quinta-feira, setembro 18, 2008

Encomendem as Faixas

A AAC está prestes a fazer a festa. Num ano em que a luta estava a ser renhida pelo 1º lugar entre o RCFP e a AAC, com o Ginásio na expectativa e a morder os calcanhares, o RCFP ao atirar a toalha ao chão entrega a 1ª posição á AAC logo seguido pelo Ginásio no 2º lugar.
A desistência do RCFP nesta luta coloca-o na 3ª posição final do Ranking, independentemente dos resultados do Sprint. A actual diferença de 52 pontos entre a AAC e o Ginásio, que podem ser de 72 caso a FPR considere as penalizações enviadas anteriormente e não desmentidas, deve ser difícil de anular tanto mais que a AAC no Sprint vai jogar em "casa", tendo inscrito toda a sua "Armada". Falta considerar as classificações das duas regatas de iniciados Femininos (2X, 4X) que irão ser realizadas após as eliminatórias do Sprint e partindo do principio que as classificações dos Encontros de Infantis e Iniciados serão (injustamente) homologados, já que a FPR ainda não disponibilizou os resultados "oficiais"
Interessante é a posição dos clubes por Sexo.
O CNIDH lidera nos Femininos enquanto o o Ginásio é o melhor nos masculinos. A AAC e o RCFP são os mais regulares ocupando a 2ª e 3ª posição respectivamente em ambos.
A tabela quando falta uma regata (mais as de iniciadas) para o fim do campeonato é o seguinte:


1º AAC - - - - 1144 ptos ----------Masc. 2º (744 ptos); Fem. 2º (400 ptos)
2º Ginasio - - 1092 ptos ---------Masc. 1º (758 " ); Fem. 4º (335 " )
3º RCFP - - - 1060 ptos ----------Masc. 3º (702 " ); Fem. 3º (358 " )
4º CNIDH - - 885 ptos ----------Masc. 5º (469 " ); Fem. 1º (416 " )
5º SCP - - - - 681 ptos ----------Masc. 4º (527 " ); Fem. 7º (154 " )
6º CNL - - - - 482 ptos ----------Masc. 9º (282 " ); Fem. 5º (200 " )
7º SCC - - - - 475 ptos -----------Masc. 6º (419 " ); Fem. 13º ( 56 " )
8º CDUP - - - 470 ptos --------- Masc. 11º (272 " ); Fem. 6º (198 " )
9º ARCO - - - 418 ptos ----------Masc. 12º (267 " ); Fem. 8º (152 " )
10º ANL - - - 402 ptos ----------Masc. 8º (339 " ); Fem. 11º (63 " )
-------------------------------------------------------------------------
24º CACIA - - 23 ptos -----------Masc. 23º (37 " ); Fem. 24º (0 ptos)

Como nota de rodapé, a tabela utilizada é aquela que reflecte a pontuação efectiva e alcançada pelos clubes. A subtracção de pontos feita pela FPR não é clara e não existe registo oficial de todas as decisões. Sabe-se que o Ginásio perdeu 20 pontos, o CFV 40, o CDUP 10, entre outros.

4 comentários:

Anónimo disse...

É pá...
viva os campeões!!!
sinto que a minha vida ganhou novo significado.
não tinha a certeza do que era...o super homem, homem aranha...não!!!
são os pontos do campeonato.
são os meus herois. todos voçes.
dou os parabéns ao CNl que consegue um fantástico 6 lugar.
podemos propor esta atribuição de pontos à FISA. seguimos o exemplo do CNl (nada contra o CNl), levamos toda a comitiva a todas as provas, aliás propomos mais campeonatos do mundo porque 1 só não chega.
camp. do mundo de fundo,
cmp do mundo barcos curtos e longos,
camp do mundo de sprints
de yolle,
de banco fixo (há que voltar aos tempos antigos)
camp do mundo de barcos com mais de 20 anos.
e assim seremos os melhores do mundo. resu
resultados para que...muita gente, que termine provas. remar bem e ter uma boa performance é apenas mais um ponto de vista.
A mediocridade depende do ponto de vista.
é apenas uma oportunidade de melhoria.
estou um verdadeiro português.

Anónimo disse...

Parece que a subida do CNL no ranking nacional anda a fazer muita comichão a muita gente! O que muita gente não percebe é que a estratégia do CNL não tem nada a ver com pontuações mas sim com o simples facto de pôr as pessoas a remar, a participar e a envolverem-se com a modalidade. Mentes mediocres como as das pessoas que criticam esta política deviam estar mais preocupadas com o facto de não haver regatas para além dos campeonatos nacionais, pelo que se novos atletas querem participar em regatas, têm que ir a campeonatos nacionais. É também de notar que se tratam de pessoas que começaram a remar em séniores e que não tiveram o percurso que grande parte dos atletas tiveram. Ao invés de criticar, vocês deviam era valorizar estas pessoas que começam agora o seu percurso nesta modalidade e incentivar a que o mesmo se passe nos vossos clubes. A mediocridade começa nos clubes, não na federação! Tenham vergonha das vossas palavras e comecem é a promover o remo nos vossos clubes e a renovar instalações em vez de terem clubes a funcionar dentro de contentores... Fiquem bem!
Ps: tenham a decência de assinar os vossos comentários.

Super disse...

Caro Manuel Barroso

Embora o comentário anterior me atinja directamente, nunca foi minha intenção denegrir o excelente trabalho que o CNL tem feito, antes pelo contrário. Para um clube que esteve praticamente extinto tem feito um esforço notável e como tal merece os meus sinceros parabéns. A minha critica vai para o estado actual do Remo que permite e incentiva que atletas esforçados que infelizmente descobriram tarde a modalidade corram contra atletas de carreira.
Subscrevo a critica da falta de regatas, assim como da forma como é feito o ranking. Mas é o que temos e não deixa de ser uma constatação que o CNL vai a todas e, se em Veteranos está dentro da mediania, em Séniores é um descalabro. A actual politica competitiva promove a baixa competitividade e a mediocridade.
O CDUP "renasceu" da mesma forma só com uma pequena diferença. Foi buscar os veteranos que estavam inactivos e esforçou-se e esforça para que eles participem no crescimento do clube. O nivel do Remo é que é tão baixo que permite que "velhos" andem tanto como os novos.
Para um clube como o nosso que à 5 anos atrás andava abaixo do 20º lugar estar neste momento a lutar com vocês pelo 6º lugar não é promover a modalidade? Só que nós só vamos com quem sabe remar, pelo menos em séniores.
E se ainda estamos em contentores, não é por falta de esforço para ter melhores condições mas sim de guerras politicas e de politicos.
Vocês também tiveram a vossa travessia do deserto e o vosso "Engenheiro da Ferrari"...

Anónimo disse...

O CNL que se manque, que é mesmo assim. Vão a provas da ARL? não me parece... querem envolver pessoas na modalidade? Excelente, mas a mim parece-me que desdobrar pessoas 3 e 4 vezes no mesmo dia não é envolver, é sim ir buscar cada ponto, por mais miserável que seja o barco e por pior figura que se faça. Não me parece correcto da parte de quem organiza tripulações fazer tal exploração dos atletas. Pensa antes de falar Manuel Barroso. E se alguns estão em contentores, a lutar por melhores condições, a treinar com tudo o que têm, vocês bem podem estar caladinhos porque estão muito piores. Treinar é mentira, condições materiais nem se fala.. tem 4 paredes a cair de podre.. qualidade dos atletas é o que se vê...respeito uns pelos outros.. nunca vi!
Luís