quinta-feira, junho 19, 2008

Precisa-se...

Agora que a emoção e a capacidade racional começa a voltar ao normal sinto que devo transmitir um pouco de paz neste momento de euforia. O remo nacional precisa. Precisa de uma politica de alta competição dirigida por gente com conhecimentos e aberta á crítica, precisa de uma politica de formação que permita dotar os clubes de meios humanos e materiais que possam num futuro próximo ter outras alegrias como esta, precisa de gente com carisma e visão estratégica para definir linhas de orientação de acordo com os parâmetros internacionais da modalidade, precisa um novo modelo de gestão que privilegie a união e a cooperação interclubistica, precisa de rigor na gestão financeira e transparência nas contas, precisa de dar visibilidade á modalidade, precisa de clubes fortes, precisa fundamentalmente de mudar.
O Remo nacional precisa. Precisa de atletas do calibre do Nuno e do Pedro, precisa de treinadores humildes e esforçados que tudo fazem e nada pedem, precisa de dirigentes que deixem de ter um pensamento de quintal, precisa de quem saiba dialogar e delegar quando necessário, precisa de respeitar as opiniões e saber viver com quem tem opiniões contrárias, precisa de aprender com as falhas e os erros, precisa fundamentalmente de quem goste do Remo e o respeite.
Não vou focar o que não precisa. Apenas referir que não precisa de lavar roupa suja nem fazer acusações num momento em que vai ser necessário tirar os respectivos dividendos deste triunfo. Seja para quem está, seja para quem vier. Haverá tempo e local próprio para o fazer.
O Remo é que pode ficar a ganhar. E consequentemente todos os que gostamos dele.

5 comentários:

Heráclito Guimarães disse...

Esta é altura para a comunidade se juntar e preparar estas situações, para que não apareçam lobos a fazerem-se de cordeiros e a prometer tal como esta direcção prometeu e a não cumprir.

No final não te queixes por não teres tentado. A sorte é fruto do trabalho e não da casaulidade.

É preciso trabalho, paixão e dedicação;
É preciso andar na classe económica e evitar voos da TAP ao Domingo apenas para se ir passear e mostrar quem é;
É preciso pagar o quanto baste e ter coragem de por termo à vergonha que são as contas e os atrasos da FPR;
É preciso saber gerir e fazer o Remo crescer;
O dinheiro não é para se gastar, é para se fazer render;
É preciso apostar em todos os campos, desde a formação à alta competição;
É preciso fugir do regionalismo, do centralismo e das mesquinhices de interesses clubísticos;
É preciso AMAR O REMO;

Anónimo disse...

Caros amigos,

Concordo plenamente com o que está escrito pelo super e pelo comentário anterior.

Está mais que visto que esta Direcção da FPR não tem condições para continuar. Há muita gente com sede de mudança. Findo este ciclo olimpico vamos aguardar pela decisão dos responsáveis máximos da FPR. Na Assembleia de aprovação de contas os clubes não tiveram coragem para fazer cair a FPR.Lembro que apenas cinco clubes votaram contra.
Agora é o momento certo para que os clubes se unam e procurem eleger quem queira dar ao Remo o Relevo e Projecção que a modalidade merece.

Anónimo disse...

Infelizmente o facto de Portugal ter saído do Euro2008, que é uma pena, é mais importante que outro assunto qualquer.. no entanto descobri num desportivo uma referência a dois grds atletas portugueses! Parabéns!

http://www.record.pt/noticia.asp?id=791909&idCanal=313


Para todos os efeitos já é um avanço.. pode ser que um dia, breve!, estes atletas assim como o remo tenham direito a um espacinho na capa..

P

Anónimo disse...

Carlos, obrigado pelo comentário em meu blog, fico feliz que tenha interesse nos textos que escrevo. A verdade que o Remo, me parece tanto em Portugal como em meu Brasil, necessitam de resultados para mudar, por que infelizmente o remo não atrai as pessoas certas, que pensem para frente, com a visão e o respeito necessario.
Quanto a conquista do 2X Peso Leve, ficou feliz em saber que partiram deles a conquista, que lutaram, imagino a alegria que estão sentindo agora, de missão realizada, vou torcer muito por eles durante os Jogos.
Um grande abraço
Matias

Ricardo disse...

É altura dos treinadores e dirigentes da FPR fazerem um exame de consciência ( e já houve inúmeras oportunidades para o fazer nos últimos 4 anos...)

Se um treinador é contratado para obter resultados e não os obtém o mínimo que ele pode fazer é colocar o lugar à disposição.

Se ele não o faz, o mínimo que um presidente pode fazer é convida-lo a sair.

Se nem um nem outro fazem o que quer que seja então está na altura de o "povo" se unir e "sair à rua"!

No mínimo rendam-se à evidência; Há em Portugal, quem saiba o que é necessário fazer para ir aos JO ( e não são os treinadores nem os dirigentes da FPR!).

Eles são os primeiros a ir aos JO desde que foi implementado o novo sistema de classificação.

Será que não são um exemplo suficientemente evidente para que os possamos "imitar"?