terça-feira, maio 19, 2009

Chamar os Bois pelo Nome

É impossível ficar calado com esta fraudulenta Direcção da FPR.
Bem me esforço, mas não é fácil.
Não vou comentar todas as jogadas de bastidores e truques para que a Regata Pirilampo não se realizasse, sendo certo que andam a pôr velinhas e a fazer promessas à Virgem para que algo de menos bom aconteça. A última foi convocar uma reunião das Associações Regionais para o dia da Regata. Enfim...
Acontece que a sua organização é da responsabilidade do CDUP e da CERCIGAIA, com o apoio da ARDP. São estas duas instituições que suportam o investimento, o processo administrativo e burocrático pois desde a primeira hora a ARDP disse que não tinha capacidade de se aventurar a organizar regatas porque a FPR não tinha pago nem sabiam quando isso iria acontecer. É verdade que a FPR é CALOTEIRA pois também ainda não nos pagou nem responde aos mails, assim como a outros clubes vizinhos. Já não falo de fornecedores, pois em off vão-se queixando mas não querem criar problemas.
Hoje fiquei atónito quando, ao percorrer o site da FPR vejo lá um calendário provisório e, para meu espanto dou de caras com a Regata Pirilampo no Calendário de Actividades de 2008-09 sob organização da ARDP. Uma Federação que excomungou esta iniciativa, a quem , sendo cordialmente e institucionalmente solicitado o apoio e participação nesta iniciativa em prol do desenvolvimento do Remo renegou essa ajuda e andou pelos bastidores a boicotar e a influenciar outras instituições para não darem o seu apoio, vem agora inscrever a sua realização no calendário. Fico contente com isso embora saiba que é para tirar proveitos políticos disso. Agora que atribua o seu a seu dono. O mentor e organizador é o CDUP. A ARDP é parceiro.
Outra situação que me deixou de boca aberta foi a alteração ao OPEN Indoor. Agora passou a duplo Campeonato Nacional, até com a presença de estrangeiros (é SCHENGEN a chegar ao Remo). Tudo isto para "legalizar" os votos dos clubes de "Remo Inclusivo" e de outros que está a criar. (ou das "rasconetes", não sei.)
Já não lhe chegava ter comprado o voto com um tacho na Equipa Tecnica Nacional ao presidente da ANTIREMO.
Esqueceu-se foi de apagar as propostas de fim do Nacional de Fundo e dos Campeonatos dos mais novo, propostas já discutidas, decididas e aprovadas em AG.
Ou será que não foi esquecimento???

35 comentários:

Anónimo disse...

Pelos vistos, nada de novo no remo português.

Vai ser até ao afundanço final. Disso não haja dúvidas.

De resto, caro Carlos, também não é isso que importa.

O que realmente importa ao grupelho que se instalou (diga-se ilegalmente) é conseguir tacho aqui tacho ali. É que o futebol já foi chão que deu uvas e agora anda debaixo de olho.

O António Rasão Marques e o Carlos Bispo, ávidos de protagonismo (porque, coitados, de outra forma nunca o conseguiriam), fazem o jeitinho.

Pobres diabos! Quando tudo isto acabar bem podem emigrar.

Quanto a pagamentos, a dívida continua alegremenete a crescer. E responder? Para quê? Recorram aos tribunais, como ele costuma dizer!

Só queria que as pessoas do Caminhense, do Cerveira, da ARD viano do Castelo, do Infante de Montemor, do Clube Naval Setubalense, do Clube Naval de Lisboa, do Fabril do Barreiro e do Carlos Jorge e companhia se se sentem bem com a sua consciencia.

Sim, porque esses já devem ter recebido.

Ao que chegámos.

Quanto à Regata Pirilampo, eu exigiria que fosse retirada a referência no site da FPR.

Até porque esta "nova" versão do calendáruio nacional é uma mentira pegada. Grande parte do que ali consta nem sequer se realizou. E depois é encher com Remo sem Limites e Remotour,etc. só para parcer que se faz muito, quando na verdade pouco au nada se faz.

E se alguém faz ainda são as associações regionais e os clubes, muito embora a FPR não lhes pague sequer o que lhes é devido por regulamentos, leis e contrato.

