sexta-feira, agosto 06, 2010

C.M Juniores - 2º Dia - PARABÉNS TOMÉ

Tomé Perdigão foi o herói do dia. Apurou-se para a semi-final A/B com uma prova de uma regularidade fantástica. Largou e nunca desceu das 31 rpm, fazendo quase toda a prova a 33 rpm. Largou forte e nos 1ºs 500m passa na 2ª posição, deixando-se ir sempre no grupo dos 3 primeiros, o que lhe garantia o apuramento. Obteve a 3ª posição com o tempo de 7:26.23 enquanto o da GRE, vencedor da manga foi de 7:17.73 e do USA de 7:22.38.
Visto a esta distância e por aquilo que as novas tecnologias permitem, foi uma prova inteligente e de grande mérito. Muitos Parabéns Tomé. Descansa e que amanhã tenhas um desempenho deste nível.
A regata de 2XM foi extremamente renhida do início ao fim. O Miguel e o Leonardo lutaram até ao fim mas não conseguiram ir alem da 5ª posição, mesmo em cima dos lugares de apuramento.
Com uma largada forte, passaram os 500m na 2ª posição mas nos segundos 500m desceram para a 5ª posição com que terminaram estes 1/4 de final. Para quem acompanhou, a indecisão acompanhou toda e regata e foi duro ver que o apuramento esteve tão perto. Os atletas foram uns bravos e lutaram até ao fim. Foi pena porque se havia quem merecesse, esta tripulação era uma delas.
O resultado da prova foi o seguinte: ITA (6:47.61); SLO (6:49.54); HUN (6:52.54); CZE (6:54.20); POR (6:56.71); ARG (7:29.38).
Os três 1ºs vão à semi-final A/B enquanto a dupla portuguesa vai lutar pela presença na final C. Força e não desistam.
Na prova de repescagem de 4XM apenas os dois primeiros passavam para semifinal A/B e a luta pelo apuramento foi feito entre as selecções da AUS, USA e UKR. Os jovens lusos desde cedo não tiveram andamento para estas tres fortes selecções, ficando pelo 4º lugar e deixando a selecção do PER para trás.
Passaram à semi-final a AUT (6:10.05) e a UKR (6:11.01). Nos lugares imediatos e que irão disputar as semi-finais C/D ficaram os USA (6:11.71), POR (6:32.61) e o PER (6:46.41).
PARABÉNS AO TOMÉ PERDIGÃO pelo excelente resultado.
Amanhã há mais.

3 comentários:

COSTA disse...

Carlos no teu comentário apenas resalvo uma situação: - O Quadri Scull tem nas suas fileiras 3 Júniores de 1º ano sem qualquer experiência internacional a este nivel. Nada a opontar à prestação dos Jovens atletas em Racice.

Parabéns a todos eles que têm dignificado as cores de Portugal.

FORÇA RAPAZES. PARABÉNS

ABRAÇO

Anónimo disse...

Caro Carlos, é a primeira vez que escrevo no teu espaço.
Escrevo não por ser treinador de dois atletas presentes no C.M. Júniores mas sim por ser AMIGO de dois miúdos que se esforçaram ao máximo ao longo de dois anos para poder competir com os melhores do mundo.
Pode parecer um post bonito, com conversa encorajadora para motivar os atletas, e se calhar, até é. Mas não escreveria se não vivesse este momento da vida deles de forma tão vibrande e sentida. Foram dois anos extenuantes, 11º e 12º ano, entrada na faculdade, exames, decisões a tomar tendo em conta a familia e como a sua presença em casa era fundamental. As horas passadas nos transportes, no clube eram vitais para ajudar em casa, para estudar e mesmo para namorar.
A vida exterior ao remo pouco interessa quando se comenta resultados e números. Apenas se comenta quem treinou bem e quem treinou mal,quem os treinou bem e quem os treinou mal, quem faz mais watts e quem não os faz. Estes miúdos dedicaram-se, dedicam-se e eu e mais meia dúzia de presenciamos e dedicamos também o nosso tempo a que eles estivessem presentes neste mundial.
Podem dizer que foi um trabalho bem feito ou um trabalho mal feito, mas a verdade é que dispendemos e aplicamos os nossos conhecimentos (repito: bem ou mal). Dedicamo-nos, acompanhamos, vivemos a vida deles por vezes como se fosse a nossa.
Um bom treinador na minha opinião é isso, uma pessoa interessada que quer o melhor para os seus atletas, alguém que consegue acompanhar e estar atento a toda a vida do atleta e não apenas as duas horas passadas na água, na musculação ou no ergo.
Quando anónimos, vivenciarem uma experiência semelhante, de miúdos que se aplicam, que abdicam de horas de sono, de momentos de folia com amigos, de uma sessão de cinema à meia noite para se poderem dedicar ao Remo, não merecem que alguém que não os conhece de lado nenhum lhes aponte alguma falha.
No comentário anterior, identifiquei-me com o Costa, não por ter um filho remador mas sim por ter um grupo com 12 jovens amigos remadores.
Uns com uma capacidade fisica tremenda e outros nem tanto.
Uns com uma habilidade tremenda e outros nem tanto.
Apesar das diferenças notórias entre jovens adolescentes em constante formação física e mental exijo sempre o mesmo a todos eles - "Empenho".
Digo sempre aos atletas que não sou apologista do "importante é participar" , sou sim de dar o seu melhor e não ficar a pensar que poderiam ter feito de forma diferente.
Se treinam 7 dia por semana, duas horas por dia, se abdicam de muita coisa que lhes dá prazer, ao menos que valha a pena e que se esforcem.
Eu sei que eles se esforçaram, que se debateram como campeões, que mereceram estar presentes e remar com os melhores do Mundo da sua idade.
Ricardo e Miguel, grande abraço e toca a dar cacete ;)
Aos restantes júniores presentes no C.M., conheço-os das histórias de diversão e atrofio contadas pelos meus atletas e também lhes mando um forte abraço.

Pedro Guimarães (Pedrinho)

HG disse...

Bem... Gostaria de congratular o Pedro pela forma como encara a sua profissão de treinador e dar o incentivo de dizer que é esse empenho que marca a vida do atleta.
Aconteceu comigo e fiquei para sempre com o meu treinador em mente e com o nome de Coach e sei que aconteceu com pessoas que tive a oportunidade de treinar e que hj em dia levam a profissão da mesma forma e empenho com que foi transmitida.

Agora , ao comentar o Carlos, vejam o lado positivo que ele pretende passar e evitem chamar a atenção de pormenores que possam parecer, mas que nem a todos emergem, porque o que nem sempre poderá ser, ás vezes leva aqueles que não o vêm como tal a vê-lo.

Abraço a todos e Pedro, força nisso com os atletas.