domingo, janeiro 04, 2009

REMO ou CANOAGEM?


Não há como começar o ano com um alerta sobre a nossa (será?) futura pista de Remo.

Depois da brilhante apresentação feita no Congresso, do qual ainda esperamos o envio dos resultados e conclusões (ou será que também são segredo?), sobre a pista de classe A a reabilitar em Montemor, constou-me que ela foi projectada para a Canoagem, embora sirva e preencha os requisitos da FISA para provas internacionais que como se sabe, são de 2000 metros.
Aquando da apresentação no Congresso foi levemente abordada a passagem para as largadas dos 500 e 1000 metros, especialmente pelos condicionalismos resultantes da instalação das calhas para o circuito de filmagens, o que faria supor que estavam contemplados no projecto os programas de regatas para os mais novos. Acontece que tal não corresponde à verdade. Consta-me que as passagens a implementar terão a largura suficiente para servir apenas para a Canoagem, o que fará com que um atleta infantil, para realizar uma regata de 500 metros tenha que percorrer, pelo menos, 3500 metros para poder alinhar.
Portanto, posso concluir que à semelhança do passado, as atitudes discricionárias e de desprezo por aquilo que considero o futuro do remo (veja-se a decisão do presidente da FPR no Encontro de infantis e iniciados da ultima época) estavam latentes na aceitação de um projecto que em muito poderá eventualmente contribuir para a evolução da modalidade.
E depois defendem que é preciso "certificar" os clubes....

4 comentários:

Anónimo disse...

La vem o amigo protestar com tudo e mais alguma coisa. Qual o mal de um infantil aquecer 3500m antes da prova?! ou o aquecimento para os seus atletas sera so de 5min!?
Eu olho para outras pistas mundiais e nao vejo passagens aos 500 e 1000m... enfim...
Na minha opiniao as provas de infantis, de 500m, deveriam ser feitas noutros locais. Porque tem de ser todos em montemor!?
o seu blog devia chamar-se "A ma lingua do remo" ou "Pas no Mal Dizer".

Super disse...

Sr. José Silva
Se chama protesto a um alerta de uma situação que foi contemplada para a Canoagem como se poderá ver pela posição dos alinhadores e não só e passou ao lado de quem tem a responsabilidade de lutar pelo melhor para a modalidade, então estamos conversados. As passagens existem, poderiam era ser aproveitadas para ambas as modalidades. Ou será que temos que copiar o que de mal se faz lá fora?
Quanto ao periodo/tempo de aquecimento tem que ser alertado o comité de arbitros para que seja revisto o periodo que antecede a entrada das embarcações para a água. O tempo aproximado de uma regata dos infantis é de 3 minutos para 500 metros. Considerando que no aquecimento demoram para a mesma distancia mais 1/3 desse tempo, teremos +- 4 minutos por cada 500 metros. Como fazem pelo menos 7 vezes essa distância, serão 28 minutos. Atendendo a que devem estar na zona de largada com 10 minutos de antecedência, fica já o alerta para rever os horários de embarque.
Numa coisa estamos de acordo. As provas dos mais novos poderiam e deveriam ser realizados em diferentes locais mas não é o que tem acontecido nos ultimos anos.
Quanto à sua sugestão sobre o titulo: Este é um espaço pessoal e só cá vem quem quer. Se não gosta, não leia.
Abraço

Anónimo disse...

Sr. José Silva.
Não vejo qual é o seu interesse em referir específicamente os atletas infantis do CDUP.

Por outro lado não vejo qual a razão para as provas dos mais novos não se realizarem em Montemor. Parece que há pessoas que os consideram atletas de segunda categoria que não têm direito a usufruir das infraestruturas que são de TODOS. Pois... "Mandem os putos para longe que isto aqui é só nosso". Há quem não perceba que, para os mais novos, competir na futura pista de Montemor pode ser um grande incentivo á continuação.
Afinal, se todos estes projectos forem concluídos a nova pista de Montemor chega e sobra para o pobre calendário nacional de remo (ups, desculpe. Deveria ter referido também a canoagem) e vai estar ás moscas durante a maior parte do Ano.

E também parece incomodado com os protestos. Pois, a verdade é incómoda não é? Relembro-o que, apesar de muito imperfeita, vivemos numa sociedade de livre expressão. Ou será que não se deu conta disso???

Para terminar, as suas sugestões são de muito mau gosto e revelam alguém realmente incomodado com o que aqui se escreve. Que óptimo!!! Porque será??

"QUEM ME AMA DÁ-ME FORÇA. QUEM ME ODEIA DÁ-ME MAIS VONTADE PARA CORRER"

Ó SUPER. DÁ-LHE GÁS.

Anónimo disse...

Só para dizer que, pelos vistos, os chineses também não percebem nada disto ... é que a pista dos Jogos tem as ditas passagens de 500 em 500 m ... Já agora, servem não só para os miúdos e deficientes, mas para as embarcações de segurança ... Mas isso são eles que são picuínhas, para que é que nós havemos de precisar de segurança? E eu, por mim, ainda propunha que as tripulações tivessem que embarcar em Coimbra ... assim estavam quentinhas antes das provas, de certeza.