É a pura sacanagem!

Mas o pessoal nem se importa.

Cada vez dou mais razão a um aamigo que há uns anos se afastou do remo. Dizia ele que o remo estava condenado a naão sair da cepa torta.

Fiquem bem.

Anónimo disse...

Como é possivel criticar a FPR de não querer participar na regata do Pirilampo (pertença do CDUP),depois de terem sido enxovalhados á força toda neste blog.
Burros eram eles se depois de terem sido insultados ainda de emprestavam meios tecnicos e logisticos para a "tua " regata.
Diz lá que não é cara de pau da tua parte depois de tudo o que disses te das pessoas e continuas a dizer ,ainda querias que eles te ajudassem ;dizias tu,para o bem do remo.
Se querem o bem do remo ,parem de ser mesquinhos e procurar piolhos na cabeça de um careca ,porque toda a gente os vê,esforcem se mais para desenvolver o remo dentro dos vossos clubes em vez de só andarem a dizer mal de tudo e de todos.
Porque a federação não presta nem quem está lá ,mas para ires lá pedir ajuda para organizar a tua regata ,já servem.
Tentem crescer como treinadores ,como atletas e mesmo como pessoas e só assim é que o remo vai evoluir.
Já chega não achas ?

cumprimentos josé m.

Super disse...

Caro josé m.
Esta direcção está lá a mais e indevidamente. Isso é um dado adquirido. O desenvolvimento e o bem do Remo ultrapassam as questões e quesílias pessoais. O pedido que foi feito, não era pelo que iriam fazer, que o mais certo era estorvar com o já o fizeram no passado recente, mas estar presente na representatividade e sinergias que se poderiam tirar.
Além disso o pedido que foi feito foi-o com base nas afirmações dos responsáveis da FPR. Que tinham o que foi pedido e eram os melhores do mundo a fazê-lo. Foi um pedido de cordialidade e, como manda a boa educação e boa prática, institucional para não sermos acusados de não o fazer. Não quiseram estar presentes porque achavam que iriam perder protagonismo.
Agora andar nos bastidores a dizer mal, a boicotar e por fim inscrever no calendário de actividades é que não lhes fica bem. Ainda por cima, não querendo reconhecer os seus verdadeiros organizadores. O seu a seu dono.
Bem sei que temos que defender os nossos tachos e os interesses dos nossos amigos e familiares mas há comentários que só nos ficam mal.
Todos nós conhecemos esta nossa realidade.

Anónimo disse...

374.000 euros em 4 anos. Aos que votarma em RM, o que acham que vai acontecer quando o buraco financeiro crescer até valores insustentáveis? Sabem quem vai pagar a vossa miopia? Como na segurança social, paga quem vier a seguir. Ainda há gente muito burra... Falta cá o Carlos Queirós a varrer a m... toda que há no remo. Talvez aí passássemos a ser uma modalidade de massas, como já fomos - para aqueles que ainda se lembram de primeiras páginas de jornais e revistas desportivos dos anos 60 e 70...

Vieira disse...

E que tal reunir todas as peripécias da federação e mandar a um canal de televisão ( tipo nós por cá da sic), para dar a conhecer ao país o que é (ou não) feito com o dinheiro dos contribuintes? de certeza que alguém lá se iria interessar, e assim de certo modo não estaríamos sozinhos...

Notícias do Rio disse...

E quanto ao que realmente interessa: qual o horário das diversas provas? Queria ver se conseguia dar lá um salto e só encontro os dias...

Super disse...

Amigo "Noticias do Rio"
As actividades são durante os dois dias, com início pelas 10h da manhã. No entanto as regatas estão agendadas em ambos os dias para as 15:30. No dia 23 é feita com os atletas da ARDP e no dia 24 com os cracks desta iniciativa, os atletas das várias instituições de apoio aos jovens com deficiência intelectual.

Jקedrס disse...

Esta regata vai ser um sucesso!!!!!

Laststroke disse...

Noticias do Rio, se visitares o Laststroke o programa da regata foi divulgado recentemente. Com dias e horas! :)

Anónimo disse...

Realmente, ainda há pessoas capazes de dizer os maiores disparates.

