quinta-feira, setembro 01, 2011

FILOMENA FRANCO EM LONDRES 2012


A skiffista lusa Filomena Franco em 1XASW conseguiu hoje o apuramento para os Jogos Paraolimpicos que se realizarão em Londres 2012 ao alcançar, tal como previsto e desejável, o 2º lugar na final B atrás da atleta da POL. A luta pela 2ª posição iria ser entre a atleta portuguesa, a dos USA e da RUS, ficando um pouco surpreendentemente esta ultima na 3ª posição e a da USA no 4º posto.
Com uma boa largada, a portuguesa liderou a prova até cerca dos 200m mas a mais valia da POL marcou a diferença e a meio da prova já comandava com algum à vontade. A Filomena, sempre com um ritmo (voga) mais elevado foi marcando a distância para as suas directas adversárias e nem um erro de rumo a fez perder o lugar, alcançando com mérito a 2ª posição final e consequentemente o desejado apuramento. Parabéns para ela e para todo o seu esforço.
Como nota particular e uma das coisas que me faz gostar da modalidade é que o Remo é uma modalidade que não está sujeita a critérios exógenos tais como a sorte, a bola à trave ou outras desculpas por vezes “esfarrapadas”. Ou se treina e anda, ou não se anda. É como a história dos patos e dos falcões. Depois, resta alcançar um estatuto, o mesmo que o nosso 2XLM atingiu, para serem pormenores que ditam a diferença entre os melhores.
Amanhã, por volta das 15:00h portuguesas é dia de assistir às finais C com a presença do Diogo Pinheiro em 1XLM e a Carla Mendes em1XLW. A Carla será a primeira (15:54 locais) a entrar em acção e terá como adversárias a ESA; SWE; IRL e THA.
O Diogo irá largar 6m depois, às 16:00h locais e a sua manga é composta pelas seguintes tripulações: ARM; ANG; ALG; POR; AZE; THA.
Deseja-se que estejam ao seu melhor e provem que tinham lugar na final B, em especial o Diogo, um atleta com muito futuro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem... após alguns posts e outros tantos comentários parece que vais ter de engolir um sapo!! Afinal a Mena conseguiu o apuramento (como se previa)! Basta ver os tempos ;)...

Cristóvão Jesus