domingo, setembro 25, 2011

SCC ARRASA EM VIANA e O CDUP VAI AO PODIO

Na última prova do Calendário desportivo federativo, realizada sob um plano de agua inconstante, com alguma influência nos resultados e na prestação das equipas em prova, o SCC foi o que melhor partido tirou deste cenário e arrasou na conquista de títulos e na obtenção da vitória por pontos.
Conquistou 5 títulos nas provas mais emblemáticas (4XJM; 4-JM; 8+JM; 1XSM e 8+SM) contra os 4 do CNIDH (4XJF; 4-SM; 2XSF e 4XSF). A equipa de Caminha que partia para esta prova com uma desvantagem de 42 pontos em Masculinos tinha como objectivo a conquista da vitória no Ranking nesta categoria e conseguiu esse feito, deixando o rival CNIDH a 85 pontos de distância. Obteve nesta prova um total de 380 pontos (296 em Masc.) contra 249 do CNIDH (169 em Masc.) e 247 do RCFP, o clube 3º classificado na geral no Sprint.
Os resultados e títulos deste campeonato de fim (princípio) de época são os seguintes:
1º SCC – 380 pontos – 5 títulos (4XJM; 4-JM; 8+JM; 1XSM e 8+SM)
2º CNIDH – 249 pontos – 4 títulos (4XJF; 4-SM; 2XSF e 4XSF)
3º RCFP – 247 pontos – 1 titulo (1XJM)
4º ARCO – 169 pontos – 2 títulos (1XJF; 8+SF)
5º AAC – 119 pontos – 1 titulo (1XSF)
6º SCP – 105 pontos – 1 titulo (2XSM)
7º CFP – 93 pontos – 1 titulo (2XJM)
8º PCale – 74 pontos – 1 titulo (4XSM)
9º CFV – 70 pontos
10º ANL – 56 pontos
11º CDUP – 54 pontos

Já o CDUP apresentou-se com apenas 3 tripulações (1XJF; 2XJM e 4-SM) neste campeonato e honrou a camisola lutando pelo pódio em todas as provas em que participou. Depois de umas eliminatórias promissoras, conquistou a passagem às finais A com lugares que permitiam sonhar alto. O estado das águas, aliado à inexperiência das tripulações mais novas não permitiu a sua concretização.
Fazendo uma análise individual, a júnior de 1º ano Joana Teixeira, em 1XJF, fez uma eliminatória um pouco nervosa e não tirou rendimento do andamento do barco. Ficou com o 4º tempo, o que era mais do que suficiente para ir à final. Na parte da tarde, na final A e embora o estado do rio não ajudasse, ganhou confiança e fez uma excelente largada que lhe permitiu manter a liderança da prova até cerca dos 300 metros, altura que a experiente e uma das melhores atletas nacionais, Sara Freixo, se aplicou a fundo e foi ganhando vantagem vencendo por cerca de 4 seg. a jovem do CDUP que tem pouco mais de um ano de Remo e deixou para trás reputadas atletas com percurso na Selecção Nacional. O 2º lugar e o titulo de vice-campeã de Sprint é um justo prémio para o seu empenho. Parabéns para ela.
Já o 2XJM (Daniel Silva / José Novo) fez uma eliminatória controlada, embora com alguma ansiedade por parte do inexperiente José Novo para quem também é a sua primeira época completa como júnior de 1º ano e ficou com o 2º melhor registo da manhã na categoria.
A ondulação da parte da tarde era um handicap a ultrapassar e depois de uma largada longe do seu potencial, não conseguiram encontrar ritmo para dar o salto para a liderança. Conseguiu-o o CFP deixando a luta pelos outros lugares do pódio entregues ao CDUP, SCC e CNIDH que se bateram até à linha de chegada pelos dois lugares disponíveis. Tendo que aguardar pela decisão do juiz de chegada, ficou fora do pódio a equipa do CDUP por 76 centésimos de segundo que foi para o CNIDH (3º) com a 2ª posição (SCC) a pouco mais de um segundo. Um pouco mais de experiência e de maturidade e tinham a esta hora a medalha ao peito. Ou com um rio sem ondulação…
Ainda assim estão de parabéns pela luta e por terem mostrado que podem andar com os da frente.
Quanto aos seniores (veteranos) do 4-SM (Filipe Pereira, Luis Faria, Sergio Bastos e Zeferino Tavares) conseguiram o 3º tempo de uma eliminatória renhida e partiram para a final A com esperanças de atingir o pódio. Numa prova que mais parecia de Remo de Mar, a luta pelos lugares do topo ficou para aqueles que melhor se adaptaram às condições da água e essa foi para o CNIDH, seguido do RCFP e do SCC.
O CDUP ficou na 5ª posição, batendo-se até à linha de chegada pelo pódio desta final muito renhida e com indecisão do vencedor quase até ao fim. Parabéns para eles.