Então o José m. ainda acha que esta direcção federativa merece a mínima consideração?

Aquilo é um grupelho só comparável às piores ditaduras sul americanas.

Usurparam o poder, apropriaram-se de bens comuns, insultaram pessoas e instituições,... São gente sem pinga de vergonha e que bem se marimba para o remo.

Eles usam é o Remo para se promoverem.

E diz que já chega?

Nem queira saber. Ainda a procisão vai no adro.

Para já calemo-nos! Verá que há muita maneira de catar piolho. Na cabeça do careca ou não.

Anónimo disse...

Repara com atenção o número de atletas que tinhamos no ano anterior aos jogos e os que temos este ano. Repara com atenção na competitividade das regatas e na presença de atletas que até poderíam dar mais do que aquilo que deram.
Vamos acabar por ficar com miudos que depois de entrarem na faculdade, deixarão de remar. Porquê?! Porque já não há o remo que havia.

Cumprimentos

Anónimo disse...

As afirmações não ficam mal porque não estou a insultar ,nem a dizer mal de ninguém..
E eu não tenho proveito nenhum de maneira possivel com esta situação só acho deploravel naquilo que o remo se tornou nestes ultimos anos.
E acho triste que esra nova geração que etá nos clubes e direções actuais ,se preocupe mais com desviantes do remo ,do que a propria modalidade em si.
Porque politiquices sempre houve ,desde sempre.


cumprimentos jose m.

Anónimo disse...

Continuas a não dizer nada caro josé m.

Ao contrárioo de ti eu acredito "nesta nova geração".

Os que me arreliam e me deixam perplexo em relação ao futuro desta modalidade que há muitos e muitos anos eu elegi como a minha paixão, são os "velhos abutres".

O que eles conseguiram, para além da manutenção dos tachos, foi criara uma cisão no remo que levará anos a sarar.

E porquê?

A título do quê?

Claro, o Rascão (que nome mais apropriado) acha que o remo tem que mudar mas sem as pessoas do remo.

O que está a dar é o remo inclusivo, pelo menos na medida em que dá os votos necessários a conquistar o poder. É de uma hipocrisia e de uma falta de ética sem precedentes o aproveitamento que se faz do dito remo inclusivo. Isso é que é!

Pelo caminho arrasam-se instituições (APAR, ANAR, CDUP, etc.), insultam-se pessoas que muito deram e dão pelo remo.

Enfim as maiores baixezas!

Anónimo disse...

Deviam era despachar este elenco todo, desde a Direcção até aos elementos que fazem parte dos quadros da FPR e deixar a nova geração criar uma casa nova. Ou ao invès é deixá-los lá a todos e criar uma federação de remo olímpico ou de remo competitivo, ou ainda uma Aaociação Nacional de Prática de Remo Olímpico.

Anónimo disse...

Porra!!!

Onde isto chegou!

Oh Rascão, ainda não chega?

Carago!!!

Anónimo disse...

Bom isto tá memso bonito, tá!

Acabei de saber que, mais uma vez não vai haver árbitros disponíveis.

Agora é no campeonato regional de Setúbal.

Parece que enquanto não pagarem os milhares que a federação lhes deve, há árbitros que não vão mais a provas.

Tá bonito, tá!

E vai ao fundo...

Sim senhor Rascão. Tás em grande!

Anónimo disse...

Contninuo a dizer que esse aproveitamente de votos sempre houve,e se a lista que nao foi eleita se o tivesse sido tambem tinha sido com votos de remo inclusivo.Mas esta politiquice toda o que é que faz o remo melhorar?
Se são capazes de fazer melhor façam.
À uns anos o fluvial tambem achou que tinha um 4- ligeiro para ganhar ao da seleção e juntou se e treinou .Depois não deu em nada porque perderam ,mas ao menos tentaram.
Façam melhor.
O treinador da academica não fala ,mas chegou ,viu e venceu .
Façam o mesmo e depois concerteza terão voz altiva ,mas sem provas dadas é tudo muito bonito é falado.
Afinal não é nos clubes que o remo começa.

cumprimentos josé m.

Manuel António disse...

