terça-feira, junho 10, 2008

Lugares do Podio

Porque é interessante analisar os números e comparar as prestações dos vários clubes, em especial aqueles que nos diferentes escalões atingem as três primeiras posições, deixo para apreciação a luta cerrada entre o RCFP e a AAC nos diferentes escalões.

Juniores
Masculino .......................................... Feminino
1º - AAC (57ptos) ....................... RCFP (38ptos)
2º - ARCO (48ptos) .................... CNIDH (33ptos)
3º - SCC (47ptos) ....................... Ginásio (28ptos)
CDUP - 17º (2ptos) ............................... -----

Pesos Ligeiros
Masculino .......................................... Feminino
1º - RCFP (51) ........................... AAC (34)
2º - AAC (48) ............................ CNIDH (28)
3º - CNL (40) ............................ Ginásio / CNL (17)
CDUP - 11º (12) ............................. 8º (10)

Seniores
Masculino .......................................... Feminino
1º - SCP (62) ............................ RCFP (57)
2º - Ginásio (58) ........................ AAC (43)
3º - RCFP (55) ........................... CNL (31,5)
CDUP - 13º (18) ............................. 4º (28)

Geral
Masculino .......................................... Feminino
1º - AAC (159) ......................... RCFP (111)
2º - RCFP (147) ....................... AAC (85)
3º - Ginásio (122) .................... CNIDH (75)
4º - SCP (119) ......................... Ginásio (70)
5º - CNV (95) ......................... SCP (54)

GERAL
1º - RCFP - 258 pontos
2º - AAC - 244 pontos
3º - Ginásio - 192 pontos
4º - SCP - 173 pontos
5º - CNIDH - 165 pontos
........
11º CDUP - 70 pontos

Vamos ver o que nos reserva a luta na taça, onde os clubes não podem desdobrar.

4 comentários:

Anónimo disse...

The dark side of the force is growing!

Anónimo disse...

É com alguma tristeza (entenda-se desilusão)que vejo a extrema relevância que se dá ao "campeonato dos pontos" em detrimento de se assinalarem os momentos de verdadeiro remo (e isto apesar de poucos) ...infelizmente, os pontos só dependem do número de atletas participantes...ou pior, da corrida desemfreada ao máximo de regatas possíveis! Só que aqui, a quantidade é geralmente inimiga da qualidade...lembro-me, p.ex., de uns atletas "de preto" que nem colocar o barco direito nas rejeiras de largada conseguiam!!!...Competição, essa, só entre os primeiros e segundos e, na maioria dos casos, nem isso. Está na hora de todos (atletas, treinadores, clubes e FPR) de elevar o nível....pensar o remo, viver o remo, estudar o remo e actualizarem-se em relação ao remo...e isso, hj é fácil. Está a um simples alcance de um clique na internet, mas essencialmente entre a troca de experiências e informação entre os clubes ( a tal "cooperação" tão difícil de obter em Portugal)...é que o tempo de levar as "aranhas" para casa para esconder as medições dos barcos já lá vai!!!

Heráclito Guimarães disse...

O anónimo das 7h53, não deixa de ter razão, mas o clube a que se refere chama-se Associação Académica de Coimbra e já é bom que todos tratemos cada um pelo seu nome, assim como também o é, enviar mensagens, mas assinadas.

Se a intenção da AAC é os pontos, que o seja, pois é legítimo, agora se alguns atletas não se apresentam em condições para competir num nacional, isso agora já são outros quinhentos, que devem ser debatidos pelos Clubes, Associações, e Federação.
Regulamentem a participação e tudo o que envolve, ajustem a relação dos pontos e atribuam apenas aos primeiros 4 ou 5 classificados e fujam à luta desenfriada de pontos....
Todavia o seu texto é muito positivo, apenas não gostei da referência "atletas de preto".

Anónimo disse...

Caros amigos.
Pela primeira vez que visito este blog, chamou-me à atenção os comentários efectuados à luta pelos pontos que se tem verificado nos últimos tempos e concordo tudo o que foi escrito, ou seja:
- É legitimo que os clubes lutem pelos pontos. Pontos são dinheiro e é disso que os clubes sobrevivem.
- É verdade também que o actual sistema de pontuação o assim permite. Como tal à que apresentar propostas. Acho que todos devem participar, mas dai a dar pontos a torto e a direito só para ter participantes não é solução.
- Actualmente existem 2 campeonatos nacionais: Inverno e Verão. São muitos os Campeões Nacionais e qualquer um pode ser "se não for no de inverno pode ser que o seja no verão". É demasido fácil ser Campeão Nacional.
- Reduzam-se os Campeonatos Nacionais e efectuem-se Regatas de elevado nivel em vários pontos do Pais. A FPR deveria ter maior intervenção nesse sentido.

Para quem esteve presente nos último testes de apuramento para a coupe é de lamentar a pouca vergonha que lá se passou. Como é possivel apurar um 8+ que foi ligeiramente mais rapido que o 4x, sabendo todos nós que em condições normais o 8+ é bastante mais rápido que o 4x; além de que partiram lado a lado: só aqui o 8+ ganha vantagem - é uma embarcação mais comprida. O apuramento estava já viciado à partida: Sendo o 8+ uma embarcação mais rápida podia em tempo real efectuar mais 10" que o 4x.
Para já não falar na vergonha que se passou com o Skif Junior feminino. Uma atleta que falha o apuramento por +/- 5" (com vento muito desfavorável à tarde) mereceria como prémio a convocatória.Para além disso é Campeã Nacional Júnior e na última Internacional de Gondomar em Séniores ficou em 2º lugar a poucos segundos de uma grande atleta.


Meus amigos está na hora da mudança.
Interrogo se actualmente e face aos últimos desenvolvimentos haverá quorum na Direcção da FPR? Será que existem actas das reuniões de Direcção da FPR devidamente assinadas por todos os intervenientes nas mesmas?