Uma palavra para a organização do ARCO / CNV que esteve inexcedível. Sabia-se da dificuldade das águas mas estes clubes e a CMVC conseguiram mobilizar alguns milhares de pessoas para assistir às provas. E o REMO só assim consegue crescer. Chamando gente para assistir e para divulgar a modalidade.
Quanto ao restante, os comentários hão-de dizer de sua justiça…

14 comentários:

Anónimo disse...

em mais de 10 anos de remo nunca tinha visto largadas tão ridiculas.... Especialmente em 500m onde qq diferença no alinhamento é crucial.
Arbitros agressivos,qdo nas condições que estavam deviam estar a passar tranquilidade aos atletas, faziam o contrario... muito mau.
Todo o sistema estava mesmo mal montado.

Anónimo disse...

Apesar das condições da agua no periodo da tarde não serem as melhores (ninguem afundou), e de algumas dificuldades normais em alinhar as tripulações a organização foi mesmo inexcedivel. As regatas tiveram muito publico assistir e a cidade é muito linda. Gostei!

Micha - Clube Fluvial Portuense disse...

Foram enexcedíveis??? devem ter dado chá e bolachas aos adeptos!!! mas em relação aos atletas foram enexcedíveis em k????
Também é verdade que a cidade é linda!!! Mas fomos lá para conhecer a cidade???
A única coisa que vi foi ''mar''...
Deviam ter vergonha de sujeitar os atletas a condições daquelas. Um dos miúdo que me segurou no barco, ficou com a mão presa entre o meu barco e a prancha por causa das ondas. Esse miudo é que foi inexcedível... PARABÉNS a eles que estavam lá a fazer um esforço enorme para segurar nos barcos e PARABÉNS aos atletas que mantêm este desporto vivo mesmo nestas condições...

Anónimo disse...

ohhh..micha..parece que nunca fizeste regatas no douro junto do teu clube. No restante tens toda a razão. A modalidade merece melhor...

Anónimo disse...

é verdade que o "rio" estava mau. Mas para quem sobreviveu à descida da ria deste ano aguenta tudo.

Anónimo disse...

Concordo plenamente!
Na descida da ria ainda foi pior.ate barcos a ir ao fundo houve!
mas este nacional foi uma vergonha!

Anónimo disse...

Aqui há alguns anos, em 2001 acho, numa taça de Portugal no Porto a acabar em frente ao Fluvial estavam condições semelhantes ou até piores porque havia jet-skis e barcos constantemente a atravessar a pista durante as provas. Em Viana o S. Pedro não ajudou mas na realidade foi justo já que estava igual para todos.

Micha disse...

A descida é verdade que estava péssimo e na altura tambem disse que por mim não faríamos a regata. Ganhámos e mesmo assim acho que foi ridículo fazermos a prova porque aquilo foi uma roleta russa. Mas aí eram shell 8 e quadris a competirem. Remar em Viana em 2x e skiff foi impressionante.

Em relação a este último anónimo que falou na Taça de Portugal no Porto, não me recordo mas é provável que isso tivesse acontecido... Se assim foi que não tivessem realizado a regata. E em Viana não foi justo porque não estava igual para todos. Na minha regata de SKIFF fiquei em 2 lugar,porque o Tito ( atleta do Vilacondense) nem conseguiu largar... Ele ganhou-me de manhã na eliminatória e muito provavelmente ficaria em 2 lugar de tarde e eu em 3 lugar. Ao contrário de muita gente que anda no remo, prefiro ficar em 2 lugar numa prova bastante competitiva do que ganhar sozinho...

Anónimo disse...

o que não gostei foi a cerimonia da entrega das medalhas.... Mesmo mal organizada e negativa em varios aspectos. Isso deu origem a nao estar la ninguem a assistir, e os que estavam iam logo embora qdo recebiam a medalha. ao fim estava deserto.
Chamaram atletas que provavelmente ja nem estavam em viana do castelo, e em vez de assumir isso, aguardaram e atrasaram ainda mais as coisas, quando era claro que ja nao viriam. Alem disso, deviam ter uma postura diferente: se não está alguem para receber a medalha temos pena! A cerimonia devia avançar com ou sem a presença de quem não está.
Tem que haver respeito dos atletas com estas cerimonias, mas com organizações assim, e com chuva, ninguem tem vontade de la ir.