Caro josé m,Não foi o Fluvial que desistiu por ter perdido, foi pelo simples facto da federação nos ter cortado as pernas, não nos dando hipóteses de continuar, o resultado de pozan era apenas de referência para nos posicionar em relação ao adversário, e trabalhar em função.
Apesar disto tudo, garanto-te que o nosso 4- dava pelo menos 250 metros de avanço sobre o 4- da selecção nacional, mas os melhores do remo nacional não têm lugar na selecção (não sei porque) isso é outra coisa.

Manuel António

Carlos Silva disse...

Caro José M.

Só quero pegar em duas afirmações suas e fazer uns comentários:
"(...) Se são capazes de fazer melhor façam. (...)"
"(...) Façam o mesmo e depois concerteza terão voz altiva ,mas sem provas dadas é tudo muito bonito é falado. (...)"
Os Clubes que constestam (e bem) a forma como a presente Direcção da FPR foi eleita tem já provas mais que dadas no Remo Nacional.
Os Clubes de "Remo de credencial" que elegeram a presente Direcção não tem nenhumas provas dadas.
Para se fazer melhor, seria necessário que a realidade desportiva e de prática de Remo tivesse reflexo directo e justo nos organismos
que regem o Remo Nacional.
Mas, enquanto as Direcções e demais corpos sociais forem eleitas da forma que sabemos, não será certamente a maioria dos Clubes com
provas dadas quem poderá fazer melhor.
Quanto à politique que parece querer criticar, é fácil de ver de onde vem. Por isso, as suas críticas só podem ter como destinatário
o actual Presidente da Direcção da FPRemo e não, certamente, os Clubes que praticam Remo (Olímpico, inclusivo, de lazer, etc.).
Acusar os Clubes de Remo de não terem direito a voz "altiva" (seja lá o que isso for) e achar que quem tem direito a voz "altiva"
são os Clubes que só existem no papel é, no mínimo, uma contradição.
Quanto ao aproveitamento de votos, nem sempre houve, e o facto de não ser nova esta manipulação de Clubes sem actividade para aproveitar
os seus votos não é o factor que a vai legitimar.

Anónimo disse...

Porquê tanto medo de deixar a equipa nacional "aberta" até poucos meses antes das provas "a sério"? Não seria positivo para todos? Os que querem entrar treinariam para isso, os que lá estão treinariam para não serem substituídos. A concorrência traz competitividade. Já agora, quem me diz quanto tempo antes dos olímpicos foi decidido o nome do skiffista neo-zelandês? E como foi decidido? Para não ser eu a dizer, podem pensar que estou a inventar... E em Portugal, sabem quanto tempo antes vai ficar decidida a equipa que nos vai representar no Europeu de Setembro de 2010? Prémio a quem acertar nestas questões.

Anónimo disse...

O Júlio chegou, viu e venceu?

Não me faças rir!

O que a AAC tem são muito remadores (e olhe isto não se trata de um ataque AAC, clube que eu muito prezo). E como o sistema dos CN/Rankings está feito para priveligiar a quantidade em vez da qualidade (!) é o que se vê: ganham os que levam mais! E, no caso da AAC, até não custa nada. É ali esmo ao lado.

Mas diga-me lá: o que é que isto faz crescer o remo? É só bluf a pensar que enganamos os outros. É um faz de conta. E quem é aganado somos nós.

Registem bem: enquanto o remo andar neste faz de conta, independentemente do dinheiro que lhe "atirar para cima", não passamos da cêpa torta.

Olhe para a tristeza das equipas nacionais. Nem se trata de saber se são os melhores ou não que lá estão. O que se trata de saber é se eles se disponibilizam sequer para tentar lá estar ou se os que lá estão, estão mesmo empenhados em progredir.

Quanto a mim não. E por uma razão muito simples: CREDIBILIDADE. Credibilidade dos treinadores e da direcção federativa.

Ainda ontem tive de estar a convencer uns atletas meus a continuarem na competição, exactamente porque não acreditam na federação e no trabalho dos técnicos federativos. Obviamente não os posso identificar, mas olhe que não são uns quaisquer!

As razões? Bem, nos últimos meses, para quem não tem andado distraído, não têm faltado.

Mas se olharmos para os últimos anos também não faltarão.

