mas depois foi perdendo terreno e aos 1000m estava na 5ª posição. Recuperou o fôlego e aos 1500m ocupava a 4ª posição a pouco menos de um barco da equipa grega e a cerca de um barco dos franceses e dos canadianos. Num esforço que é a sua imagem de marca deram uma forte ponta final e cortaram a meta em cima dos Gregos, 2ºs classificados e com necessidade de recorrer ao foto-finish com a NOR e o CAN.
O 4º lugar na final B é um excelente resultado e garante o passaporte para Londres 2012, o principal objectivo. É claro que a alma lusa só se contenta com medalhas, mesmo não fazendo nada por isso e com o sindroma da mesquinhice, esquecendo-se que todas as tripulações lá presentes tinham o mesmo objectivo. Correndo a este nível, qualquer uma das tripulações desta final poderia discutir o pódio da final A. Mas o desporto é mesmo isso. Lutar, dar o melhor de si e acabar de consciência tranquila. E estes nossos atletas fizeram-no (não só o 2XLM). Estão por isso de parabéns e são um orgulho para quem aposta neles e se esforça por lhes dar condições para brilhar. E dar as condições para brilhar não é só garantir umas viagens e levar a comitiva atrás. É que as estrelas são os atletas e o seu esforço, não são os dirigentes ou quem os (mal) comanda. Os resultados também reflectem isso.
Depois desta divagação, os resultados desta final B foram os seguintes:
1º FRA (6:28.98)
2º GRE (6:29.58)
3º NOR (6:30.27)
4º POR (6:30.41)
5º CAN (6:30.73)
6º POL (6:35.61)

Na final A, os novos campeões do mundo em 2XLM são a GBR (6:18.67) seguidos da NZL (6:19.01); ITA (6:21.33); GER (6:21.80); DEN (6:24.25) e CHI (6:30.88).

6 comentários:

Anónimo disse...

Tu divagas mesmo muito...

Só conversa...

Anónimo disse...

E isso até incomoda muita gente.

Porque será?

O que o remo precisa mesmo é que se discutam os problemas e se procurem soluções e não destas mentes conformadas e acomodadas e tráficos de influência.

Enquanto não for assim, há-de ser sempre a afundar.

Anónimo disse...

Ora aí está o que é necessário nesta barafunda que é o (des)remo nacional!!

Anónimo disse...

Os resultados alcançados são bons. Talvez até ótimos.

Mas as objeções não referem aos atletas que, apesar da desordem e falta de eficaz enquadramento federativo, lograram alcançar estes resultados. A esses só temos que louvar, bem assim como a todos os que os apoiaram (clube, técnicos, directores, familiares, etc.)

O que de facto está em causa e que exige um debate sério e desapaixonado, é o que se quer e espera do futuro para as equipas nacionais.

Porque estes atletas não durarão para sempre e, sejamos honestos, não se vislumbra nada que possa dar-nos sequer a esperança de que estes resultados tenha continuidade.

E quem não deve não deve temer fazer este debate e esta análise.

Álvaro Branco
Barreiro

Anónimo disse...

AGORA SÓ PUBLICAS O QUE INTERESSA

MANUEL FERNANDO

Anónimo disse...

PÕE AI O QUE EU ESCREVI SOBRE O ALBINO GAIO.

MANUEL FERNANDO