Atleta Veterano ARCO disse...

A Organização de provas de remo é uma tarefa dificil, financeiramente complicada e sempre muito dificil de se organizar. No entanto é sempre com muita satisfação e empenho que quando existe essa oportunidade todos nos no clube (ARCO) deitamos mão á obra. Esta não foi perfeita e teve algumas contrariedades (desde logo a mais dificil o estado do rio) mas todos os que participamos tentamos dar o nosso melhor. Como gostariamos de organizar no futuro outros eventos, seria interessante que enviassem as vossas sugestões para a caixa de correio do clube:

arcoviana@sapo.pt

Obrigado pelo vosso contributo,
Saudações Desportivas,

André disse...

Viva,

Fui hoje à pagina da federação portuguesa de remo e qual não é o meu espanto quando vejo o CDUP na 3a posição do 4- senior masculino... (ver aqui)

É que ao meu lado no podio (Fluvial 2º) vi Infante (1o) e caminhense (3º)... e esta heim?!?!

Super disse...

Caro André

Viste e viste muito bem. Agora o importante é aprender / saber a ler (ver) tudo. Que mais não seja para refletir antes de comentar.
Com efeito o CDUP ficou na 3ª posição conforme consta na classificação das ELIMINATÓRIAS. Se olhares para a classificação das FINAIS, irás LER a classificação que presenciaste, com o CDUP a ficar na 5ª posição como publicado no "post".
Aproveito para dar a minha opinião acerca de alguns dos comentários: Uma coisa são as provas nacionais, organizadas pea FPR e que deveriam cumprir aquilo que os regulamentos determinam - largadas fixas, aguas paradas, regeiras, pistas balizadas, ... - outra são provas particulares de promoção da modalidade, como foi a regata de Aveiro onde o CDUP esteve presente e afundaram as suas duas tripulações. Nas provas da FPR, os clubes PAGAM para participar, nas provas particulares, esse esforço é dos clubes. As provas particulares servem para os clubes promoverem o Remo e dar oportunidade aos atletas de competir e confraternizar, Nas provas da FPR discutem-se TITULOS NACIONAIS. Portanto, é minha opinião que o desafio lançado ao ARCO / CNV para organizar este Nacional de Sprint é de louvar e aplaudir. Mas eles tiveram que cumprir um caderno de encargos e encher os bolsos à FPR que "vendeu" esta prova, à semelhança de todas as outras que são organizadas pelos clubes sob a égide da FPR.
E os milhões que são dados pelo erário público à FPR para promoção da modalidade, não podem servir só para pagar os custos aministrativos da FPR, sem qualquer retorno aos clubes.
Basta ver os recentes cortes anunciados e que serão motivo de um "post" lá mais para diante.
Abraço.

Anónimo disse...

La porque ja houve regatas em que o rio nao esteve em condiçoes para a pratica do remo, isso nao pode servir de desculpa.

"Ah e tal, na descida da ria esteve pior por isso tambem temos que remar assim e sujeitar-nos".. As regatas anteriores deviam era servir de exemplo para que os aspectos negativos nao se repetissem

Anónimo disse...

Exactamente. Há que aprender com erros e não estarmos à procura dos maus exemplos para nos justificarmos.

Quanto as organizações originalmente federativas "vendidas" aos clubes, o Carlos tem razão. É uma boa forma de a FPR se baldar a custos se bem que receba as respectivas verbas do Estado (por alguma razão temos os montes de campeonatos nacionais que temos). E depois vai de rebentar com a massa em "custos de administração" que, entre outros, vão dando uns passeios e mordomias valentes a 1/2 dúzia iluminados e uns cobres para amigos advogados e que tais para fazer brotar regulamentos, alterações a regulamentos,pareceres e contratos, para além de processos disciplinares perfeitamente inconsequentes. Quando cobrará um advogado por cada um destes actos? Um dia veremos.

No entretanto, deixou de se apoiar as associações e de pagar aos clubes (já lá vão dois anos)e agora vêm com os cortes por causa da crise.

Crise já vive o Remo há muito. Cerca de 6 anos.