Fiquem bem gente do REMO! Agora vou dar uams remadas.

Anónimo disse...

Caros Amigos do Remo. Isto é mais do mesmo e não pára de crescer; parece uma bola de neve montanha abaixo. Será que não existe no seio do remo elementos com capacidade para dissecar as ilegalidades cometidas nos últimos tempos pelos actuais dirigentes federativos e que com o evidenciar das provas corrar com eles a bom correr (não sem antes fazê-los sentar o cú no mocho pelos erros cometidos). Penso que o remo tem potencial para isso, é mais que hora de ir à luta: - Remadores e ex-Remadores, Dirigentes e ex-Dirigentes que sejam versados e licenciados em Direito ponham-se a trabalhar um pouco para o remo e vamos sanear esta Federação.
Nesta balburdia é que o remo não pode nem deve continuar. A isto chama-se dividir para reinar. Quem mais que os actuais dirigentes consegui dividir tanto os agentes envolvidos no remo?

Saudações desportivas

Anónimo disse...

Não tardará muito acontecer à FPR o que aconteceu ao Confederação Brasileira de Remo.

Esperem para ver!

Um dia destes apresento uma lista exaustiva das ilegalidades cometidas pela actual Direcção da FPR, uma a uma, e com referência legal e tudo.

Lembram-se daquela análise sobre a "OMISSÃO DE PRONÚNCIA" do Conselho Jurisdicional comandado por um certo Dr. Raynolds?

Vai haver mais. Muito mais.

E a OA tb vai estar na onda!

Como aperitivo: sabiam que a FPR tem andado a inscrever remadores ilegalmente?

Só mais uns dias. E vão fazer uam incrível viagem no "submundo" do remo português. Com guião escrito por quatro personagens:

António R Marques
Carlos Bispo
João Gouveia
Rui Mourinha

Vai ser de arrazar. Acreditem.

Anónimo disse...

Vejam mais sobre o que aconteceu com a Fedração Brasileira de Remo o que pode vir a acontecer com a FPR.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090515/not_imp371272,0.php

Anónimo disse...

"O comportamento da CBR não tem sido dos melhores, e não somente se fala em relação ao esporte sob seu comando. Recentemente sua atual administração teve de ser compelida judicialmente para apresentar a seus associados a documentação relativa à prestação de contas"

Egas Moniz Dáquer
juiz da 26.ª Vara Cível

Acho que chegou o momento de fazermos o mesmo.

Anónimo disse...

de fazermos o mesmo ??
Em portugal ou no brasil é que devido ao sotaque fiquei sem perceber.

Nuno Oliveira disse...

Ó José M.

Com que então o remo não começa nos clubes!!!!?????

Esclarece lá aqui os papalvos, onde raio começa o remo.

Estamos mortinhos por ler os teus sàbios esclarecimentos e ávidos por aprender coisas novas

A avaliar pelas barbaridades que escreveste até agora vai ser um fartote de rir.

Nuno Oliveira

Anónimo disse...

NO sábado, após aqueles "pobres" os testes para a Taça da Jueventudo, o "Bocassa" do Remo Português fez mais uma das suas encenações rumo ao poder total.

Reuniu-se com as associações regionais.

1º Convocou sem agenda.
2ª convocou sem hora
3º Não enviou previamente o documento em "discussão" porque tudo passaria para os blogs da NET.

É assim, ele tem medo das opiniões.

Resumindo tudo o que se passou, porque os pro,enores são dantescos, é nítido que o que ele quer é acabar com as associações.

Como não pode fazer por "decreto" (nem dele nem do amigo dele), toca a tirar o tapete:

Em resumo:

1º Acabaram-se os DTRs pagos pela FPR. Querem ter DTRs, paguem-nos.

2º Dinheiro par as associações? Népia. Até porque segundo o "Bocassa" o IDP diz-lhe par não dar dinheiro aos clubes e às ARs.

Segundo um antigo dirigentes da ARDVC, um tal António, que agora é director da FPR, diz que quando lá estava arranjava milhares e que, portanto, agora, as outras que arranjem também.

Sempre gostava de ver esses milhares!

Não há ergonha nenhuma.

