sábado, agosto 21, 2010

Remo Luso nas Universiadas

João Santos apura-se no Europeu Universitário


"O remador João Santos, atleta da Académica e representando a Universidade de Coimbra, conseguiu hoje o apuramento directo para a final A do Campeonato Europeu Universitário de Remo, bastando-lhe terminar a final de amanhã para garantir uma classificação até ao 6º lugar no Skiff Sénior.
A prestação dos remadores de Coimbra foi de grande nível. O primeiro a entrar em acção foi Afonso Pais de Sousa, estudante de Eng. Electrotécnica na Universidade de Coimbra, que participou na prova de skiff Peso Ligeiro. Largou em 2º, passou para a liderança e chegou a ter 3 segundos de avanço sobre o 2º classificado. Infelizmente, a falta de experiência a alto nível fê-lo perder 4 segundos nos últimos 500 metros da prova, terminando em segundo e perdendo o acesso directo à final A. Terá, por isso, que se classificar até ao 3º lugar da repescagem, que se realiza hoje (sábado) pelas 11h30, o que parece ao alcance do atleta conimbricense.
Na regata de Skiff Sénior ditou a sorte que os colegas de clube João Santos (Universidade de Coimbra) e Pedro Gonçalves (Instituto Politécnico de Coimbra) se encontrassem na eliminatória, na qual tiveram sortes diversas: João Santos venceu com facilidade, a provar as melhorias técnicas que apresenta, com Pedro Gonçalves a terminar em 3º. Este último terá de tentar a sua sorte na repescagem (às 11h20), numa tarefa que se adivinha muito difícil, face aos tempos dos concorrentes da outra eliminatória.
O treinador Pedro Figueira era um homem satisfeito no final do dia, apesar de alguma frustração pelo não apuramento directo de Afonso Sousa, confiante que João Santos possa lutar pela medalha de bronze nas finais de amanhã, que se realizam a partir das 14h30.
A participação destes atletas tem o apoio da FADU, do Instituto Politécnico e da Universidade de Coimbra, bem como da AAC, Câmara Municipal e Turismo do Centro."
Este press-release chegou-me por gentileza dos amigos da AAC, o qual tenho muito prazer em publicitar.
Podem seguir as prestações das tripulações lusas aqui: http://www.eucr2010.nl/results

Sem comentários: