domingo, agosto 22, 2010

PRATA UNIVERSITÁRIA (e não só...)

(Fotos retiradas do site da AAC)
Parabéns João Santos.
Parabéns AAC.
Parabéns Universidade de Coimbra.
Afinal os atletas naúticos lusos conseguem medir forças com os outros países e lutar pela vitória.
Depois da Canoagem ter conseguido um resultado hisórico ao obter a medalha de Prata em K2 500m nos Mundiais da Categoria, os atletas presentes nos Europeus Universitários de Remo não quiseram deixar os créditos por pás alheias e conseguiram igualmente subir ao pódio nesta competição. É certo que não tem a mesma expressão nem a mesma competitividade, mas perante o poderio dos países participantes, potências da modalidade, por si só, são motivo de regozijo e de satisfação. João Santos, representando a Universidade de Coimbra, alcançou a medalha de prata na final A da prova de 1XM à frente da poderosa GER, perdendo apenas com o atleta da GBR. O Pedro Gonçalves, pelo Instituto Politécnico de Coimbra ficou na 6ª posição da mesma final.
Os resultados foram os seguintes:

Sun 16:15 - M 1x: Final A
1º GBR University of Hertfordshire - Dave Bell (7:07,32)
2º POR University of Coimbra - João Santos (7:10,27)
3º GER University of Dresden - Grigori Kjulbassanoff (7:14,75)
4º FRA University of Valence - Laurent Foucault (7:18,76)
5º SUI University of St. Gallen - Samuel Schawalder (7:18,96)
6º POR Polytechnic Institute of Coimbra - Pedro Gonçalves (7:27,36)

O outro atleta luso presente nestes Europeus Universitários em representação da Universidade de Coimbra na prova de 1XMPL, Afonso Sousa venceu destacado a final B.

Uma excelente participação e uma boa prestação do Remo Nacional que se faz pelos clubes.
PARABÉNS a Todos.

8 comentários:

João França disse...

Excelente prestação de todos os nossos atletas! Muitos Parabéns!
Só tenho uma dúvida, como é que estes atletas acederam a esta competição? Foi via FPR ou poder-se-iam inscrever livremente? É que não me apercebi que esta informação tenha chegado aos Clubes. Além disso, com tanto atleta universitário e de qualidade por este país, só foram atletas de Coimbra.
Não obstante, estas iniciativas são de louvar. Já está na hora de Portugal e os seus atletas (e principalmente os dirigentes) começarem a competir em regatas deste nível, um nível intermédio entre o dos Clubes e as selecções, e que pode trazer muita bagagem competitiva, sem humilhações! Um bem hajam por este iniciativa...Agora só falta ir ao FISU (mundiais de universitários)!

Nuno Botelho disse...

Também tenho a mesma dúvida. Quantos atletas do Galitos e dos clubes de Lisboa e Porto são universitários e que "prejudicam" o seu desempenho universitário em prol da modalidade sem que sejam reconhecidos como "desportistas universitários"? Também, como me disse um dirigente da FISU com quem contacto amiúde nas provas internacionais, o nosso presidente da FPR é de opinião que o desporto universitário em Portugal não tem dimensão. Daí talvez a participação tenha de ser programada individualmente pelos clubes em conjunto com as universidades, que no caso da AAC, seja de mais facil concretização.
Os meus parabéns aos atletas que mais uma vez preteriram as férias em função da sua participação.

Anónimo disse...

No site da Federação, nem uma palavra sobres esta participação e estes resultados.
Compreende-se!

Anónimo disse...

Mas talvez seja isto que os clubes têm que começar a fazer: por-se a caminho e deixar a Federação entregue ao remo faz-de-conta com os clubes faz-de-conta.
É que há pelos manos uma razão para o Presidente da Federação não atribui importância ao Remo Universitário (quando, vejam só, a maior parte dos remadores juniores e seniores são universitários). É que ele sabe que por aí não lhe é tão fácil gerir os poderes como por outras bandas, como por exemplo no sector do "remo da bifana" e do remo dito "para todos". E por ali também a malta dos seguros, câmaras, pessoal da bola e outros que tais não "pintam" nada.
Estou certo ou estou errado?

João França disse...

Ainda quanto a bons resultados. É curioso ver a tese do selecionador nacional de canoagem, sobre os centros de alto rendimento:
"O método é idêntico ao utilizado pelas melhores equipas do mundo. Um dia típico em Montemor-o-Velho começa com treinos "às 6h00 ou 6h30 da manhã, porque há aulas às 9h00. É importante aliar o desporto aos estudos", aponta Ryszard Hoppe, frisando que todos os atletas que estão no CAR estão na universidade" in http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1452637
Isto é tal e qual como no Pocinho, ali com a universidade à porta! Infelizmente, também por aqui se vêem a diferença de resultados!

Anónimo disse...

Mas foi no europeu ou no mundial na hungria? nao encontrei os portugueses nos resultados.

a participação deve ser como no masters, e para quem quer ir, basta inscrever.

Super disse...

Para este ultimo anónimo mais distraído, reforço que foi no Europeu e, como habitualmente, deixei o link, para acederem ao resultado. Basta ler.
Por acaso as inscrições eram abertas. Mas a estudantes universitários que fossem inscritos pelas respectivas universidades. E a FADU teve o cuidado de informar a FPR. Por curiosidade, deixo o link da participação inglesa. Uma Comunicação em tudo idêntica à Portuguesa:
http://www.bucs.org.uk/news.asp?itemid=6238&itemTitle=Great+Britain+win+EUSA+rowing+Salver+as+overall+champions&section=8&sectionTitle=News+from+BUCS

joaommfafonso disse...

Não vale a pena bater mais no "ceguinho", o importante é valorizar os bons atletas e os clubes que se guiam pela cultura desportiva. As atitudes mediocres ficam para quem as pratica.
Parabéns ao vosso(s) atleta(s).