~Porque é que acham que o "Bocassa" que tem medo dos blogs quer acabar com as ARs?

Leiam com atenção a nova Lei das Federações e verão que não mais que uma forma de anular mais uns votos nofuturo sistema eleitoral.

Ou seja: já imp+ediu a APAR de votar, tentou impedir a ANAR e o CDUP, agora, toca a tratar das ARs!!!

É que, no futuro, os clubes que não "participam nos campeonatos nacionais" não têm direito de voto e a APAR já vai votar com 7,5% dos votos e a ANAR com 15%.

Resta-lhe a ANT(I)REMO, com os seus 7,5% dos votos.

Como vêem, o "Bocassa" não perde tempo.

Portanto, meus amigos, toca a não desramar.

Anónimo disse...

Caro Nuno Oliveira
Peço desculpa se o enervei ,mas a frase devia ter um ponto de interrogação no final, do qual me esqueci.
Porque realmente queria afirmar que o clube começa nos clubes.
Infelizmente são raros os treinadores á frente dos clubes que façam um trabalho realmente coerente .
E se te queres rir não esperes pelos meus comentários podes te rir da tua própria estupidez.

cumprimentos jose m.

Anónimo disse...

Segundo soube, a Federação (o Rascão) prepara-se para fazer afundar as associações regionais.

Não é por nada. Mas acho que para além de poupar umas dezenas de milhares de euros, o objectivo é mesmo acabar com as associações regionais.

Porque será?

Terá algo a ver com a nova lei das federações e com a representatividade nas assembleias gerais?

Leiam a lei com atenção e perecberão.

É que, com a nova lei, não há hipóteses de arranjar credenciais em nome dos amigos de confiança.

Mas leiam que verão até onde chega a pouca vergonha.

Anónimo disse...

Por este andar, precisamos de uma Liga do Remo, a exemplo do Futebol!
Rascão Marques sente as "costas" quentes com este incompetente Secretário de Estado que só vê pela frente, o Futebol e as vergonhas desse "mundo" dito desportivo!

Jorge Afonso - Cacia

Anónimo disse...

Talvez a coisa esteja por um fio.

Esperem só que ele saia.

Já faltou mais.

Também acho que sim. Temos que pensar numa liga de remo. Ou até de outra federação. Porque não? Não há nada que o impeça. Só se for a falta de querer dos reais actores do remo português.

Para grandes males, grandes remédios.

Anónimo disse...

Eu acho que se devia fazer uma federação nova,arranjar dirigentes novos e se possivel tentar arranjar um rio novo onde só a elite (todos, menos os que apoiam esta federação)
pudesse remar.
E se possivel colocar o Nuno Oliveira á frente deste projecto .

NEPTUNO

Anónimo disse...

Era o que o Rascão e companhia mereciam.

Porque esta federação já não tem nada aver com o remo. É só esquemas para amigos e oportunistas.

O pessoal já nem diz nada. É a indiferença total.

Pessoal, estamos mesmo na merda!!!

Anónimo disse...

PARA JÁ O QUE HÁ QUE CRIAR É UMA "LIGA NACIONAL DE REMO".

DEPOIS, LOGO SE VERÁ SE ESTA FEDERAÇÃO (COM AQULEA GENTE QUE ASSALTOU) SERVE!

SE NÃO, ENTÃO VENHA UMA NOVA!

ENTRETANTO, NÃO SE DEIXEM EMBALAR NAS CONVERSAS MOLES DO RASCÃO.

NÃO SE ESQUEÇAM DAS MANOBRAS QUE ELE FEZ PARA SE MANTER NO POLEIRO.

NÃO SE ESQUEÇAM QUE EL DISSE QUE NÃO PRECISAVA DAS PESSOAS DO REMO PARA FAZER O QUE TINHA A FAZER NO REMO PORTUGUÊS.

VAMOS AGORA FAZER-LHE VER SE PRECISA OU NÃO.

NÃO SE ESQUEÇAM (PORQUE ELE NÃO SE ESQUECEU) QUE VAI PRECISAR DE MAIS QUE DE UMA SIMPLES MAIORIA PARA APROVAR OS NOVOS ESTATUTOS.