domingo, setembro 18, 2011

PORTUGUESES EM GRANDE

Os atletas portugueses presentes neste Campeonato da Europa estiveram à altura das expectativas. Estão de parabéns não só pelos resultados, mas pela atitude e carácter demonstrados.
Todos nós torciamos pelo lugar mais alto do podio (e acredito que tudo fizeram por isso) para O 2XLM que obteve um prestigiante 3º lugar, demonstrando que continuam na ribalta do Remo Europeu e Mundial. Continua a ser uma demonstação de que trabalhar à margem da actual equipa técnica nacional dá frutos.
Já a tripulação do 4-LM foi atirada às feras sem lhes darem tempo nem condições para atingir mais altos voos. Ainda assim fugiram ao ultimo lugar vencendo categóricamente a final B e demonstrando que tinha lugar na final A. 8 centésimos de segundo impediram-nos de estar entre os melhores. E mereciam-no pela raça e valor que já provaram que tem.
É esta a realidade que nos ultimos anos tem acompanhado a modalidade. Muitos e bons valores são perdidos por falta de organização, de planeamento e de liderança. E os clubes são coniventes com esta realidade. Fazem um excelente trabalho na captação e formação de bons atletas e depois estragam tudo na hora de lhes dar continuidade, pensando no curto prazo, no mediatismo e interesses pessoais. E os bons atletas acabam por virar as costas à selecção. Estas excepções provam que os atletas portugueses, desde que bem trabalhados, estão à altura dos melhores.
Não são os discursos de ocasião do dirigente máximo da FPR, acusando entre linhas os clubes e dizendo que "devemos aproveitar de uma forma positiva" estes resultados que vão mudar este panorama. É preciso atitude e uma mudança radical na relação entre todos (sem excepção) os agentes da modalidade. E com estes resultados torna-se complicado porque continuam a "viver" à sombra do que não constroem.
Parabéns a todos os atletas, e em especial aos que nos representaram internacionalmente (não só neste Europeu). Abdicando de muitas coisas, fazendo muitos sacrificios, deram o seu melhor e quando assim é, não podem ser acusados de nada.
Voltando aos resultados dos nossos compatriotas, foram os seguintes:
2XLM - Pedro Fraga / Nuno Mendes - FINAL A
1º ITA (6:28.83)
2º GRE (6:31.84)
3º POR (6:34.08)
4º POL (6:37.15)
5º HUN (6:38.67)
6º GBR (6:39.44)

4-LM - Nuno Coelho/Jorge Correia/Ricardo Carraco/Diogo Pinheiro - FINAL B
1º POR (6:33.65)
2º BLR (6:41.99)

2 comentários:

APARADO disse...

Continuamos a ter “estórias” contadas da melhor maneira de se fazer passar a mensagem errada. Ao ler a noticia no sitio da FPR sobre o LM4- no ERC fiquei curioso com a referência " ....Numa prova em que só o recurso ao fotofinish permitiu saber quais as equipas classificadas.....", e vai daí tentei ver o referido "photofinish" no sitio da FISA porque cada vez que uma prova é decidida através desse recurso fantástico, são os tempos e imagens que fazem a classificação final. Mas não foi assim que se passou e basta ver a referência á prova http://80.83.47.230/pdfresult/000000461_R_10_LM4-_0045_R.CP.PDF para ver que não houve recurso a nada, para estabelecer a classificação final. Não fazendo crítica aos atletas, que aproveitaram a oportunidade de participar num evento de alto nível, mas como já aconteceu em outros eventos internacionais não tiveram mais que o penúltimo lugar mas desta vez só eram 8 participantes. Só houve 2 eliminatórias e uma repescagem, ou seja, em 3 provas que fizeram só em uma tiveram 5 opositores e em todas elas só conseguiram ficar à frente da BLR. Temos que ser correctos com a história mesmo ficando com o “oitavo” lugar.
Boas análises, e uma época melhor para todos.

Anónimo disse...

Oh aparado, tu deves ser aparado do cerebro e devem-te ter retirado os olhos...!! não sei se reparas-te nos tempos! a diferença que ha.. quem te dera a ti um dia poder andar a este nivel num 4- ou noutro barco qualquer! repara da diferença de tempos do primeiro da repescagem para o ultimo... Tu deveste achar o maior.. Um dia quando ganhares algo e conseguires andar ao nivel deste 4- avisa para eu poder ver, porque gajos aparados nao valem nada...