sexta-feira, junho 27, 2008

Taça de Portugal - Classificações e Penalizações

Realizou-se este ultimo fim de semana, em Resende, mais uma edição da Taça de Portugal em Remo.
Durante a manhã as condições estiveram fantásticas para a prática da modalidade mas de tarde o vento acabou por tirar algum brilho e perturbar o melhor desempenho de algumas tripulações já que a ondulação mais forte nalgumas pistas prejudicaram as tripulações mais técnicas. Sem com isto tirar o brilho aos vencedores, o CNIDH foi quem mais títulos alcançou, 3 (2XF; 4XF e 8+M) seguido do RCFP com 2 (1XF e 4-F). Com uma vitória ficaram as equipas do CFV (4XM); C.G. (1XM) e Ginásio (2XM).
Feitas as contas finais a vitória em Femininos foi para o RCFP com 33 pontos, seguido do Ginásio (29) e o CNIDH em 3º (28 pontos) enquanto em Masculinos o vencedor foi o CNIDH com 55 pontos, em 2º o RCFP com 53 e em 3º o Ginásio com 48 pontos.
Na classificação geral o mais regular e grande vencedor foi o RCFP (86 pontos), em 2º o CNIDH (83) e em 3º o Ginásio com 77 pontos.
Aqui é que letra não bate com a careta. A classificação que foi enviada pela FPR para os clubes relega o Ginásio para o 4º lugar com 57 pontos por troca com a AAC com 68. Como se não bastasse, o CFV que venceu com todo o mérito a prova de 4XM e por conseguinte os 14 pontos, termina na ultima posição com, imagine-se, 6 pontos negativos. O CDUP que na agua tinha alcançado 19 pontos foram-lhes retirados 10 pontos, ficando apenas com 9 no resultado final.
Sabendo que pontos correspondem a dinheiro, o CFV terá que PAGAR 18 Euros á FPR por ter participado na Taça, para além dos valores habituais. Para os clubes que buscam prestigio e uma boa classificação no Ranking, a verdade desportiva deixa de ter sentido. Que o diga o Ginásio que procura um lugar no Top5 em luta com a AAC.
Já anteriormente tinha feito referencia á famosa circular 61 (ver "post" de 15 de Abril)posteriormente substituída pela circular 26/08. Compreendo e até aceito que os regulamentos são para se cumprir, mas utilizar este subterfúgio para impor uma medida que não valoriza nem promove o Remo é que é contestável. Seria melhor o Ginásio, o CFV e o CDUP não aparecerem na Taça? Segundo a FPR provavelmente sim pois não cumpriram o estipulado na circular 26.
Porque razão esta medida não foi imposta mais cedo? Outras regatas houve tais como o CN Verão em Yolle e outras em que se verificou a mesma situação sem qualquer sanção aos clubes. Porquê nesta regata e não nas seguintes ou nas anteriores? Sendo um documento polémico porque não deixa-lo para o início de uma época e aí sim, caso os clubes concordassem, impô-lo de forma a que a verdade desportiva não fosse adulterada.
Se os regulamentos são para levar á risca, porque razão esteve um não arbitro (presidente da FPR) a fazer as pesagens no ultimo CNV? Ninguém contestou por se ter uma atitude positiva.
São estas e outras que me fazem pensar se os destinos do Remo estão a ser bem conduzidos.

1 comentário:

Heráclito Guimarães disse...

Olá meus caros amigos.

Dizem por ai que eu falo, falo, falo, mas sabem porque o faço?...Porque tenho olhos na cara e vejo as coisas a km, muito tempo antes de elas acontecerem. Muitos só me dão razão passado muito tempo e depois de sofrerem na pele.

Pois permitam que vos diga, temos todos uma fácil solução... Pô-los a correr dali para fora.
Agora uns dizem..."ai e tal temos de deixá-los levar o mandato até ao fim" e eu pergunto "para quê?"
Eles levam até ao fim, gastam o que já não têm e os que virem ainda vão ter de suportar um rombo maior.
Não seria bom agora com o feito da equipa/(atletas e treinadores) que se apurou aproveitar a onda e tirá-los de lá?! Sim , porque eles vão aproveitar-se, gozar o apuramento que tanto dificultaram e vão gastar mais algum do dinheiro que possa vir desta qualificação.

Agora se me disserem...vamos deixá-los ir até ao fim para judicialmente responsabilizá-los pelos estragos...ai tudo bem. Se não...já vão é tarde, porque quem está a mais não faz falta.

Sou eu...Chamo-me Heráclito Guimarães, digo o que tenho a dizer e luto pelo que acredito...e acredito que o remo nacional pode ser muito, mas muito melhor.

Cumprimentos a todos