domingo, maio 03, 2009

CDUP em Coimbra

Foi durante o dia de ontem que se realizou a Regata Internacional da Queima das Fitas, em Coimbra, com a presenças de inúmeros clubes espanhóis para além das principais equipas nacionais.
O dia foi preenchido com regatas de Remo jovem na parte da manhã e as provas para absolutos na parte da tarde.
Um bom dia para as cores do CDUP que atingiu praticamente todos os seus objectivos.
As provas da manhã caracterizaram-se por várias mangas sendo os resultados finais obtidos pelos tempos alcançados. Alguma injustiça neste método pois a manhã começou com bastante vento contra, tendo com o correr do tempo diminuído de intensidade e de direcção, o que valeu fazer as finais da tarde com vento variando entre o lateral e a favor. O melhor período do dia foi entre aproximadamente as 11:00 e as 16:00 horas com o rio liso e sem vento.
No remo jovem, o primeiro a entrar em acção foi o Daniel em1XM Juv. Mostrou muita raça e a evolução que está a ter é digna de registo. O tempo alcançado valeu-lhe a 12ª posição entre 22 inscritos sendo o 5º melhor português.
A primeira participação feminina foi no 1XF Inf. onde a Beatriz chegou, após luta renhida até ao final da sua manga com a atleta espanhola do CORVERA, na 2ª posição o que lhe valeu o 3º lugar final e ser a melhor portuguesa. Numa categoria que teve 24 inscrições, as vencedoras foram duas atletas do CORVERA.
No 1XF Ini. entrou primeiro em acção na 2ª série a Mariana onde, numa prova disputadíssima e com uma final emocionante, venceu sua manga deixando para trás a atleta da AAC.
Na manga seguinte, a Sara teve um comportamento muito positivo, o que lhe valeu a vitória destacada da 3ª série. Os tempos finais não espelharam devidamente o seu contributo mas são das contingências deste método.
Na classificação final a Mariana obteve um brilhante 2º lugar atrás da espanhola do VEGADEO, vencedora da 1ª série, ficando a Sara com o 6º melhor tempo numa categoria onde estavam inscritas 18 tripulações.
A parte da tarde destinada a Absolutos também foi muito positiva.
Sendo o apuramento obtido pelo confronto directo, em 4 equipas inscritas o CDUP participou em 3 finais. Apenas não o conseguiu em 2XM com o Afonso Batista e o Paulo Lima tendo ficado em 4º na sua manga de apuramento. Apurava os 2 primeiros.
Em 4-, eram apurados os 3 primeiros de cada série tendo a tripulação composta pelo Filipe, Faria, Sérgio e Zeferino obtido a 3ª posição, numa eliminatória controlada. A final foi marcada por um episódio caricato e nada prestigiante para a organização quando permite que um barco de turismo circule bem no meio da pista com elevados riscos para os atletas e para a verdade desportiva. As tripulações que seguiam nas pistas exteriores foram grande parte do percurso debaixo da ondulação que esta fazia. Como se não fosse suficiente e dado que as tripulações eram mais rápidas, sobre a linha de chegada a equipa do CNV teve que estacar para não desfazer o seu barco, mas mesmo assim não deixou de bater no barco de turismo. É claro que na ponta final as tripulações das pistas do meio correndo o risco de bater levaram alguma vantagem o que fez com que o 3º lugar que o CDUP trazia acabasse na 5ª posição final.
Em 1XF a Mª da Luz não fez por menos e na sua eliminatória obteve confortavelmente a 2ª posição atrás da AAC. Não tive acesso ao resultado da final mas ficou entre o 5º e o 6º lugar o que por sí só é digno de louvor atendendo a que só rema nas competições.
Na prova rainha, o 8+M o CDUP foi reforçado com dois importantes e valorosos atletas do PCale.
Sem treinos, fez uma eliminatória muito boa e numa chegada praticamente conjunta com a AAC obteve o apuramento para a final.
A final não teve correspondência com o esforço realizado. Numa largada merecedora de contestação (já tive oportunidade de ver as fotos) as tripulações do CDUP e do CNIDH foram claramente prejudicadas, largando claramente atrás, estando a equipa do CNIDH com o barco completamente desalinhado. Ao fim de 3 remadas estas duas equipas já estavam com uma embarcação de atraso o que mantiveram até ao fim. Nesta luta a dois, o CNIDH foi mais forte na ponta final e venceu ficando o CDUP com o 6º posto. A vitória sorriu ao Fluvial que merece os parabéns, tendo feito uma largada muito boa e muito compacta o que reflecte o bom trabalho que tem feito. Vamos ver na próxima semana, na Internacional de Gondomar se mantém esta boa prestação.
Para além do episódio do 4-, a organização merece alguns reparos ao permitir barcos de vela e outros na zona de recuperação e no atraso que as provas tiveram, parte dele provocado pelo sistema de largadas com as regeiras completamente desalinhadas e obrigando as tripulações a ter que circunda-las. Tirando este aspectos a melhorar, estão de parabéns podendo mesmo ser considerada a melhor regata do calendário nacional. A melhor desta época foi, de certeza.
Foi um grande dia em grande. Valeu o esforço.

Sem comentários: