quinta-feira, setembro 08, 2011

Jogos Náuticos do Atlantico 2011

Antes de voltar a noticias mais recentes, lembrei-me que decorreram entre 24 e 28 de Julho em Bideford – North Devon, Inglaterra os Jogos Nauticos Intercélticos e que contaram, entre outras modalidades, com o Remo no seu cartaz.
Após uma consulta dos resultados, a equipa portuguesa obteve um dois 3ºs lugares em 2XJM e em 4XJM, ambos entre 6 concorrentes embora em 4XJM fosse exequo com a equipa de Pays de La Loire.
A comitiva portuguesa era composta por quatro atletas juniores masculinos escolhidos pelo SCC e ADCJCerveira por “imposição” da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, a patrocinadora da deslocação. A limitação financeira não permitiu uma maior participação.
A falta de entendimento entre os vários municípios da Área Metropolitana do Porto assim como a falta de uma política concertada de Desporto tem retirado iniciativas da região Norte e do Grande Porto em particular, assim como limitado a participação dos seus atletas em grandes iniciativas além-fronteiras. Ficam só os apoios financeiros camarários para os eventos elitistas…
O próprio conhecimento da iniciativa e da participação portuguesa ficou longe de chegar aos interessados. Mas esse mal já vem sendo crónico, senão vejamos o destaque que é dado no site da FPR às actividades. Isto para não falar no facciosismo da informação. O apuramento da dupla Olimpica Fraga / Mendes só foi noticiado no site oficial da FPR pelo menos dois dias depois de se ter verificado, contráriamente a outras tripulações presentes no mesmo campeonato. Ou então o destaque que está a ser dado às duas tripulações (2XLM e 4-LM) que irão estar presentes no próximo Europeu.
Fica aqui o registo e os resultados da participação lusa:

2XJM
1º Brittany
2º Pays de La Loire
3º Norte Portugal (Américo Pereira ; Raul Valente)
4º Basse Normandie
5º Corwall
5º Devon

4XJM
1º Brittany
2º Basse Normandie
3º Pays De La Loire
3º Norte Portugal (Ruben Pereira; Thomas Mendes; Américo Pereira; Raul Valente)
5º Corwall
5º Devon

Sem comentários: