quarta-feira, setembro 14, 2011

PORTUGUESES EM PLOVDIV

Já estão na Bulgária, em Plovdiv as duas tripulações portuguesas que irão participar no Campeonato Europeu de Remo e que terá lugar entre os dias 16 e 18 deste mês.
Como já referido, Portugal estará presente com as equipas de 2XLM (Pedro Fraga e Nuno Mendes) que se apresentam com ambiciosas expectativas e com o 4-LM composto pelo Nuno Coelho, Jorge Carvalho, Ricardo Carraco e Diogo Pinheiro que irá lutar por um lugar prestigiante, mas fundamentalmente para mostrar a sua raça e o seu valor. Uma tarefa difícil mas face ao numero de adversários levam a expectativa de atingir a final A. São apenas 8 os barcos inscritos nesta categoria: POR; BLR; CZE; ESP; HUN; ITA; RUS; SRB.
Já o 2XLM tem 14 equipas inscritas: AUT; BLR; BUL; CZE; GBR; GRE; HUN; ITA; LTU; POL; POR; RUS; SVK e TUR
Esta tripulação de 4-, composta por valores emergentes do Remo nacional e pelo “veterano” Coelho apresenta-se neste campeonato após uma convocatória feita pouco mais de um mês antes, ainda em pleno período de férias dos clubes, não lhes foi apresentado qualquer plano de treinos e, fundamentalmente, apenas realizaram 5 (cinco) treinos de conjunto em Portugal. Ora, como é sabido, não estando o nosso remo tecnicamente homogeneizado, é difícil encontrar o “conjunto” necessário para uma tripulação ter o andamento necessário para um embate desta natureza. E esse andamento só se consegue com muitos, mas mesmo muitos kilometros.
Portanto, não se trata de “crucificar” estes valorosos atletas, mas sim de tentar entender como funciona uma equipa técnica paga a “peso de ouro” e que poucos ou nenhuns resultados tem apresentados. Será que acreditam nestes atletas ou eles serviram de “cobaias” para justificar mais umas viagens?
As tripulações presentes neste Campeonato tem o seu primeiro confronto na 6ª feira, a partir das 11:20 locais (2XLM) e 11:45 (4-LM). O 2XLM corre para as semifinais A/B enquanto o 4-LM faz o apuramento para as finais A/B. Passam os 3 primeiros de cada manga. Ao 4-LM basta-lhes não ficar em ultimo.
Boa sorte rapaziada.

3 comentários:

remador AAC disse...

Acho muito interessante as opções da equipa técnica portuguesa(sem querer obviamente desvalorizar os atletas do 4-PL). Sou atleta da académica e estive presente no campeonato europeu de universitários, obtive um 2o lugar, e nem um elogio nem felicitações recebemos da federação! Com uma grande diferença para este 4-PL, tivemos 2 meses e meio de preparação, e definimos um objectivo, VENCER! Ainda que este evento seja considerado de menores dimensões posso desde já dizer que a equipa que terminou em 1o (alemanha)que terminou apenas 1 segundo a frente da AAC era composta por um campeão mundial sub 23 e um 4o lugar no mesmo campeonato! Tenho pena que não sejamos valorizados, e que nao tenhamos oportunidade de trabalhar de forma a termos altos objectivos! Vamos fazendo estas regatas e os possiveis para mostrar que há atletas em portugal com muito valor! Boa sorte aos que vão competir no Europeu!

Anónimo disse...

É...
Eu também acho que sim!
Viva á AAC.

Anónimo disse...

Caro AAC, que barco fizeste no nacional e em que lugar ficaste? apenas por curiosidade pois não sei.